terça-feira, 31 de julho de 2012

VISEU - Candidata da coligação “Cuidando da Nossa Gente” (PMDB, PMN e PSB) tem seu pedido de registro indeferido.


ELEIÇÕES 2012 –Sentença de lavra do Dr. Lauro Alexandrino Santos, da 14ª Zona Eleitoral de Viseu, indeferiu o pedido de registro da candidatura da Dra. Astrid Maria da Cunha e Silva que pretendia concorrer ao cargo de prefeita do município de Viseu.

Na peça, o Magistrado acompanhou o robusto parecer do Promotor de Justiça, Dr. Januário Constancio Dias Neto, composto de onze páginas. O representante do Ministério Público Eleitoral fundamenta seu parecer nos diversos quesitos impeditivos para que a candidata reúna condições de disputar uma eleição. Com a condenação, Astrid Cunha, torna-se, assim, o primeiro postulante a cargo político no Estado do Pará a ser atingida pela Lei da Ficha Limpa.

O pedido de impugnação de registro foi proposto pela coligação “Coração da Mudança” (PR, PT, PPS, PSDB, PP, PSD, PDT, PV, PSL, PTB e PRTB), que  instruiu o pedido com farta documentação comprobatória de das irregularidades cometidas pela candidata Astrid Cunha ao longo dos oito anos em que governou o município de Viseu, o que provocou a aplicação da pena.

Condenações no âmbito dos diversos tribunais (TCU, TCE e TCM) levaram pesaram para que o pedido de registro de candidatura da Dra. Astrid tivesse esse desfecho. Durante os oito anos de governo da ex-prefeita, Viseu registrou a maior sangria em seus recursos, que comprovadamente foram desviados, conforme a documentação juntada pelo impugnante.  

A edição do jornal O METOPOLITANO que está sendo preparada (deve sair em breve) mostra na íntegra o Acórdão 8.105, do Tribunal de Contas dos Municípios, que ao julgar as contas referente ao exercício 2003, de responsabilidade da candidata impugnada, revela alguns dos muitos ilícitos cometidos na administração de Astrid Cunha. No referido documento os Conselheiros do Tribunal de Contas dos Município recomendam a Câmara Municipal de Viseu a reprovação de referidas contas. O montante de recursos desviado pela ex-prefeita, revela de forma cristalina o desastre que foi sua administração.




quinta-feira, 26 de julho de 2012

O REI NU

Recentemente estivemos em Curionópolis para participar de um encontro promovido pelos amigos do sudeste do Estado, cujo tema "A criação de novos municípios", vem há bastante tempo alimentando nossos sonhos. Naqueles dias, devido a um problema de saúde com um familiar não foi possível ficar até o fim da reunião. O evento teria sua apoteose com um encontro entre lideranças políticas do Estado, dentre as quais o deputado federal Asdrubal Bentes, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho e o senador Jader Barbalho.
Como não sou partidário dessas lideranças políticas achei até que a mão de Deus se fez sentir. Primeiro que o problema de saúde com a pessoa da família não apresentou nenhuma gravidade. Por convicção não costumo bater palmas para quem não merece.
Ainda na cidade, soube que o candidato a prefeito de Curionópolis, cotadissimo nas pesquisas, reuniu seu "staf" para comunicar que não faria campanha, pois pela sua posição nas pesquisas não seria necessário esse empenho. A reeleição estava garantida. Achei um pouco temerosa essa presunção, pois bem sabemos como se opera a política no interior.
Lá em Curionópolis o governo também tem seu Primeiro  Ministro. Lá o parlamento também é quase que unanimidade. Nelson Rodrigues, o nosso grande draumaturgo já dizia: "Toda unanimidade é burra!".
O prefeito, senhor absoluto de todas as coisas, esqueceu-se apenas de um pequeno detalhe: Ninguém é uma ilha, ou ainda é a união dos pequenos que nos faz grande.
Lá sentimos que as coisas, apesar da posição confortável não havia a certeza confiável de que o futuro era azul.
Me fez lembrar meus tempos de estudante do ensino primário. Tinha uma fábula, que lembro ser de Esopo e La Fontaine, cujo título era "O Rei Nu". Assim se contava a fábula: "O reino estava em festa e o monarca precisava de uma roupa nova. Contratou o melhor alfaite que havia no reino para confeccionar-lhe o traje. Sendo sua majestade um homem muito vaidoso, disso se valeu o alfaite para quem o monarca não era simpático. Começou a tecer-lhe um traje que dizia ser invisível. Apesar da desconfiança do monarca, sua vaidade não lhe permitia reconhecer que não havia roupa nenhuma. Ele via linhas e tecidos bordados a ouro, o que conferia ao traje um toque magistral. E o mais impressionante, é que todos os seus acolhitos, apesar de nada verem, concordavam com o soberano. Ai deles que disessem o contrário. Seus epíritos bajuladores jamais permitiriam isso, também.
E chegou o grande dia do desfile. O Rei, orgulhoso e cheio de si desfilava nas ruas, triunfante, diante de seus súditos, que festejavam a roupa nova do Rei. O monarca, do alto de sua majestade, inflado pela vaiddade e pelo prgulho, sentia-se triunfante com a demonstração de subserviencia de seus súditos.De repente... uma criança grita do alto de sua inocencia: O rei está nu! O povo parou admirado.  Nisso parece  que o flautista de Hamelin parou de tocar sua flauta mágica. E o povo todo percebeu que uma criança, com toda sua inocencia, via tudo com os olhos da verdade. O Rei estava nu. Enfim, o rei caiu na realidade e percebeu que o excesso de vaidade revelava o quanto ele estava errado. a realidade portanto era outra. Percebeu que poderia, jamais, deixar, que bajuladores de plantão não lhe permitissem ver o óbvio. O mais interessante de tudo isso é que toda fábula tinha um viés moral. MORAL DA HISTÓRIA: Não permita que outros te mostrem só aquilo que eles querem que enxergues.
Recentemente me chegou a notícia que o candidato a reeleição em Curionópolis, o Chamonzinho,  chamou seus parceiros para o desenvolvimento de um projeto de grupo, deixando de lado os conselhos de seu primeiro ministro.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

VISEU – O desespero dos adversários não tem limites


O Jornal O Liberal desta quinta feira,  19 de julho, traz notícia com o seguinte título: “Denúncia contra prefeito de Viseu era falsa”. Conta a matéria que a Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Anti seqüestro e a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), através de investigações comandadas pelos delegados Ivanildo Santos e Carlos André Viana, desmascararam uma farsa armada contra o prefeito de Viseu, Cristiano Vale e um vereador do município, que segundo denuncias levadas ao conhecimento das autoridades por Leandro Ramos Batista, conhecido como Pirulitão, que seria o responsável por diversos assaltos a bancos da região e de um assassinato na Vila de Icoaraci, distrito de Belém.
Segundo o relatório, “...fica evidenciado sua mente criativa para fantasiar estórias, que provavelmente estavam sendo usadas para fins políticos, tendo em vista nos encontrarmos e ano eleitoral”. Seu autor, segundo o relatório, foi desmascarado pela própria mãe, que confessou que o mesmo sofre de transtornos mentais e toa remédios controlados.

A trama estava sendo usada pelo grupo político peemedebista de Viseu, que mandou produzir uma enorme quantidade de DVD’s que foi distribuída no município, com a intenção de fazer o povo acreditar nessa invenção tramada no seio do grupo político desesperado. Esqueceram os mentores dessa vilania, que mentira tem perna curta, e que o único pecado de Cristiano Vale é ser querido pelo povo de Viseu.  
As investigações também aponta que os autoria da trama já estão identificados, e que o executor é de Curupaiti e que logo  a polícia efetuará sua  prisão e das demais pessoas envolvidas, que ao que sabe teriam tido todo o apoio de uma ex-prefeita do município de Viseu.

Para a maioria do povo isso não passa de desespero do grupo político comandado pela ex-prefeita, que sabe que o povo do município deve dar o troco nessas eleições, agora que começou a tomar conhecimento de quanto foi desastroso foi o seu governo, nos oito anos que durou sua administração. O saque as finanças do tesouro municipal começou a ser desvendado quando a Câmara Municipal votou as contas relativas ao exercício de 2003, e deixou as claras o rombo deixado pela administração criminosa da Dra. Astrid Cunha e sua quadrilha. O povo viseuense está ansioso para saber o que aconteceu nos outros sete anos de mandado da ex-prefeita.
Enquanto isso, de cabeça erguida, Cristiano Vale segue sua marcha rumo a reeleição, e que conta com o apoio maciço do povo viseuense, que o recebe com muito carinho nas localidades que visita.

Enquanto isso, o grupo de oposição rói os cascos buscando livrar sua candidata que já teve o registro de sua candidatura contestada, com a apresentação de pedido de impugnação do registro de sua candidatura, uma vez que ela é nome presente na relação dos “Fichas Sujas” divulgadas pelos tribunais.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

VISEU - ELEIÇÕES 2012: Você quer o passado de volta?



Assim era Viseu no tempo da ex-prefeita.


O viseuense tem vergonha de seu passado


Voce quer o passado de volta?
Escolha certo.
Escolha Cristiano Vale, para prefeito, vice Carlinhos do PT.
Para vereador um nome de quem luta pelos direitos do povo de Viseu. Antonio Pantoja, nº 12333

domingo, 8 de julho de 2012

VISEU: ELEIÇÕES 2012

Por que apoio Cristiano Vale

Conhecemos Fernandes Belo, no ano de 2005. Logo iniciamos uma boa amizade com o senhor Zé Aldo, ex- vice prefeito do município de Viseu. Sempre que conversávamos ele pedia que nos interessássemos pelas coisas de nossa vila. Falava que devido a uma experiência não muito bem sucedida na administração do município de São João de Pirabas, no ano de 1997/2000, onde ocupamos as secretarias de Finanças e posteriormente a de Administração, decidimos nos manter distante da vida pública. Por isso deixamos aquele governo. Naquele município coordenamos a campanha vitoriosa do prefeito Edivaldo Correia e que devido a sua falta compromisso com o povo tomamos a iniciativa de iniciar um processo para afastá-lo do cargo, movimento que culminou com sua cassação. Assim era o cenário de São João de Pirabas.

No ano de 2006, coordenamos os trabalhos eleitorais da ex prefeita, que disputou uma cadeira para a Assembleia Legislativa do Estado, quando com poucos recursos conseguimos para a candidata uma votação quase tres vezes maior que a votação obtida pelo segundo candidato mais votado, aqui na vila de Fernandes Belo. Quem nos acompanhou naquela luta sabe o quanto ela foi ingrata com o grupo que lhe apoiou.

Confesso que não conhecíamos o passado político da ex-prefeita. Depois de nosso rompimento no ano de 2008 (essa história também vai ser contada), passamos a pesquisar melhor seu passado político. Quanto mais o conhecíamos mais ficava indignado. Como é que pode! Uma pessoa que lesou daquela forma o município de Viseu pode ser admirada pelo seu povo? Isso, porém, deve ser objeto de um artigo exclusivo, mostrando todo seu passado como ex-prefeita, mostrando que mal ela fez para o povo de Viseu. Vamos deixar isso mais prá frente.

Naquela época o município de Viseu vivia a imagem do caos administrativo e logo começamos a deixar bem claro qual a nossa maneira de agir. Passamos, assim, a defender os interesses do povo de Viseu.  Nossas intervenções começaram a mostrar nossa posição diante da forma como o povo de Viseu vinha sendo tratado. Nossa luta todos os Viseuenses conhecem. Confessamos que nos sentimos orgulhosos quando somos abordados por pessoas do meio do povo, de localidades que nunca visitei,  que me cumprimentam como se fossemos velhos amigos. É gente de todos os cantos do município que conhece Antonio Pantoja. Isso sempre foi muito gratificante. Defender os direitos daqueles cidadãos sempre foi a tonica de minhas ações. Sempre procurei estar junto do povo. E isso me deixa confortável diante do povo viseuense.

Em 2009, quando Cristiano Vale assumiu o governo nos mantivemos afastados do cenário político viseuense. INicialmente faziamos parte da coligação, mas que devido a forças maléficas decidimo sair do processo. Ficamos esperando para ver o que ia acontecer. O fantasma dos governos anteriores, ainda assombrava o povo de Viseu. Salários atrasados, escolas sucateadas, o caos na saúde, setor agropecuário desamparado, setor pesqueiro sem políticas de incentivo, vicinais intrafegáveis, comércio sofrendo sentindo a falta de circulação da moeda, desvio de recursos públicos, etc.

Fomos vendo que a administração Cristiano Vale, que assumia os destinos de Viseu exibia outra forma de governar. O povo passou a ser respeitado, os servidores passaram a receber seus salários em dia, o comercio passou a acreditar no viseuense (era muito difícil um servidor ter crédito no comércio local), o trabalho começou a aparecer, a saúde passou a receber atenção do executivo, a educação tomou um novo rumo, escolas começaram a era construídas, reformadas, o professor a ser mais qualificado, enfim, Viseu tomou um novo rumo, pois essa nova forma de governar se traduzia numa palavra: R E S PE I T O!

Foi baseado nesse respeito, que se implantou uma nova forma de governar. Hoje, diferente daqueles tempos, percebemos que Viseu está mais alegre, mais confiante no futuro. O povo viseuense pode dormir na certeza de que ao acordar, o novo dia chegará cheio de esperança.

É apoiado nessa esperança de futuro, que todo cidadão de bom censo, digno, de boa moral, que preza sua família, que gosta de ver seus filhos numa boa escola, que se sente bem quando seus familiares tem perto de si saúde de qualidade, não pode deixar que o passado volte trazendo de volta os fantasmas que sempre provocaram o pânico no viseuense.

Nossa luta produziu frutos, que muitos deles os viseuenses nem sabem: A segurança em Fernandes Belo; a nomeação de um promotor efetivo para a comarca, a defesa dos servidores que haviam sido exonerados e ao fim renomeados pelo atual gestor, e outras ações de impacto. Isso também vai ser contado aos poucos aos queridos amigos.

Apoiado nesses princípios é que nos sentimos a vontade para apoiar Cristiano Vale para prefeito de Viseu. Reelegê-lo é nossa meta e para isso fazemos parte de um grupo que deve marchar coeso rumo a vitória no dia 7 se outubro.

O que é bom a gente guarda no coração. Reeleger Cristiano Vale é nossa prioridade!
Faça também a sua parte.

sábado, 7 de julho de 2012

ELEIÇÕES : o Glosário eleitoral.


Quem milita em política de vez em quando  se defronta com o anedotário que cerca as eleições e a vida política daqueles que conferem importância ao processo eleitoral. Vejamos alguns exemplos:

 “Nas revoluções políticas os povos ordinariamente mudam de senhores sem mudarem de condição”.  Marques de Marica

“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...” Nelson Rodrigues

“Começamos a desconfiar das pessoas muito inteligentes quando ficam embaraçadas”. Friedrich Nietzshe

“Em política só ainda não vi boi voar”. Gerson Peres"A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas."
(Alfred de Musset)

"A política serve a um momento no presente, mas uma equação é eterna."
(Albert Einstein)

"Os homens hão de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno." (Henry David Thoreau)

"Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."
(John Kenneth Galbraith)

"Na política, os ódios comuns são a base das alianças." (Alexis de Tocqueville)

"Com grande freqüência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos." (Arturo Graf)

"A política... há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder." (Luciano Bianciardi)

"Uma guerra política é aquela em que todos atiram pelos lábios."
(Raymond Moley)

"Política é como o show business: você tem uma estréia fantástica, desliza por algum tempo e acaba num inferno." (Ronald Reagan)

"A ação política é cruel; baseia-se numa competição animal, é preciso derrotar, esmagar, matar, aniquilar o inimigo." (Otto Lara Resende)

"Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer."
(Joseph Joubert)

"Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a política ou se vive da política. Nessa oposição não há nada de exclusivo. Muito ao contrário, em geral se fazem uma e outra coisa ao mesmo tempo, tanto idealmente quanto na prática." (Max Weber)

"Vencer na política não é tudo: é a única coisa." (Richard Nixon)

"A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é precisa nenhuma preparação." (Robert Louis Stevenson)

"Em política, o que não é possível é falso." (Antonio Cánovas del Castillo)

"Em política, o que começa com o medo acaba, geralmente, com a loucura."
(Samuel Taylor Coleridge)

"Toda a política do governo é cercar-se de garantias para se manter no poder." (Adão Myszak)

"Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra, você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes." (Winston Churchill)

"A política está acima da consciência." (William Shakespeare)

"A clemência dos príncipes não passa muitas vezes de uma política para conquistar o amor dos povos." (François de La Rochefoucauld)

"Em política, nada é desprezível." (Benjamin Disraeli)

"Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela."
(Bjornstjerne Bjornson)

"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros." (Demóstenes, filósofo grego - que não é o Torres)

"Errar é humano. Culpar outra pessoa é política." (Hubert H. Humpherey)

"Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." (Magalhães Pinto)

 “Em política, ingratidão rima com traição” (Cláudio Humberto)
São frases de lideres políticos, filósofos, escritores, economistas, teatrólogos, juristas, gente do povo, mas que encerram uma profundidade impressionante, mas que gostaria de tecer um breve comentário a respeito da última frase: “Em política, ingratidão rima com traição”.
Por ocasião da vigília pelo Registro das candidaturas, lá onde funcionou a central dos trabalhos, o que mais se ouvia eram queixas e reclamações a respeito do apoio dado a certos pré candidatos. Era tão evidente essa situação que o sentimento dominou quase que a todos os demais pré candidatos. Ao ver essa frase, assaltou-me a preocupação de esse ensinamento deve preocupar, afinal, aquele que se acha vítima da ingratidão demonstra forte tendência para a traição. E o cenário político é favorável para esse tipo de atitude. Depois não se poderá culpar aquele que trai, não trai simplesmente por querer trair, mas, muitas vezes o faz impelido pela forte dose de ingratidão que domina sua vontade.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012 - As Convenções em Viseu


A CONVENÇÃO DO PR E ALIADOS
O PDT na Convenção em Viseu

No dia 30/06, Viseu realizou suas últimas convenções visando as eleições 2012. Na sede do município aconteceu a Convenção conjunta dos partidos aliados ao Partido da República (PR), que referendou Cristiano Vale para reeleição tendo como vice, Carlinhos do PT, mantendo-se a dobradinha que vem governando o município desde o ano de 2009. A Chapa majoritária constitui-se dos partidos, PR, PT, PSL, PSDB, PDT, PP, PPS, PSC, PV, PTB e PSD.

Verdadeira festa da democracia foi mostrada ao povo de Viseu, com os partidos coligados, reunidos em convenção conjunta que contou com a presença maciça dos pré candidatos que apoiam o chapa Cristiano Vale/Carlinhos do PT. Também compareceram o candidato a prefeito de Belém, Anivaldo Vale, o deputado federal Lúcio Vale, pai e irmão do atual prefeito e candidato a reeleição para governar Viseu.

A festa começou com uma grande carreata que se formou na BR 308, a altura da entrada do Limondeua e de lá, motos, automóveis, caminhões, ônibus, conduziam os simpatizantes da coligação.

Para as eleições proporcionais, foram formadas três coligações:

1.    PR, PSL e PSDB: Ribeiro, Avelino, Jacira, Ana Lira, Delmaria, Zé Horácio, Flávio, Gilberto, Junior Kinka, Maroca, Frank, Dalila, Dominguinhos e Zeca do Zé Aldo, Domingos Leite. PP, PSC, PV

2.    PDT, PT e PP: Cherliane, Antonio Pantoja, Carlinhos da Serra, Zacarias, Antonio Piqui, Gabriel Azevedo, Albertinho, Dona Valdete, Terezinha do Japim, Ozeias do Biteua, Liana Amin, Motora, Jonas e Levi.

3.    PPS, PSC, PV: Kolota, Fábio,  Candido do Itaçu, Ricardo, Zacarias do HBA, Cara Gorda, Neto, Ana Maria e Sarita, Lô do Tio Biléo, Melk, Abud, Antonio do Biteua, Professora Fátima do Bom Bom, chica Dentista, Civan, Roberdan, João da Mata, Eugênia e Elias ACS.

A CONVENÇÃO DO PMDB

Na Vila do Curupaiti, realizou-se também a Convenção do PMDB/PSB, que indicou para prefeita Astrid Cunha, tendo como vice, Diana Amin, ambas do PMDB.

Entretanto, hoje, os jornais da capital do Estado e o site do TSE deram ampla divulgação para a lista do inelegíveis, dentre eles encontra-se a candidata do PMDB, a ex-prefeita do município de Viseu, Astrid Maria da Cunha e Silva.

O REGISTRO DAS CANDIDATURAS

A nota destoante da festa da democracia que indicou os candidatos a prefeito, vice prefeito e vereadores, ficou por conta da falta de organização da equipe responsável pelo registro dos candidatos junto a Justiça Eleitoral. O mal estar tomou conta dos pré candidatos que demonstravam preocupação com o desfecho dos trabalhos. O corre corre dos membros da equipe demonstrou toda a falta de preparo e a desorganização dos responsáveis. Por muito pouco a equipe não fica fora do processo por causa dessa desorganização.

Quem participou do processo eleitoral de 2008 pode perceber que tudo isso aconteceu também naquele ano. Então não foi por falta de conhecimento da rotina de operação do sistema Candex, haja vista que na coordenção dos trabalhos operaram as mesmas pessoas, as quais atribui-se completo dominio da operação.

A efetivação de um registro no sistema Candex não demora mais que dois minutos, daí a estranheza no desenvolvimento da operacionalização do registro das candidaturas, o que se refletiva no desespero dos pré candidatos aos cargos eletivos, commo risco de ficar de fora das eleições 2012.


Os candidatos devem se manter atentos para evitar surpresas, pois o corre corre do final dos trabalhos pode trazer algumas desagradáveis surpresas.

Nas próximas campanhas deve haver uma procupação maior, não só dos pré candidatos, mas principalmente dos presidentes de partidos que deverão manter mais estreita vigilancia sobre o desenrolar dos trabalhos, evitando a concentração de tarefas que só atrapalha o processo e o que é  pior, revela um certo "ar ditatorial" por parte da coordenação. A contribuição de cada partido é muito importante para o desenrolar do processo eleitoral.
Até o momento em que estava sendo postada essa matéria , o sistema Candex ainda não mostrava os candidatos registrados em Viseu.
O Manto do PDT

Antonio Pantoja e Cherliane (PDT)