quinta-feira, 3 de julho de 2025

CLUBE DE LEITURA MARGARIDA SCHIVAZAPPA: Nova leitora ingressa no Clube

 

Com Lindalva Campos, a nova integrante do Clube 

Na manhã desta quinta-feira, 03/07, o Clube de Leitores Margarida Schivazappa ganhou um novo membro, uma nova leitora. 

Visitando as obras da Casa de Cultura Otávio Monteiro, em Viseu, em seus retoques finais  encontro a senhora Lindalva Campos, bibliotecaria, técnica em gestão cultural, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – CENTUR, Bibliotecária da Biblioteca Pública Arthur Viana.

Seja bem vinda Lindalva Campos

Lindalva Campos é a mais nova integrante do Clube de Leitores Margarida Schivazappa. O momento era ímpar. Encontrei-a dando os retoques finais na Biblioteca que funcionará na Casa de Cultura Otávio Monteiro, em Viseu.

Na oportunidade comentei sobre a Biblioteca Comunitária Sebastiana Costa, que temos na Vila de Fernandes Belo. Uma fonte de cultura que é pouco usada, principalmente pela comunidade estudantil do Distrito de Fernandes Belo.

O Clube fica feliz pela adesão. 

Seja bem vinda Lindalva Campos!

CASA DE CULTURA OTÁVIO MONTEIRO: Viseu inaugura seu templo cultural

Com Adenilton Monteiro, SECULT/Viseu
e Lindalva Campos, da Biblioteca Pública Arthur Viana 

Hoje, 03/07, pela manhã, fiz a entrega de alguns exemplares do livro de Minha autoria, MARGARIDA SCHIVAZAPPA – A Primeira Dama do Teatro Paraense, a Secretaria Municipal de Viseu – SECULT, Adenilton Monteira que estava acompanhado da senhora Lindalva Campos, da Biblioteca Pública Arthur Viana, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – CENTUR.

Esse livro que mostra um pouco do legado de nossa Notável Mestra, Professora Margarida Schivazappa. Ela que atuou nas escolas Estaduais e Municipais da Capital e também na Escola Industrial de Belém, hoje IFPA, nomeada pelo então presidente da República Getúlio Vargas. Chegou a Exercer o Cargo de Superintendente de Ensino, hoje a Secretária de Estado de Educação do Pará

Professora de Canto Coral, Diretora de Teatro, com seu notável Teatro do Estudante do Pará, Folclorista e Educadora Especial, uma das fundadoras da Fundação Pestalozzi, instituição de ensino destinada a crianças e jovens portadores de necessidades especiais (termo usado na época).

Esses últimos exemplares, ficaram guardados para uma situação especial. E não haveria situação mais do que especial que a inauguração da Casa de Cultura Otávio Monteiro, que deverá ser doravante o Templo da Cultura do Município de Viseu, o Primeiro Município do Pará, aquele que recebe os primeiros raios do nascer do sol.

Atualmente residindo na Vila de Fernandes Belo, conhecida como a Multicultural Vila de Fernandes Belo, não poderia ficar ausente desse notável acontecimento, com minha obra literária.

Está de parabéns o prefeito Cristiano Vale e, também, o Secretário Municipal de Cultura, Adenilton Monteiro!

Na comemoração de 130º Aniversário, Viseu não poderia ganhar melhor presente!