sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CARNALAURSO: O carnaval em Fernandes Belo


1) Fernandes Belo e o Laurso

2) As crianças e o Laurso

3) Brincar o Laurso não tem idade

4) Os animais que compõe o Laurso

O Carnalaurso, acontece em Fernandes Belo. É uma tradição centenária que sai as ruas todos os anos pela quadra momesca. Em Fernandes Belo existem dois grupos que mantém viva a tradição dessa importantíssima manifestação cultural.
Sem o menor apoio dos orgãos oficiais, Ferro Velho e Sivico são dois entusiastas que lideram e mantém viva a centenária manifestação cultural. A força da tradição é tão importante, que estudantes universitários desenvolvem projeto de pesquisa visando estabelecer o início da manifestação.
A força que vem das ruas de Fernandes Belo, entretanto, deve ser considerada como a unica vertente de preservação do Laurso, uma vez que o movimento sobrevive sem qualquer apoio governamental.
O que mais chama a atenção é o envolvimento da comunidade. Adultos e crianças, quando chega a época de carnaval, encarnam o espírito da brincadeira e levam para as ruas de Fernandes Belo a contagiante alegria que dura por toda a quadra carnavalesca.
Mas o que é o Laurso? Em uma explicação dissociada de qualquer base científica, dizemos, por que assim ouvimos dizer, que é o carnaval dos animais. Comandados pelo Urso, que empresta seu nome para a manifestação cultural, juntam-se o boi, o cavalo, o jumento, o macaco, o bode, enfim vários outros animais, pois é o carnaval dos animais.
Pesquisa científica deveria ser incentivada pelo orgãos culturais do município visando a catalogação do evento, que se bem cuidado, faria par com o "Boi de máscara", de São Cateano de Odivelas, com "Os pretinhos do mangue", de Curuçá, com o "Carnaval da Bicharada", de Cametá, como o "Mascarado Fobó", de Óbidos, enfim sem a menor sobra de dívidas seria o referencial cultural do município de Viseu, assim como é hoje a "Marujada" para Bragança.Preservar para não perder, este deve ser o espírito do povo de Fernandes Belo para não deixar que esse importante legado cultural, não se perca em relação as suas origens.
O mais interessante dessa manifestação é que ao conversamos com vários artistas plásticos da capital, mostrando a força da manifestação, eles, conhecedores do assunto, foram unânimes em demostrar sua preocupação com a preservação do aspecto cultural tal como ele é, sem mexer em sua originalidade, pois é isso que lhe assegura a beleza plástica. É com essa preocupação, então, que devemos buscar apoio oficial para alcançar o conhecimento da origem dessa importante oferta turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário