quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

É MUITA ENROLAÇÃO – E nós, vamos reagir?

"Um povo de cordeiros sempre terá um governo de lobos".
Dito popular antigo

Vivemos um caso de pura expressão da falsa consciência, que num lance desesperado, manipula as massas afastando-os de seus mais verdadeiros desígnios. Não sou daqueles que querem fazer o mundo andar para trás, mas preocupa-me em ver o povo ser usado por certa família como massa de manobra, na tentativa de fazer prevalecer seus interesses mais mesquinhos, interesses esses que passam muito longe dos interesses do povo. A afirmação desse projeto familiar só não é mostrada às claras por causa de um famigerado cálculo político. Neste ano teremos eleição novamente e vai haver a necessidade de continuar precisando desse povo. Não é conveniente exaurir em um só ano essa “galinha dos ovos de ouro”.
Enquanto isso o povo vive como se estivesse em um estágio letárgico. Não percebe do perigo que os cerca. Anos e anos de escravidão política determina que o viseuense continue à mercê do coronelismo, do caciquismo, dos chefes políticos que não demonstram nenhum interesse na afirmação desse povo. Estranho esse povo que não se comove e nem se indigna.
Haverá adormecido em nós um homicida, um anarquista em potencial, um corrupto, um demagogo, um autoritário? Tendemos a censurar com veemência aquilo que no íntimo censuramos? É bem possível.
Sou sensível a essa investigação, digamos, psicanalítica dos eventos. Mas também é fato que a maioria de nós aprendeu, felizmente, a reprimir a besta. E, por isso, numa manifestação que nada tem de patológico – ao contrário; é prova de saúde social -, queremos afastar do convívio os que cederam a seus demônios íntimos. Porque, de fato, eles nos ameaçam. Sem repressão estaríamos nas cavernas. A moral complexa da civilização não perdoa a idade da pedra de nossa formação psíquica. Ainda bem! Então é hora de começar a reagir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário