domingo, 15 de março de 2020

SÃO JOSÉ DO PIRIÁ: Uma história que pode ter começado a 407 anos atrás


Para alguns historiadores a história de Viseu está intimamente ligado com a história do Maranhão. Existem duas versões para o seu descobrimento. Na primeira, Viseu teria sido descoberto pelo pescador Matias Noronha, que ao conhecer o lugar ergueu um pequeno rancho nas margens do Rio Gurupi. A segunda, versão conta que Diogo Leite, no ano de 1.521 descobriu as terras de Viseu, onde fez contato com os primeiros habitantes das tribos de Tupinambás e Apitingas, que habitavam a região.
Os primeiros europeus a pisarem no solo viseuense foram os franceses estabeleceram-se no Maranhão. Ali travaram as primeiras batalhas com os índios Tupinambás. No ano de 1.613, a expedição enviada por Gaspar de Souza, governador Geral do Brasil, um dos responsáveis por retomar o Maranhão dos franceses.
Diogo de Campos, sargento mor português, o comandante da esquadra, aliou-se a Jeronimo de Albuquerque, na lutar contra os franceses que haviam se aliado aos indígenas na região que denominaram de França Equinocial. Diante daquele episódio, Diogo Campos convenceu Jeronimo Albuquerque a fortificar o Piriá. Provavelmente, nesse ano de 1.613, ocorreu a criação do povoado denominado São José do Piriá, ou seja a possíveis 407 anos atrás.
Viseu fazia parte da Capitania do Gurupi, doada pelo Rei Felipe II, da Espanha, por Carta Foral, em 09 de fevereiro de 1622.
Para maiores informações sobre Viseu acesse o link (http://antoniopantoja.blogspot.com/2012/12/o-municipio-de-viseu.html)


Nenhum comentário:

Postar um comentário