terça-feira, 30 de agosto de 2011

PETRÓLEO NA COSTA PARENSE É VIÁVEL E SÓ AGUARDA ANÚNCIO


Se havia dúvidas quanto a existência de petróleo na costa paraense esta dúvida começa a desaparecer. São cada vez mais fortes e repetidos os indícios de que as reservas de hidrocarbonetos na costa paraense são uma realidade. Segundo o jornalista Mauro Bona, já foi confirmada a viabilidade da exploração comercial do petróleo na costa do Sal. Prosseguindo Mauro Bona afirmou que a ANP (Agência Nacional do Petróleo), embora demore a soltar essa informação oficialmente já tem como concluída definitivamente a abertura do primeiro poço.

O poço mencionado por Mauro Bona, cuja exploração teve início em janeiro deste ano, é o Harpia, em lâmina d’água de 2.600 metros de profundidade. Localizado a 222 km de Viseu, em águas profundas, o poço Hárpia teve sua profundidade final estimada em 5.880 metros.
O engenheiro Otaviano da Cruz Pessoa, informou que, em um ponto muito próximo ao primeiro a Petrobrás já havia programado a perfuração de um segundo poço exploratório, o Gavião, localizado a 216 km da costa de Bragança.
O anuncio só pode ser feito pela ANP, em face dos rigorosos padrões de conduta impostos pela Comissão de Valores Mobiliários. Esse fato, derivado de norma legal, serviria inclusive de explicação para o silêncio da Petrobrás.

De concreto, o que há é a crença, no meio empresarial do Pará, de que a qualquer momento teremos finalmente a notícia que os paraenses mais velhos esperam a mais de meio século.
Fonte: SIQUEIRA, Frank. Petroleo na costa paraense é viável e só aguarda anúncio. Jornal Diário do Pará. Caderno Política. edição de 9.08.2011. pág. 3. Belém - Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário