domingo, 3 de fevereiro de 2013

Bumbarqueira: Laurso de Fernandes Belo brilha nas ruas de Belém



Laurso concentrado esperando o início do cortejo


           O Laurso saiu de Fernandes Belo no final da noite de sexta feira (01/02), chegando a Belém às seis horas da manhã. Faziam parte da comitiva 60 pessoas. Após o café da manhã o grupo fez um pequeno city tour, conhecendo a Praça Amazonas onde aconteceria na parte da tarde a concentração dos blocos participantes da Bumbarqueira e o Portal da Amazônia, local onde aconteceria a apoteose do Carnaval de Belém e em seguida até o CENTUR onde foi servido o almoço. Logo após os brincantes foram tomar seu banho e aguardar o momento de vestir a fantasia se dirigirem até a concentração.
        A programação de que teve início às 15 horas com a concentração dos blocos na Praça Amazonas, ao lado do São José Liberto. Bloco ELKA, Bloco Filhos da Glande, Bloco Xibé da Galera, Bloco Filhos da Pauta, Escola de Samba “Império Jurunense”, Bloco do “Rei”, Bloco do “Urubu”, Bloco “Chupa Manga”, Bloco “Kilombolas”, Bloco Mangal dos Urubus, Bloco Picotão, Bloco Fofó do Lino, Bloco Os Irrecuperáveis, Bloco Abelha da Saudade, Cordão do Peixe Boi, Escola de Samba Deixa Falar, Bloco Cheiroso, Bloco Império Romano, Bloco “A cobra não morde, só pica”, Bloco Fofó de Belém, todos da capital.
        De vários municípios do Estado do Pará, vieram: Boi de Orquestra Faceiro – Cordão de Bicho Leão (São Caetano de Odivelas), Boi de Orquestra Vaidoso (Ananindeua), Cordão “Os Pretinhos” (Santarém Novo), Banda “União Vigiense” (Vigia), Bloco “As Virgienses” (Vigia), Bloco “Laurso” – Carnaval dos Animais (Viseu), Escola de Samba “Peles Vermelhas” (Mosqueiro), Carimbó “Tio Milico” (Maracanã), Bloco Galo do Primótio (Curuçá), Bloco do ET (Colares), Banda “A Furiosa” (Bragança).
        O Laurso de Fernandes Belo foi um espetáculo à parte. O show dos brincantes fernandesbelenses começou logo na descida do ônibus que levou o grupo para Belém. Os vários bichos que compunham o bloco deixaram a platéia maravilhada. O público delirou com as matreirices dos “bichos”. O grupo foi cercado pelos presentes, encantados com a maravilhosa brincadeira. Foi delírio geral!
        A imprensa que cobria o evento parecia ter esquecido que outros blocos estavam se apresentando na Praça Amazonas, as lentes e as câmeras todas se voltaram para a simplicidade e a originalidade do Laurso. A beleza plástica das fantasias foi o que mais encantou a turma da cultura.
        Os animais e seus donos encantaram a massa que compareceu ao evento. A própria coordenação da programação não se conteve e correu, também, com suas maquinas fotográficas e celulares para registrar presença do Laurso animando o Carnaval do Pará.
        O mais impressionante é que dentre os participantes da Bumbarqueira havia grupos ícones da cultura paraense não só da capital como dos municípios convidados, mas o Laurso, um bloco de origem humilde lá de Fernandes Belo Ffoi o que despontou na avenida. 
            Foi emocionante ver os brincantes, também extasiados. Alguns chegaram a ir às lágrimas diante da receptividade com que o grande público de Belém recebeu o Laurso de Fernandes Belo.
            Ao final da apresentação, após o jantar, que aconteceu no Portal da Amazônia, o grupo inteiro manifestou sua satisfação com nossa iniciativa de trazer para o grande palco de Belém o Laurso de Fernandes Belo. Essa apresentação representa um grande marco na cultura de Fernandes Belo e por extensão, para a cultura de Viseu.

ABAIXO ALGUMAS IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DO LAURSO, NO PROJETO BUMBARQUEIRA, EM BELÉM - FEVEREIRO 2013 
O Estandarte do Laurso brilhando na Praça Amazonas

Laurso e o estandarte da Bumbarqueira identificando o município de origem

O Laurso de Fernandes Belo

Vitória Catarine, Selma Nogueira (Defensora Pública) e Socorro Raiol,
da Assessoria da prefeita Romana, de Augusto Correia

O Cachorro, foi o animal Sensação

Na concentração com Civico  e professor Carlos Fernando

O presidente da FCPTN, Nilson Chaves ladeado por Vitória Catarine e Socorro Raiol,
da assessoria da prefeita Romana, de Augusto Correia

Brincantes com Edivaldo Pantoja (suplente eda senadora Marinor Brito),
 na extrema direita e de chapéu claro. 

Laurso com brincantes do Carnaval do Pará

Ferro Velho e Zé Maria

A alegria do bloco

Professora Terezinha, do Laurso do Ferro Velho

Banda A Furiosa de Bragança, no palco

Laurso no Carnaval do Pará: Fernandes Belo mostrando Viseu

Laurso na Bumbarqueira: Viseu na carona de Fernandes Belo

O povo de Belém no Laurso de Fernandes Belo

O Cordão do Laurso

Laurso de Fernandes Belo mostrando Viseu

O Cordão do Laurso cada vez aumenta mais

Desfilando na Praça Amazonas

Laurso: Alegria que contagia

Encantando as multidões

Civico, Raimundinho e Ferro Velho

Antonio Cara Dura comandando a galera

Aldenora: do Choro à alegria

Os animais se hidratando

O povo de Belém encantado com o Laurso

TV SBT entrevistando o cachorro, o bicho que mais encantou

A alegria se espalhando pela avenida


A Onça

Laurso fazendo a alegria do povo

O encanto

Laurso: Os animais na avenida

Caminhando pelas ruas da Cidade Velha

Civico, um dos coordenadores do Laurso

Socorro Raiol, da Assessoria da prefeita de Romana, de Augusto Correia

Com Vitória Catarine e Dra. Selma Nogueira (Defensora Pública)

Antonio Pantoja, Selma Nogueira e Vitoria Catarine, no cordão da Bumbarqueira

O Laurso

A emoção

Um comentário:

  1. Caro Amigo Antonio, respondendo a pergunta que fizeste em meu blog eu digo SIM, quanto menor o município, tanto em área como em população, é mais fácil de administrar. Aqui no RS temos mais de 100 municípios com menos de 5.000 habitantes. Temos também na região metropolitana de Porto Alegre o menor município em área do Estado, Chama-se Esteio, tem 80.000 habitantes em uma área de 27,53 km² seguido do município de São Vendelino que tem 1.477 habitantes em uma área de 29 km². São Belos municípios e exemplos de Administração no Brasil. Dizem que a maioria dos pequenos municípios vive do FPM o que discordo muito, pois pequenas áreas tem culturas de Agricultura peqcuária, turismo e produtos coloniais. pequenas industrias familiares que geram renda para os município. No meu Blog tem uma matéria com todos municípios com menos de 2.000 habitantes em todo Brasil. Abraços

    ResponderExcluir