sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ministro Joaquim Barbosa aponta “déficit de Justiça”


A posse do ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal, ontem, 22/11, foi brilhante em seu breve discurso de posse. Destacamos momentos que devem ser emoldurados e colocados em lugar de destaque. Vejamos o que disse o ministro:
“É preciso reforçar a independência do juiz. Afastá-lo desde cedo das más influências.”

“Há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. O que se aqui e acolá é tratamento privilegiado.”
“O que buscamos é um judiciário célere, efetivo e justo. De nada vale o sofisticado sistema de informação, se a Justiça falha.”

“Necessitamos tornar efetivo o princípio constitucional da razoável duração do processo. Se não observada em todos os quadrantes, o Judiciário nacional, suscitará, em breve, o espantalho capaz de afugentar os investimentos que tanto necessita a economia nacional.”
“O Juiz deve, sim, sopesar e ter em conta os valores da sociedade. O é um produto do seu meio e do seu tempo.”

“O homem magistrado é aquele que tem consciência de seus limites. Não basta transformação técnica, humanística e forte apelo a valores éticos, que devem ser guias de qualquer agente estatal. Tem que ter em mente o caráter laico da sua missão constitucional (para que) crenças mais íntimas não contaminem suas atividades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário