sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

VISEU: Administração municipal marca um Gol de Placa no sistema educacional de Viseu

Campus do IFPA Viseu: Um Gol de placa na educação de Viseu
PEDRA FUNDAMENTAL E ORDEM DE SERVIÇO PARA A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DO IFPA É UM MARCO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO DE VISEU

        Dia 24/02 o Prefeito de Viseu, Cristiano marcou um verdadeiro Gol de Placa em sua administração. Em solenidade que contou com a presença da Reitora do Instituto Federal do Para, dra. Ana Paula Palheta aconteceu o Lançamento da Pedra Fundamental e a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Campus da IFPA em Viseu. Com um custo inicial  de R$ 25 milhões de reais, a construção do Campus do IFPA deve iniciar já na próxima semana e tem previsão de conclusão entre 18 a 24 meses. 

Prefeito Cristiano Vale assinando OS
para a construção do Campus do IFPA em Viseu
 

Reitora da IFPA dra. Ana Paula Palheta assinando a OS
para a construção do Campus do IFPA em Viseu
 

O Lançamento da Pedra Fundamental do Campus do IFPA representa uma grande conquista para a comunidade estudantil, que terá a oportunidade de buscar qualificação profissional possibilitando o acesso a novas oportunidades de trabalho que certamente serão criadas no Município. Não apenas Viseu com seus aproximadamente 60 mil habitantes sentirão o impacto dessa conquista. Estudantes dos Municípios Vizinhos, como Augusto Correa/PA e Carutapera/MA, também sentirão os efeitos dessa brilhante conquista. 

Lançamento da Pedra Fundamental do Campus do IFPA/Viseu

Não se pode negar que essas conquistas ainda são reflexos do mandato de deputado federal exercido pelo atual prefeito e Viseu, Cristiano Vale. 

Também participaram do evento a Primeira Dama do Município, Ligia Vale, o Vice Prefeito Mauro da Serra e os vereadores Fena Oliveira, Sandro Limão, Paulo Barros, Avelino Siqueira, Breno Guedes, Professora Bia, Kolota e Josué Cawboy. Além de todo o secretariado. 

Representantes da comunidade viseuense também estiveram presente no evento. 

A comunidade viseuense presente ao evento

Daqui vão os nossos parabéns ao Prefeito Cristiano Vale pela brilhante conquista: Nota 10!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Comemorando o dom da vida

 

Ontem, dia 23 de fevereiro. Este foi um dia abençoado. Nossa Matriarca, dona Nadir da Silva Pantoja completou 103 de idade. Neste dia, alguns filhos, netos e bisnetos reuniram-se para um café da manhã. Alguns de seus filhos, netos e bisnetos, infelizmente, não puderam comparecer.

Família reunida em torno da Matriarca

Mesmo diante da ausência deles, os que estavam reunidos aproveitaram o momento para agradecer ao Criador o dom da vida. Foi um momento de rara alegria. Afinal, foi uma rara oportunidade de comemorar um momento tão glorificante. 

Ter nossa matriarca ao nosso lado, com essa idade e um privilégio para poucos.

Dona Nadir, 103 anos: Longa Vida. Por Vital Pantoja 

Sim, uma longa vida de uma pessoa especialíssima, minha mãezinha Nadir. Nascida na Ilha do Palheta, Muaná, Marajó - PA. CEP68825-000, em 23 de fevereiro de 1.922, completando nesta data, simplesmente 103 (cento e três) anos, saúde boa, lucidez boa, com pequenos momentos de devaneios, memória invejável.

Sua mobilidade está um pouco reduzida, não é para menos. É a última da sua geração.

Chegou em Belém em 06 de março de 1962, aos 40 anos com o marido João e mais 9 filhos, a mais velha com 17 anos e o mais novo 4 meses de idade, vindos da Vila Santo Antônio em São Sebastião da Boa Vista, Ilha do Marajó-PA.

No começo a vida não foi nada fácil, mas depois as coisas foram se arrumando.

Em sua trajetória Já passou vários por acontecimentos: 8 Papas (Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco).

Viu o desempenho de 23 presidentes do Brasil de Epitácio Pessoa a Jair Messias Bolsonaro e Lula.

Dezenove (19) presidentes americanos de Warren G.Harding a Donald Trump.

Passaram também os famosos estilistas Denner, Cristian Dior, Ives Saint Laurent, Pierre Cardin e Coco Chanel.

Quando a Rainha Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926, ela já tinha 4 anos, quando Edson Arantes do Nascimento (Pelé) veio ao mundo em 23 de outubro de 1940, ela fazia 18 anos.

Quando as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram bombardeadas, já tinha 23 anos, uma jovem.

Hoje completa 103 anos.

Temos muito que agradecer a Deus, por esta dádiva que Ele nos concedeu.

Católica devota de Nossa Senhora de Nazaré, soube nos conduzir pela mesma Fé.

Foram muitas as graças recebidas. Sua bondade, paciência, carinho com todos nós, filhos, netos, bisnetos e tataraneta, são sem medidas. Tudo faz para que a paz reine na família.

Assumiu a posição de líder desde o falecimento do nosso pai João em 20 de agosto de 2.005 e polariza todas as nossas atenções, sempre com muito carinho, bondade e ternura.

Como ninguém é perfeito, torce pelo Paysandu, enquanto seus filhos na grande maioria são torcedores do Clube do Remo.

Só temos que agradecer a Deus e pedir que o Criador lhe cubra de abundantes bênçãos e lhe dê muita felicidade e paz. 

Te amamos dona Nadir!

 

SUA PROLE

1.    Francisca, viúva, e seus filhos Ana Valeria, Vera Suzana, Marcio Antonio (in memorian) e Marcia. Seus netos: Joao Paulo, Gabriel e Ana Maria; Savio e Beatriz; Brenda; e Giovana e Mel; e sua bisneta Aurora;

2.    Vital/Fatima Bastos, sua filha Adriana e seu neto Mateus;

3.    Isolda, viúva, e suas filhas Carolina e Carina com seus netos Enzo e Eron; Erlinho, Belinha e Sofia;

4.    Antonio Pantoja, divorciado e seus filhos Gabriel, Carolina e Angelo com os netos Helena e Heitor; Joao Lucas; e Maria Eduarda, Maria Fernanda, Ana Debora, Heitor e Cecilia;

5.    Joao Olegário/Marcia Rita, seu filho Cassio Roger e seu neto Roger Luca;

6.    Maria Raimunda (Lia Pantoja), viúva, seus filhos Amanda, Bruno e Jaqueline e seus netos Danilo; e Gabriel e Rafael;

7.    Leonardo Pantoja/Derly e seus filhos Leo Marx e Thais e seus netos Joao Gualberto e Leonardo Neto;

8.     Edivaldo/Lubia e seus Filhos Caio Rafael e Vitor Hugo;

9.    Maia Celeste (in memorian) e seu filho Saulo.

MOMENTOS DA REUNIÃO DE FAMÍLIA

Com os filhos

Com os bisnetos JG e Leonardo Neto


Com netos e netas

Com o filho Antonio Pantoja

Com a neta Adriana

Com filhos e netos torcedores do Remo

Com o neto JG e com  Raissa esposa do neto Vitor Hugo





SÓCRATES DISSE UMA VEZ: “Se um burro me chutasse, eu o processaria?”

Uma imagem que vale mais de mil palavras

Nem toda batalha merece ser travada, nem toda provocação merece resposta. A ignorância grita, a sabedoria silencia. Há quem confunda barulho com razão, insultos com argumentos, mas a verdadeira inteligência não se desgasta com o que não acrescenta.

Quando alguém não tem nada a oferecer além de ruídos e ofensas, o silêncio se torna a resposta mais eloquente.

Não se rebaixe ao nível de quem apenas busca conflito.

A grandeza da mente não está em vencer discussões vazias, mas em escolher onde vale a pena depositar sua energia. 

domingo, 16 de fevereiro de 2025

DISTRITO DE FERNANDES BELO: Pensando na sua emancipação, vamos organizar nosso Distrito?

 

Distrito de Fernandes Belo:
Projeção da área do novo Município

Quando tratamos do processo de emancipação do Distrito de Fernandes ouço, com muita frequência, as pessoas dizerem que esse tema só é comentado estou na Vila de Fernandes Belo. No mais é silêncio absoluto. Ninguém fala nada. Não era para ser assim. A comunidade deveria participar com mais intensidade. O processo de emancipação de um Distrito, hoje, é uma ação essencialmente coletiva, todos devem abraçar a causa.

Ações coletivas precisam ser realizadas com continuidade. Começar e parar e tentar recomeçar é voltar para o inicio dos trabalhos. Por isso as ações precisam ter continuidade.

Faço parte desse grupo de interesse (sic) há mais de 20 anos. As ações em prol da emancipação do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu) já viveram dias melhores.

Houve uma época que comunidade e forças politicas atuavam de maneira colaborativa. Criar um município no Brasil, hoje, não é uma tarefa muito fácil. Falta uma lei federal que autorize a criação de Municípios. O Movimento Emancipa Brasil está há 29 anos lutando para a regulamentação dessa lei.

O Distrito de Fernandes Belo hoje é visto como referência na luta pela criação de Municípios no Brasil. A Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes – AMEFEB foi criada com a finalidade de coordenar o processo. Atualmente ocupo sua Coordenação Geral.

Na organização da luta, as associações estaduais reuniram em federações estaduais. E posteriormente foi criada a Confederação Nacional. No contexto, atualmente ocupo a presidência da FADDEPA e da CONFEAB.

O Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu) atende todas as condições exigidas para se tornar um novo município no Pará: Principalmente no tocante aos requisitos: População, eleitorado, rede de ensino municipal e estadual, unidades de saúde, portanto, possui estrutura mínima necessária para se tornar um novo Município.

Carece apenas de um pouco de aprimoramento em sua estrutura administrativa. Essa será nossa missão daqui em diante. Isso se tornará mais fácil com o envolvimento da comunidade e do poder público na solução dos problemas mais emergentes.  

Eu acredito na emancipação do Distrito de Fernandes Belo. Para que isso aconteça é necessário trabalhar pela organização da luta no âmbito do Distrito. Buscar apoio de comunidade, das associações, dos professores, dos alunos, e, principalmente das forças política, em especial do prefeito do Município.

Há muito venho pensando em me radicar na Vila de Fernandes.

Acho que chegou a hora!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO BRASIL: Campos Lindos perde um de seus mais ardorosos defensores na luta por sua emancipação

Clóvis Antonio, Distrito de Campos Lindos, Cristalina/GO

O Movimento Emancipa Brasil recebeu com muita consternação a notícia do falecimento de nosso companheiro de luta pela criação de Municípios no Brasil, Clóvis Antonio, do Distrito de Campos Lindos, Município de Cristalina, Estado de Goiás, ocorrido ontem, dia 12 de fevereiro de 2025.

Conheci o Clovão, como assim o chamávamos, quando da realização do III Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas realizado no Distrito de Cristalina, em abril de 2017. Em seguida aquele encontro rumamos para Brasília, onde aconteceu o Seminário pela regulamentação de novos Municípios no Brasil, organizado pela Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do estado de Goiás – FAEGO, em parceria com  deputada federal Flávia Moraes/GO.

Com Antonio Pantoja (CONFEAB)  e o jornalista
Carlos Ktê Santos, do Distrito de Jurema/CE
         Ainda mais recentemente, em abril de 2023, o seu Clóvis, sempre acompanhado de sua esposa, Hilda, colaborou para a criação da FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM APOIO À  EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS NO BRASIL, instalada em 30 de agosto de 2023.

Câmara dos Deputados: Frente Parlamentar Mista,
com a deputada federal Flávia  Morais/GO e Antonio Pantoja (CONFEAB)

Foi um grande lutador em defesa da emancipação do Distrito de Campos Lindos/Marajó, no Município de Cristalina/GO.

Câmara dos Deputados/2017: Seminario pela regulamentação de Distritos 

A Confederação das Federações Emancipacionistas e Anexionistas do Brasil – CONFEAB manifesta sua total solidariedade à dona Hilda, extensivo à família enlutada.

Clovão foi um bom companheiro, ninguém pode negar! 



Almoço no Shopping do Conjunto Nacional 

No gabinete da Deputada Federal Flávia Morais/GO

Com Antonio Pantoja e Marco Ruas (CONFEAB),
com sua Hilda, na Câmara Municipal de Cristalina










quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

FERNANDES BELO: Um dia na toca do Laurso

Toca do Laurso: O início da brincadeira

Quando chega o período de carnaval a Multicutural Vila de Fernandes Belo, no Município de Viseu se transforma. A comunidade inteira passa a conviver com a centenária manifestação cultural conhecida como Laurso, o “Carnaval dos animais”.

Para participar dos momentos de euforia provocados pelo Laurso não tem idade. Crianças da mais tenra idade, jovens, pessoas de idade (homens e mulheres), solteiros, casados, ninguém fica de fora.

As crianças e o Laurso

Antes da terça-feira de carnaval, aos sábados e domingos a Vila de Fernandes Belo o Laurso está por todos os cantos. O primeiro Esquenta do Laurso geralmente acontece no último domingo de janeiro ou no primeiro domingo de fevereiro.

Nos sábados, as crianças e os jovens pré-adolescentes saem as ruas mostrando a força da manifestação cultural. Fantasiados de animais ganham a ruas externando sua alegria em participar do Carnalaurso.

Aos domingos é para os adultos. Neste último domingo fui até a “Toca do Laurso” acompanhar a incorporação dos bichos. Recordo-me que há vinte anos eram no máximo 20 a 25 bichos. Mas, como disse o Ferro Velho, um dos organizadores do Laurso: A fazenda aumentou. Neste final de semana feita a contagem, saíram às Ruas de Fernandes Belo 90 (noventa) bichos: Cavalos, Jumentos, Carneiro, Onças, Macacos, era bicho de toda espécie.

Toca do Laurso; Com Ferro Velho

Foi emocionante ver a emoção e o comprometimento das pessoas que, fantasiados de animais, iam mais uma vez puxar o cordão de foliões pelas Ruas da Vila de Fernandes Belo.

Quando os animais começam a sair da Toca do Laurso, a multidão extasiada vibra com os bichos. E começa o cortejo. A carretinha o DJ Batista anima os foliões. A Rua Carlos Cardoso é o inicio do arrastão. O cortejo começa a percorrer as ruas centrais da Vila de Fernandes Belo. Por onde passa arranca aplausos e explosão de alegria.

Observando bem a grandiosidade dessa manifestação cultural, chegamos a conclusão que o Laurso, o Carnaval dos Animais, representa o mais importante ícone da cultura da Vila de Fernandes Belo, do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu) e do Município de Viseu. 

NA TOCA DO LAURSO: IMAGENS DA PREPARAÇÃO DOS BICHOS 

Na Toca do Laurso: Eu estava lá!


























Com Ryana, da produção cultural