terça-feira, 5 de agosto de 2014

AS OLIGARQUIAS POLÍTICAS E O PODER

MEU FILHINHO... MEU PAIPAI: Isso é insanidade ou é sede de poder?

Acompanhando o desenrolar dessas eleições observamos a sede de alguns de alguns chefes políticos, que desesperadamente buscam realizar um verdadeiro cerco as diversas esferas de poder, qualquer que seja o seu nível. O alvo é um só.

As redes sociais nos fornecem ferramentas espetaculares para acompanhar esse processo. Antigamente quando se procurava descobrir se fulano ou sicrano era candidato travávamos verdadeira luta pela falta de informações.  Folheávamos o Diário Oficial do Estado (edição impressa) ou faziamos plantão na porta das mais variadas Juntas Eleitorais, para acompanhar a publicação dos Editais que relacionavam os candidatos. Traziam  a relação nominal daqueles que tinham seus nomes aprovados assim como os reprovados pela Justiça Eleitoral. E era muito nome. Impossível de se acompanhar.

Muitas vezes a eleição terminava e nem ficávamos sabendo se fulano ou sicrano era candidato. Nos tempos modernos, depois do advento da propaganda eleitoral gratuita, as coisas se tornariam mais fáceis. Pois alguns mais afortunados conseguiam uma brechinha no programa de rádio ou televisão, programas ocupados pelos candidatos de maior expressão. Os "peixinhos" geralmente ficavam de fora do horário político.

Hoje as coisas são diferentes. Com um simples toque na tela de seu celular (não precisa ser um iphone não), você tem na palma de sua mão todas essas informações e pode navegar a vontade para ver quem passou, quem ficou reprovado, quem está pegando o expresso da meia noite (recorrendo até ao TSE). Tudo no momento em que os tribunais eleitorais encaminham as postagens. A Ficha Suja tem tirado muita gente dessas eleições (governador, vice governador, senador, deputado federal, deputado estadual) atingidos em pleno voo pela tal de "Ficha Suja".

Nessa engenhoca podemos ver , por exemplo, que tem candidato a senador que seu primeiro suplente é o pai e o segundo suplente é o filho (ou o neto). Temos casos de oligarquias que o marido é candidato a senador, a esposa a deputado federal, o filho deputado estadual. Temos casos em que o candidato teve algum tipo de impedimento, jurou que estava se afastando da política, mas quando navegamos pelo aplicativo vimos que em seu lugar entrou a esposa, o pai, o filho, o motorista, a empregada doméstica (tem de tudo).

E existem casos de insanidade mesmo. Temos casos em que um candidato é apresentado  pelo pai como candidato a um certo cargo, como sendo de um município "A"; enquanto que um outro filho é apresentado como candidato a esse mesmo cargo como oriundo de um município "B". Só que o povo do município "A" não é informado que o outro filho concorre ao mesmo cargo pelo município "B", e vice versa. E o que é mais insano ainda, pelo mesmo partido.


Acho que estão brincando com a inteligência do povo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário