sábado, 1 de novembro de 2025

ELEIÇÕES 2024 EM VISEU: Julgamento da AIJE 0600447-58.2024.6.14.0014 pode encerrar o processo eleitoral 2024

Desembargador José Maria Teixeira do Rosário
Presidente do TRE/PA

Na manhã desta sexta-feira, 31/10, acompanhei a Sessão de Julgamento nº 68, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Na pauta o processo nº 0600447-58.2024.6.14.0014, que trata d Recurso de Apelação que tem como partes:

RECORRENTE: A VERDADEIRA MUDANÇA [PSD/PDT/Federação PSDB/

CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA)] - VISEU – PA

RECORRIDOS: 1.    ANGELA LIMA DA SILVA (RECORRIDO(A); 2.    MAURO OLIVEIRA DE SOUZA (RECORRIDO(A); 3.    CRISTIANO DUTRA VALE (RECORRIDO(A)

O processo trata das Eleições Municipais de 2024, vencida pela chapa encabeçada por Cristiano Dutra Vale, tendo como vice Mauro Oliveira de Souza. A candidata Carla Parente, foi candidata tendo como vice Victor Melo, foi chapa vencida.

Desde ontem estou em Viseu. Fiquei acompanhando o burburinho das ruas. Euforia de um lado e receio do outro. A expectativa era alta, pois o estado de incerteza do julgamento era gerado por um Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral do Pará, de lavra do Procurador Regional Eleitoral, Dr. Alan Rogério Mansur Silva, que assim se manifestava: “...a Procuradoria Regional Eleitoral se manifesta pelo provimento recursal para a reforma da sentença para que a AIJE seja julgada procedente.”.

O processo nº 0600447-58.2024.6.14.0014, que teve como Relatora a Juíza Rosa de Fátima Navegantes Oliveira. Atuou na defesa dos Recorridos o Dr. João Batista Brasil Rolim de Castro. Ao final do julgamento o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral conheceu o Recurso de Apelação e julgou por unanimidade de seus membros pela manutenção da Sentença de 1º Grau.

Dra. Rosa de Fátima Navegantes Oliveira 
Juíza Eleitoral

Dr. João Batista Brasil Rolim de Castro
Advocado de defesa dos Recorridos

Esse desfecho começou a se desenhar quando a Parte Apelante abriu mão do direito de fazer a Sustentação Oral de sua apelação. Isso já sinalizava indícios de que a pretensão da parte Recorrente mostrava dificuldades para se manter, apesar o Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral do Pará recomendar a reforma da sentença.

O que se seguiu foi o Voto da Eminente Relatora, Dra. Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, que em uma brilhante análise dos fatos reconheceu a fragilidade das provas apresentadas pela parte Apelante bem como aproveitou o Voto para reconhecer os méritos do Governo Cristiano Vale. Foi uma vitória cercada de todos os méritos.

Doravante, a sociedade viseuense espera que o Governo Cristiano Vale mantenha o trabalho que vem sendo feito no município e aproveite o momento para consolidar sua gestão.

Como coordenador do processo de emancipação do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu), espero que o prefeito Cristiano Vale volte fazer parte do grupo de apoiadores da luta pela emancipação político-administrativa do Distrito.

Com esse julgamento, acredito, se colocou um ponto final no Processo Eleitoral relativo às eleições municipais de 2024 em Viseu. Que se desarmem os Comitês Eleitorais Municipais, sem esquecer que em 2026 teremos eleições gerais onde serão escolhidos Presidente da República, Governadores, Senadores (02). Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Que nossos eleitores do Município de Viseu façam uma boa escolha!