quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

CARNALAURSO 2026: A volta do Bloco É o Bicho às Ruas da Vila de Fernandes Belo

 

Carnalaurso: A força que vem das Ruas 

ATENÇÃO: “CHAMADA” É CRIME. TODO CUIDADO É POUCO!

Há mais de 20 anos atrás junto com um grupo de moradores iniciamos o processo de resgate do Carnaval da Vila de Fernandes Belo. Naquela época haviam dois grupos de Laurso: O Laurso do Ferro Velho e o Laurso do Civico. Todos os anos, quando os dois grupos se encontravam sempre havia confronto. Aos poucos fomos agregando. O ponto alto dessa união foi a participação do Laurso no Projeto Bumbarqueira, promovido pela Fundação Cultural Tancredo Neves – CENTUR, em Belém, quando reuniu blocos carnavalescos de cidades do interior do Pará.

Projeto Bumbarqueira: Laurso em Belém

No carnaval do ano de 2008, levamos às Ruas da Vila de Fernandes Belo dois grandes blocos: O Bloco É o Bicho e o Bloco Cabeça Raxada. O Bloco É o Bicho animou o carnaval com 1.000 brincantes usando o Abadá personalizado e mais ou menos 100 senhoras do Cabeça Raxada.

Carnalaurso 2008: As meninas do Bloco É o Bicho
Carnalaurso 2008: As Senhoras do Bloco Cabeça Raxada

O curioso é que naquela época nós não tínhamos nenhum apoio institucional. Tudo era feito pela comunidade. Não tínhamos Trio Elétrico e por isso improvisamos um. O Carlinhos do Zé Aldo cedeu seu caminhão, o Zé Alfredo cedeu sua aparelhagem. O Júlio Levinson (Gugu), foi o responsável pelas fantasias das Rainhas do nosso Carnaval. Juntando tudo isso fomos para as Ruas arrastar o povão.

O Trio Elétrico do Carnalaurso 2008

Carnalaurso 2008: As Rainhas do Carnaval

Na organização do Bloco É o Bicho, Antonio Pantoja, Cabeça Silva, Ferro Velho, Gugu e Luciane. O grupo continua ativo.

A Prefeitura de Viseu reconhecendo a força de nossa tradição centenária, há alguns anos vem apoiando o Carnalaurso que se transformou em um dos maiores ícones da cultura do Município. Podemos considerar o Carnalaurso como um dos mais importantes eventos carnavalescos da região.

Carnalaurso 2008: 1.000 Abadás sumiram no meio do povo

Hoje, 20 anos depois, Bloco É o Bicho mais uma vez reúne forças para voltar as Ruas da Vila de Fernandes Belo. Neste ano, no Carnalaurso, não teremos atrações de palco. Mas, é importante termos em mente que a força do Laurso vem das Ruas. É o povo nas Ruas atrás dos dos Blocos e dos Bichos do Laurso quem faz o carnaval com o gosto de povo.

Carnalaurso 2026: A volta do Bloco É o Bicho 

A Vila de Fernandes que tem uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, nesses dias de carnaval vê sua população triplicar. Na falta de uma estrutura de hotéis e pousadas, as residencias se transformam em pousadas. A alegria é o ingrediente principal de atração das pessoas dos mais diversos lugares que vêm para ver o Carnalaurso. 

O Sistema de Segurança do Estado, representado pela 19ª CIPM/Viseu, sob o Comando do Tenente Maia, estará presente nas Ruas da Vila de Fernandes Belo garantindo a tranquilidade dos brincantes.

O Carnalaurso é o Carnaval da Paz, da Segurança e da Alegria.

IMAGENS DO CARNALAURSO 2008

Bloco Cabeça Raxada


Grandes personalidade que vão estar no Carnalaurso 2026

A volta do É o Bicho

Será se vai usar a mesma fantasia

Aguardando este casal no bloco
(Hoje são meus compadres - aqui nasceu minha afilhada)

Lembram-se desse folião?
Será se vai estar no Bloco este ano? 
PARA LEMBRARMOS COM MUITA SAUDADE
Algumas brincantes vão estar olhando para nós 

 







O LAURSO E AS "CHAMADAS": Os tempos mudam.

 

Carnalaurso 2026: Os bichos do Laurso

Algumas atitudes antes consideradas normais, hoje são criminalizadas. Dentre os principais atos que podem ser classificados como Importunação sexual: 

1) Toques indesejados: Passar a mão, apalpar, beijos forçados ("roubados") e carícias não consentidas; 

2) Ato de "encoxar": Esfregar-se no corpo de outra pessoa em transporte público ou locais lotados; 

3) Gestos e contatos obscenos: Contatos voluptuosos ou gestos invasivos de cunho sexual. 

O Laurso, o Carnaval dos animais, tradição centenária da Multicultural Vila de Fernandes Belo, é um cortejo que simboliza os animais brincando carnaval. Cada personagem representa um animal. Portanto, pessoas usando as máscaras que representam os bichos, como diz um dos organizadores da manifestação cultural, o Ferro Velho. O Laurso é uma tradição centenária. Segundo relatos, tem mais de 120 anos. 

Precisamos nos adequar aos novos tempos, visando a preservação de nossa cultura. As “Chamadas”, depois da criminalização da importunação sexual, vêm sendo tema de debate nos grupos sociais com ligações com a Vila de Fernandes Belo. Por isso, esse tipo de "brincadeira" deve ser evitado. Tipificada pelo Código Penal Brasileiro como ato de Importunação sexual, seu autor pode sofrer graves consequências.  

Devido a problemas causados por foliões mascarados, o Município de Araçoiaba (PE), cidade da Grande Recife, proibiu o uso de máscaras que cubram totalmente o rosto do brincante. Nossos “Bichos”, usam fantasias que cobrem integralmente o rosto do integrante do Carnalaurso. 

Existem várias formas de expressão cultural. Por isso, devemos trabalhar essa questão de modo a evitar transtornos para os foliões. Isso só prejudicaria nossa Manifestação Cultural Centenária. O Carnalaurso é a reunião da família Fernandesbelense. O Carnalaurso é de Fernandes Belo! 

Alguns, equivocadamente, ou até por desconhecerem a lei, defendem essa forma de "TRADIÇÃO", considerando a CHAMADA como parte da evolução do cortejo do Laurso. Não lembram que a Lei é mais forte que qualquer tradição. 

Se as CHAMADAS se configuram Importunação Sexual, e hoje são atos criminalizados, vamos evitar problemas? 

Vamos continuar fazendo do Carnalaurso o Carnaval da Paz!