quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

O LAURSO E AS "CHAMADAS": Os tempos mudam.

 

Carnalaurso 2026: Os bichos do Laurso

Algumas atitudes antes consideradas normais, hoje são criminalizadas. Dentre os principais atos que podem ser classificados como Importunação sexual: 

1) Toques indesejados: Passar a mão, apalpar, beijos forçados ("roubados") e carícias não consentidas; 

2) Ato de "encoxar": Esfregar-se no corpo de outra pessoa em transporte público ou locais lotados; 

3) Gestos e contatos obscenos: Contatos voluptuosos ou gestos invasivos de cunho sexual. 

O Laurso, o Carnaval dos animais, tradição centenária da Multicultural Vila de Fernandes Belo, é um cortejo que simboliza os animais brincando carnaval. Cada personagem representa um animal. Portanto, pessoas usando as máscaras que representam os bichos, como diz um dos organizadores da manifestação cultural, o Ferro Velho. O Laurso é uma tradição centenária. Segundo relatos, tem mais de 120 anos. 

Precisamos nos adequar aos novos tempos, visando a preservação de nossa cultura. As “Chamadas”, depois da criminalização da importunação sexual, vêm sendo tema de debate nos grupos sociais com ligações com a Vila de Fernandes Belo. Por isso, esse tipo de "brincadeira" deve ser evitado. Tipificada pelo Código Penal Brasileiro como ato de Importunação sexual, seu autor pode sofrer graves consequências.  

Devido a problemas causados por foliões mascarados, o Município de Araçoiaba (PE), cidade da Grande Recife, proibiu o uso de máscaras que cubram totalmente o rosto do brincante. Nossos “Bichos”, usam fantasias que cobrem integralmente o rosto do integrante do Carnalaurso. 

Existem várias formas de expressão cultural. Por isso, devemos trabalhar essa questão de modo a evitar transtornos para os foliões. Isso só prejudicaria nossa Manifestação Cultural Centenária. O Carnalaurso é a reunião da família Fernandesbelense. O Carnalaurso é de Fernandes Belo! 

Alguns, equivocadamente, ou até por desconhecerem a lei, defendem essa forma de "TRADIÇÃO", considerando a CHAMADA como parte da evolução do cortejo do Laurso. Não lembram que a Lei é mais forte que qualquer tradição. 

Se as CHAMADAS se configuram Importunação Sexual, e hoje são atos criminalizados, vamos evitar problemas? 

Vamos continuar fazendo do Carnalaurso o Carnaval da Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário