terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PLEBISCITOS DEVEM SER FEITOS AO MESMO TEMPO QUE ELEIÇÕES MUNICIPAIS, SUGERE PROJETO DE LEI



Plebiscitos e referendos poderão ser passar a ser promovidos, de forma obrigatória, simultaneamente com as eleições. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania está pronta para votar o Projeto de Lei do Senado (PLS 376/2005), que retira da Justiça Eleitoral a possibilidade de agendar qualquer data para a realização destas modalidades de consulta.

Originalmente, o PLS 376/2005, que poderá ser votado a partir de fevereiro, tinha o objetivo de coincidir a promoção de plebiscitos e referendos com a primeira eleição municipal prevista após a aprovação de sua convocação pelo Congresso Nacional. As justificativas para a medida apresentadas pelo seu ator – o ex-senador Tião Viana (PT-AC) – foram a racionalização do processo e a redução de seus custos.

Apesar de considerar essas preocupações pertinentes, o relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), optou por ampliar as possibilidades de realização das consultas populares durante o processo eleitoral. Assim elaborou substitutivo estabelecendo sua realização simultânea às eleições regulares, sejam elas municipais, estaduais, distritais ou federais.

“Não vejo razão para limitar a realização de plebiscitos e referendos aos anos de eleições municipais. As eleições gerais demandam cinco ou seis votos do eleitor, a depender da renovação de um terço ou dois terços do Senado Federal. Seis perguntas ao eleitor não representam um grau de complexidade muito diferente das duas perguntas que a eleição municipal envolve. Nada que impeça o acréscimo de uma ou mais perguntas sobre matérias diferentes, a exemplo do que ocorre em outras democracias do mundo.”, avaliou o relator.
Como o PLS 376/2005 será votado em decisão terminativa pela CCJ, seguirá direto para a câmara dos Deputados se não houver recurso para exame pelo Plenário do Senado.

Fonte: Caderno Poder. Seção Política. Página 3. edição de 7.01.2013. Jornal O LIBERAL. Belém – Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário