terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CONGRESSO VAI ANALISAR 6 VETOS DE DILMA



IMPORTANTES: Congresso retoma atividades em fevereiro com seis vetos na pauta

O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) retomará as atividades em de fevereiro com seis vetos presidenciais em pauta. Ao todo há trinta vetos da presidente Dilma Rousseff pendentes de análise, mas eles só entram na pauta um mês depois de chegar ao congresso.

A análise dos vetos que agora se dá pelo voto aberto, começa no dia 18 de fevereiro. Conforme acordo entre as duas Casas, os vetos são analisados na terceira terça feira de cada mês.

O primeiro veto em pauta é também o mais polêmico. Trata-se do veto integral ao Projeto de Lei Complementar 416/08, que regulamentava a criação de novos municípios, que está proibida por emenda constitucional desde 1996.

Na mensagem ao Congresso, Dilma diz que a proposta contraria o interesse público. Segundo despacho presidencial, o Ministro da Fazenda ponderou que a medida permitiria a “expansão expressiva do número de municípios no País resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa”. O ministério argumentou, ainda, que o crescimento de despesas não seria acompanhado por receitas que permitissem a cobertura de novos gastos.

Além disso, os técnicos da área destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que prejudicaria principalmente as cidades menores e com maiores dificuldades financeiras. 

Ilustração em O Liberal, edição de 07.01.2013



Fonte: Caderno Poder. Seção Política. Página 3. edição de 7.01.2013. Jornal O LIBERAL. Belém – Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário