sábado, 1 de fevereiro de 2014

TA TUDO DOMINADO!



BANDO ARMADO PROMOVE TERROR NA CIDADE DE VISEU: 
Polícia Civil, PM e ROTAM ficam reféns sob a ação de armas da quadrilha. Vergonha!

Na madrugada deste dia 30 de janeiro, quadrilha composta de aproximadamente doze homens deixou o aparato de segurança do Estado sediado no município totalmente sob refém. A quadrilha atacou a Delegacia de Polícia neutralizando a polícia Civil; partindo para o quartel da PM onde mantiveram os policiais militares sob a ação de armas fazendo o mesmo com o destacamento do ROTAM. Com a segurança do município dominada partiram para as agencias bancárias do Banco do Brasil e Banco do Estado do Pará, que ficam localizadas na mesma esquina. Utilizando-se de explosivos a quadrilha arrombaram os caixas eletrônicos de onde levaram todo o dinheiro que encontraram.

O ataque da quadrilha coincide com o pagamento dos servidores do município, quando a prefeitura deposita importâncias consideráveis e os bancos para atender a demanda dos funcionários da prefeitura abastecem os caixas eletrônicos instalados nas agencias. A policia até o momento não informou a quantia levada pela quadrilha.

Durante a ação da quadrilha que portava armamento de grosso calibre, não só o sistema de segurança ficou intimidado. Os moradores da cidade acordaram de madrugada (a ação começou por volta de 1:00 hora da madrugada) e intimidados com o festival de balas promovidos pelos integrantes do bando temiam sair as ruas para ver o que estava acontecendo. Foi tanto tiro que se ouvia na localidade vinha de Limondeua, que fica a razoável distancia da sede do município. A cidade acordou apavorada.

Terminada a ação os quadrilheiros deixaram Viseu sem sofrer qualquer ameaça, uma vez que o aparato de segurança do Estado estava totalmente imobilizado.
No mês de agosto do ano passado as agencias bancárias de Viseu foram vítimas de outro assalto de onde o bando chegou a levar dos dois bancos, Banpará e Banco do Brasil, a importância de R$ 200.000,00.

A cidade de Viseu, localizada às margens do Rio Gurupi, fica na divisa dos Estados do Pará e do Maranhão. Só possui dois acessos: Um pela Rodovia BR 308 e outro pelo Rio Gurupi.
A uma distância de menos de cinco quilômetros fica o primeiro local de fuga, pela BR 308, a Estrada do Limondeua, esta, porém, com poucas alternativas de fuga; seguindo pela BR 308, o outro ponto de fuga seria a Estrada Nova, que liga a BR 308 a Rodovia BR 316, próximo a cidade de Cachoeira do Piriá (estradas com precárias condições de trafego); e por fim o Rio Gurupi, porém nessa rota de fuga teriam de usar lanchas tipo voadeiras transporte usados por poucos na cidade, mas que seria uma alternativa bem viável dada a proximidade de Carutapera. Isso sugere que essa quadrilha tem uma base às proximidades do município de Viseu.

O que mais surpreende neste acontecimento é a inércia do sistema policial, que mesmo sabendo que final de mês coincide com o pagamento do funcionalismo municipal, período em que o bancos recebem reforço de numerário para fazer frente a necessidade de manter em tesouraria os valores necessários ao pagamento dos servidores, isso não coloca em alerta o policiamento no município de Viseu. 

Essa é uma questão que deve ser respondida pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário