sábado, 19 de abril de 2014

SEMANA SANTA EM BELÉM



As sete palavras
Comentários do Cura da Sé, Padre José Gonçalo.

1.      “PAI, PERDOA-LHES,POIS NÃO SABEM O QUE FAZEM”: “Nosso Senhor, mesmo padecendo de todo sofrimento, deu duas lições. A primeira é sobre o valor do perdão. Mesmo sofrendo, Ele perdoou os seus algozes, quem o feriu e o humilhou. Diante disso, não podemos deixar de perdoar quem quer que seja, Perdoais para ser perdoado”.
2.      “EM VERDADE TE DIGO: HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAISO”: Essa frase destaca que junto a Jesus, também estavam sendo crucificados dois homens. Um deles pediu e recebeu o seu perdão incondicional e o outro o insultou. “A forma como primeiro ladrão o trata, blasfemando, revela como tratamos muitas vezes o senhor, de forma desafiadora. Se és filho de Deus, então alcança a graça que necessito. Já o bom ladrão reconheceu os seus maus feitos e Jesus como inocente. Essa apalavra nos mostra o amor incondicional de deus por aquele que se arrepende de seus pecados. Muitas vezes deixamos de receber a graça de Deus porque estamos com o coração fechado”.
3.      3. “MULHER, EIS AI TEU FILHO. FILHO, EIS AI A TUA MÃE!”: Essa palavra revela que Jesus não deixa o povo órfão. “As três primeiras palavras são a demonstração do amor e da compaixão de Cristo. E Maria recebe a missão de conduzir o povo à obediência da palavra. Para compreender o sentido teológico dessa palavra é preciso perceber a importância da presença de Maria na vida de Jesus, com um papel fundamental que passa de uma maternidade física para uma espiritual”.
4.      “MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABONDONASTE?”: A frase demonstra a natureza humana de Jesus no momento do calvário. “A partir da quarta palavra percebemos o sofrimento de Jesus e seu sacrifício perfeito. Ele estava ferido e sangrando. A dor que ele sentiu é inimaginável, mas por mais escura que seja a noite, o sol sempre volta a brilhar. Muitas vezes por causa da dificuldade da vida pensamos que Deus nos abandonou, por mais pesada que for a nossa cruz, nunca estaremos sozinhos”.
5.      “TENHO SEDE!”: A sede de Jesus significa algo mais, pois ele tinha sede da glória de Deus. Ele sabia que pelo seu sangue teríamos a salvação. Assim como ele nos ensina, devemos também ter sede de Deus. É nosso dever buscar entusiasmadamente a glória de Cristo. Jesus é perfeitamente homem e Deus e seu sofrimento foi real”.
6.      “TUDO ESTÁ CONSUMADO!”: “Ele inclina a cabeça e entrega o seu espírito, mas isso não significa o fim. Não se refere ao término da missão, mas sua inabalável determinação à missão. A sua obediência ao amor. Ninguém tem mais amor do que aquele que entrega a sua vida. É preciso anunciar esse amor de Cristo”.
7.      “PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO!”: “Jesus entregou o seu espírito ao Pai e seu corpo morreu, mas a morte não representa a aniquilação de tudo. A história não termina aqui, pois o senhor ressuscitou verdadeiramente. Tudo vai se concretizar pela fidelidade dele. E, nós onde depositamos nossa confiança, precisamos ter coragem na caminhada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário