domingo, 15 de junho de 2014

A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DE FERNANDES BELO




Recebemos hoje pela manhã um telefonema do amigo professor Carlos Fernando Gonçalves, lá da Vila de Fernandes informando que insetos ratos e outras pragas estão acabando com o acervo de quase 8.000 livros que conseguimos para uma biblioteca comunitária que pretendíamos colocar em funcionamento naquela vila.

O acervo serviria para levar um pouco mais de cultura para a juventude estudantil não só da Vila de Fernandes Belo, mas também das localidades vizinhas, que nunca receberam esse tipo de atendimento, pois é vergonhosa a forma como a administração municipal (Prefeito Cristiano Vale e Secretária Sônia) trata a educação no município de Viseu.

Pedimos ajuda ao prefeito para instalar a biblioteca. Inicialmente ele até ajudou e prometeu disponibilizar recursos para fazer a adequação do imóvel que conseguimos para instalar a biblioteca. Mas ficou só na promessa.

Infelizmente, políticos próximos ao prefeito, contrários a nossa luta em favor da comunidade, tanto insistiram que o prefeito Cristiano Vale retirou todo o apoio que vinha dando a iniciativa, que não é só nossa, tem várias outras pessoas da comunidade envolvidas. Um dos mais ardorosos defensores dessa campanha é o professor Carlos Fernando (Motora). E o que é mais graves, pessoas residentes em nossa comunidade de transito fácil junto prefeito Cristiano também se mostraram contrários ao nosso projeto. Preferem que o prefeito continue a ajudar em festas e outras coisas do gênero. Cultura não!

Isso mostra o grau de envolvimento desses políticos com nossa comunidade, com nossa juventude. Para eles interessa um povo sem cultura, sem conhecimento, pois povo sem cultura exige pouco dos governos. Dessa forma, quanto mais inculto for o cidadão melhor para eles. A farra vai ser mais tranquila.

Vocês lembram de alguma ação desses políticos em prol de Fernandes Belo? Eu não conheço e nem lembro. As poucas obras que chegaram a nossa localidade fazem parte de um programa macro do governo federal. Não existe nada que seja de iniciativa dos políticos locais. Mas eles voltarão a lembrar de vocês quando precisarem novamente de seu voto (está chegando a hora). Em outubro teremos eleições.

Pensando no melhor para nossa comunidade, também tomamos a iniciativa de escolher dois jovens de nossa comunidade de Fernandes Belo para realizar treinamento na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, no sistema de Biblioteca. Ali aqueles jovens se qualificaram para atender a comunidade estudantil que certamente iria procurar a biblioteca. Até aqui todo o esforço tem sido em vão.

Sinceramente eu particularmente acredito que a pressão que o prefeito Cristiano Vale sofreu para não mais ajudar na instalação foi muito forte. Entre nós sempre existiu um respeito profundo, mais depois desse episódio a autoridade máxima do município nunca mais nos atendeu, nem mesmo as ligações telefônicas que antes eram constantes entre nós. Creio que deve ter acontecido algo mais ou menos assim: Se tu ajudares esse camarada perdes o nosso apoio. Sei até quem é autor maior dessa pressão... Mas o dia desse cidadão vai chegar. A juventude de Fernandes Belo vai saber dar a resposta. A nossa resposta para isso ele sabe como será...

Essa situação nos deixou revoltado, tanto que chegamos até a dizer ao professor Motora, que iriamos até Fernandes Belo na semana que vem fazer uma grande fogueira com esses mais de 8.000 livros e convidar o prefeito (Cristiano Vale), a Secretaria de Educação (Sônia) e todos os vereadores do município de Viseu (Neto, Abudy, Frack, Colota, Domingos Leite, Junior Mandy, Avelino, Rafael, Zacarias  e Cherliane) para acompanhar o protesto pelo descaso pela educação e cultura em nosso município. Confesso que a vontade de fazer isso é muito grande. E convidar também os políticos de oposição, para os quais isso seria um prato cheio. A revolta é sem limites pois nunca vimos tanta falta de compromisso com a juventude estudantil.

Mas disposição de colocar essa biblioteca não morreu. Temos a mais absoluta certeza que essa biblioteca seria um presente de valor inestimável para nossa juventude. E está nas mãos do prefeito Cristiano Vale ajudar ou virar as costas para esse importante projeto para a nossa comunidade. Por isso essa nossa luta vai continuar e para isso gostaria de chamar nossa juventude para vir nos ajudar nesse projeto. Eles, só eles ganharão com isso.

Uma curiosidade. Fernandes Belo e região não possui nenhuma biblioteca que possa atender a necessidade da comunidade estudantil e por que não dizer de toda uma comunidade.

Com a palavra o prefeito Cristiano Vale e o deputado Federal Lucio Vale... e a comunidade!


Antonio Pantoja da Silva
Presidente da Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo

Nenhum comentário:

Postar um comentário