domingo, 1 de junho de 2014

IGARAPÉ AÇU : Estrada de Ferro Belém/Bragança e os caminhos da história



PRESERVAR OU DESTRUIR?

Já faz um certo tempo que postamos algumas imagens a respeito das pontes de ferro da Ferrovia Belém/Bragança. A Secretaria de Turismo do Estado do Pará, desenvolve ações que envolvem outras secretarias de estado, visando resgatar a memória da antiga ferrovia, que muito contribuiu para o desenvolvimento da região Nordeste do Estado. Bragança, Capanema, Peixe Boi, Nova Timboteua, Igarapé Açu, São Francisco do Pará, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Benevides, Marituba e Ananindeua, foram cidades que nasceram, cresceram e se desenvolveram ao longo do ferrovia que ligava Belém a Bragança.

As secretaria de estado, com proposta para escrever a história dessa importante ferrovia, pretende revitalizar a ponte de ferro sobre o Rio Livramento, na divisa dos município de Igarapé Açu e Nova Timboteua. A revitalização da caixa d' água que abastecia as Marias Fumaças, também deve ser revitalizada.

Para que isso aconteça, entretanto, deve acontecer um pouco de mutilação desses pontos de referencia da ferrovia. Na ponte que fica sobre o Rio do II Caripi, próximo a Vila do Caripi, no município de Igarapé Açu, já começou a ser retirada, sem que houvesse qualquer movimento visando preservar esse capítulo da história. a comunidade estudantil de Igarapé Açu parece que não se sensibilizou com o fato.

Ontem a tarde ao passar pela Vila do Jambuaçu, no município de São Francisco do Pará, vi que acontecia algo parecido com uma feira cultural: "O Dia do Desafio". Chamou nossa umas faixas afixadas na ponte, com os dizeres: "CONTRA A RETIRADA E A FAVOR DA PRESERVAÇÃO".
Dias atrás também aconteceu uma manifestação promovida pelos vereadores de são Francisco do Pará, contra a retirada da ponte. Afinal aquela obra de engenharia representa um marco para a Vila do Jambuaçu e para o município de São Francisco do Pará. Fazem muito bem os vereadores e a comunidade estudantil, quer não querem que levem do município um elemento muito importante no contexto histórico da Estrada de Ferro Belém/Bragança e também para aquela comunidade.
















Um comentário: