quinta-feira, 13 de abril de 2017

CRIAÇAO DE MUNICÍPIOS - Movimento Emancipa Brasil realiza encontro Nacional


Representantes de distritos brasileiros que pretendem sua emancipação político administrativa estarão reunidos em Manaus a partir do dia 21 de abril próximo, no IV Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas. Na pauta, a discussão em busca de estratégias para acompanhar no Congresso Nacional a tramitação dos processos que visam a regulamentação do § 4º, do artigo 18, da Constituição Federal, que trata da criação, da fusão, da incorporação e do desmembramento de municípios.
Tramitam na Câmara Federal dois projetos de lei que tratam da matéria: o PLS 137/2015, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), em exame em Comissão Especial da Câmara, presidida pelo deputado federal Hélio Leite (DEM/PA) e a PEC 143/2015, de autoria do deputado federal Danilo Fortes (PSB/CE), elaborado com a contribuição do Movimento Emancipa Brasil.
O Pará conta com mais de cinqüenta pedidos de criação de municípios na ALEPA. Esses processos estão paralisados em função da falta de legislação que autorize os estados a criarem seus municípios.
 A luta pela criação de municípios no Estado do Pará apresenta casos emblemáticos. Temos por exemplo, o maior distrito brasileiro lutando por sua emancipação, no caso o Distrito de Icoaraci, com aproximadamente 200mil habitantes. Está no Pará o distrito mais distante da sede do município, o Distrito de Castelo dos Sonhos, que fica a uma distancia de 1.100 km da sede do município de Altamira.
O evento, que iniciará no dia 21 a noite, terá seguimento no dia 22, com a seguinte programação:
Às 9 horas, João Taveira de Lima, presidente da FADEAM, falará sobre o tema “As dificuldades e os desafios da emancipação no Estado do Amazonas”.
Às 10 horas o deputado federal Danilo Fortes (CE), falará sobre “O Pacto Federativo e o desenvolvimento e crescimento das Regiões no Brasil”.
Às 10:30 horas, a deputada Flávia Moraes (GO), presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da Emancipação no Congresso Nacional, falará sobre o papel da Frente Parlamentar no processo de criação de municípios.
Às 14 horas lançamentos de livros
A partir das 15 horas horários aberto para intervenções plenárias.
As 17 horas criação da Confederação Nacional Emancipalista
Apresentação da Carta de Manaus
No dia 23/04, horário destinado a um passeio turístico
O Encontro nacional dos emancipalistas surgiu após os vetos presidenciais aos PLS 94/2002 e 104/2008, ambos aprovados com expressiva votação nas duas casas legislativas, mas vetadas pela presidente Dilma Roussef. Apesar da votação com folga tanto na Câmara como no Senado Federal, o Congresso Nacional não teve força para derrubar os vetos.
Diante dos vetos, os emancipalistas sentiram a necessidade de organizar o movimento em todo o território nacional, a começar pelas suas bases, com a criação de associações distritais, passando pela criação de federações estaduais e com a criação da Confederação Nacional do Movimento Emancipalista.
O objetivo dessa organização é definir uma linha de comando do grupo, atualmente atuando em diversas frentes sem uma coordenação. A partir da criação da organização nacional, o grupo pretende definir uma linha de ação mais objetiva, com o intuito de evitar surpresas como os vetos aos projetos de lei aprovados com um grande numero de votos tanto na Câmara como no Senado Federal, mas que não foram suficientes para reverter os vetos no Congresso Nacional.

Antonio Pantoja da Silva

Presidente da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do Estado do Pará- FADDEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário