sexta-feira, 22 de julho de 2022

GENTE DA MELHOR QUALIDADE: Amizades que o tempo conserva

 

Com o dr. Lucidio e Talaia, dois amigos que o tempo conserva

No ano de 1983 cheguei a Paragominas para trabalhar no Banco do Brasil. Ali fiz muitos amigos. Alguns daqueles amigos o tempo conservou até hoje. No ano passado, em uma de minhas muitas idas à Brasília, tive a oportunidade de almoçar com os amigos Everaldo e Rosinha. Encontrei também o Aguinaldo, o Motorzinho, irmão do Everaldo, que foi funcionário da agência do BB m Paragominas. Aliás, não cheguei a trabalhar com ele. Mas, o conhecia desde Belém. Morávamos no mesmo bairro. Conheci primeiro sua irmã Vanja, que foi minha contemporânea no Movimento Jovem da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Cidade Velha.

Por sinal, anos atrás, realizamos encontros para lembrar aqueles tempos. Um no Condomínio Alphaville, em Belém, sendo recepcionados pela colega Cristina e o outro na Assembleia Paraense. Foram dois momentos impares.

Confraternização amigos do BB Paragominas: Que turma boa!
Homenagem aos amigos Altair e Célia que foram chamados pelo Criador 

Uma de minhas grandes recordação remonta aos jogos de futebol que sempre aconteciam aos finais de semana. Costumávamos jogar na AABB, No Bancrevea e no campo do Parque de Exposições da Associação Rural de Paragominas.

O futebol o Parque de Exposições era privativo para os fazendeiros, os “poderosos” e alguns convidados. Do Banco do Brasil apenas o Paulo Eldo, o Altair, marido da colega Graça Quadros e eu. Do INCRA, tinha o Talaia

Ali também construí grandes amizades. Uma delas com o dr. João Lucídio. Lembro que ele, além de amigo, era também, o nosso médico.

Mas a lembrança que tenho do Lucídio era do esporte. Jogávamos no Clube dos Nove, o clube do “poderosos” da cidade. De alguns ainda lembro dos nomes: Evandro Moreira, Arnaldo Betzel, Laurentino, Fausto Eller, Tião Piriá, eram presença constante aos sábados à tarde naquela prática de esportes.

Sai de Paragominas nos final do ano de 1999. Nesse intervalo apenas uma vez retornei a Paragominas, a convite do amigo Riberto Nagibão, para uma reunião lá no Nagibão. Foi uma viagem rápida.

A convite dos amigos da CAIP retornei a Paragominas. Nesta ultima terça feira tive a oportunidade de rever um amigo daquela época: O dr. João Lucídio Lobato Paes, agora investido na autoridade de prefeito do Município de Paragominas. Foi um breve encontro mas que serviu para deixar bem evidente que boas amizades o tempo conserva. Foi um encontro de respeito mútuo. Fiquei muito contente pela forma gentil e respeitosa como fui recebido pelo prefeito de Paragominas. Outro personagem daquela época que encontrei, que também era nosso companheiro do futebol, foi o Talaia, do INCRA, que hoje atua na área do esporte na prefeitura do Município. 

A cidade de Paragominas de hoje é muito diferente da Paragominas dos anos 80. Naquele tempo era conhecida como Paragobala. Hoje, fruto das grandes mudanças que vem enfrentando nos últimos anos, faz jus ao titulo de “Paragobela”. Para quem estava há mais de trinta anos sem visitar aquela cidade, foi um choque rever aquele novo cenário.

Como fui convidado por lideranças da Região do CAIP para ajuda-los na organização do processo de emancipação daquela localidade, deverei voltar mais vezes à Paragominas.

 Para mim será um prazer renovado voltar mais vezes a Paragominas, cidade onde vivi bons anos de minha vida. Pode ser até um recomeço de vida!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário