sábado, 17 de dezembro de 2022

ORÇAMENTOS/2023: Lei Orçamentária Anual (LOA) estadual já recebeu mais de 290 emendas e a LOA do Município de Viseu?

 

O povo quer saber: como foi elaborada e votada a Lei Orçamentária Anual - LOA de Viseu? 

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DO ESTADO DO PARÁ

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará analisa a Lei Orçamentária Anual (LOA), que vai definir os recursos que serão utilizados no exercício 2023. A LOA, que está sendo analisada na ALEPA, segundo nota do jornal O Liberal (Edição de 15 de dezembro de 2022), já recebeu mais de 290 emendas. Os deputados mudando o Projeto de Lei de iniciativa do executivo.

A Lei Orçamentária Anual estima as receitas e fixa as despesas do Município para o ano seguinte, apontando como a administração pública vai arrecadar e como vai gastar os recursos públicos. Deve ir a votação na Sessão Ordinária do dia 20 de dezembro de 2022. 

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE VISEU

Segundo informações colhidas com alguns vereadores,  a Lei Orçamentária Anual de Viseu já foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal. Porém, ainda não foi publicada no site da Casa de Leis Viseuense (https://www.camaraviseu.pa.gov.br/leis).

Segundo as mesmas fontes, o Projeto de Lei, que é de iniciativa do Executivo, foi aprovado como chegou à Câmara Municipal, sem que os vereadores apresentassem  uma emenda sequer.

Das duas uma: Ou a Lei Orçamentária está muito boa ou então o parlamento municipal  não entendeu nada por isso não apresentou nenhuma emenda sequer.

Questionamentos:

1.       Qual o valor das receitas estimadas para o exercício 2023?

2.       Qual o montante de despesas previstas para o exercício 2023.

A Lei Orçamentária Anual – LOA tem sua origem na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LOA, aprovada no primeiro semestre de 2023. Essa lei foi aprovada sem que a comunidade fosse chamada para opinar sobre a destinação dos recursos. Um governo transparente realiza Audiências Públicas com a finalidade de debater com a comunidade as prioridades para o Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário