quarta-feira, 1 de maio de 2024

CONSULTA POPULAR - EMANCIPAÇÃO DO DISTRITO DE FERNANDES BELO: O silêncio da Câmara Municipal de Viseu e a inércia dos vereadores representantes do Distrito

EXERCÍCIO DE CIDADANIA: Direito do povo de Viseu 

Hoje, 1º de maio de 2024, está completando 36 dias que o Ofício nº 002/2024-CONFEAB, de 26 de fevereiro de 2024 foi apreciado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Viseu. Naquela sessão fiz o uso do horário destinado à TRIBUNA LIVRE, para explicar as razões do pedido. Presentes os vereadores: Paulo Barros, Sandro Limão, Francinaldo Monteiro, Fena, Finha, Murilo Cruz e Renan Furtado. Ausentes da Sessão: Professora Chagas, Zé Nobre, Avelino Aventina, Abudhy e Professora Dalila.

A EC 111/2021, de 21 de setembro de 2021 alterou artigo 14 da Constituição Federal, que trata da soberania popular, introduzindo os §§ 12 e 13, delegando às Câmaras Municipais o poder de realizar Consultas Populares sobre temas de interesse local. Posteriormente a Resolução 23.736, de 27 de fevereiro de 2024, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, consolidou essa determinação constitucional.

Inobstante todo esse arcabouço jurídico que confere ao pedido a mais perfeita segurança jurídica, a Câmara Municipal de Viseu até o momento não se dignou a dar continuidade ao exame da matéria, escudando-se na inércia de sua Assessoria Jurídica que até esta data não se manifestou sobre o caso.

Não bastasse o silencio da Câmara dos Vereadores o que mais me surpreende é a inercia dos vereadores representantes do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu), que não se manifestam a cerca do pedido. Gostaria de ouvir a voz dos vereadores: Murilo Cruz, Francinaldo Monteiro, Renan Furtado e Dalila Neta, apesar desta última estar ausente até na sessão de apressentação do pedido.  

O inusitado do caso é que quando se trata de matéria de interesse do Executivo, o plenário da Câmara Municipal de Viseu é ágil e sumário. Matérias são aprovadas em caráter de “urgência urgentíssima”. Pelo que podemos observar ao longo do processo que visa chegar à emancipação do Distrito, o atual gestor municipal sempre se mostrou favorável.

O tempo não espera por ninguém. O prazo para o envio desses Decretos Legislativos é de até 90 dias antes das eleições municipais de outubro de 2024, tempo hábil para o processamento do pedido de Consulta Popular ser incluído nas Urnas Eletrônicas que estarão a disposição eleitor nessas eleições.

Reiteradas vezes tenho cobrado informalmente do presidente da Câmara Municipal de Viseu, que alega a demora da Assessoria Jurídica da Câmara Municipal em apresentar parecer ao pedido.

Vimos acompanhando o andamento dos pedidos de Consultas Populares em várias Câmaras Municipais pelo Brasil afora. Inúmeras Câmaras já receberam igual pedido, muitas delas já aprovaram seus Decretos Legislativos e algumas, inclusive, já encaminharam os DL para a Justiça Eleitoral, conforme recomenda o § 12 do referido artigo 14, da Constituição Federal.

A apreciação/aprovação da Consulta Popular apresentada à Câmara Municipal de Viseu seria a resposta mais constitucional do Poder Legislativo a um pedido feito por uma comunidade, revestido da mais absoluta legalidade e cercado de total segurança jurídica.

Nessa Consulta Popular o Município de Viseu vai ser chamado a dizer se aprova a emancipação do Distrito de Fernandes Belo. A resposta não será a criação do Município. Mas, será um sinal dos Distritos Brasileiro para o Congresso Nacional dizendo que precisam urgentemente da aprovação de uma Lei Federal que regulamente o § 4º, do artigo 18 da Constituição, que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios no Brasil.

Em outubro/2024 teremos eleições municipais. Simultaneamente com essas eleições ocorrerão Consultas Populares nos Municípios que possuem Distritos envolvidos na luta por sua liberdade político-administrativa. Será o momento que o povo vai dizer o que quer de melhor para seu povo.

Com a palavra o senhor presidente da Câmara Municipal de Viseu, vereador Paulo Barros.

 

Antonio Pantoja da Silva

Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo - AMEFEB

 

  

Direito de Imagem: 

https://br.images.search.yahoo.com/search/images?p=imagens+%2B+cidadania&fr=mcafee&type=E210BR91199G0&imgurl=https%3A%2F%2Fescolaeducacao.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2020%2F04%2Fcidadania.jpg#id=0&iurl=https%3A%2F%2Fescolaeducacao.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2020%2F04%2Fcidadania.jpg&action=click (acesso em 1/05/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário