sábado, 21 de fevereiro de 2026

CARNALAURSO 2026: Cinzas do Carnaval na Vila de Fernandes Belo

 

Carnalaurso 2026:
A força que vem das ruas da Vila de Fernandes Belo

Como acontece todos os anos, o Carnalaurso 2026, começou a se desenhar em uma reunião com o Secretário Municipal de Cultura de Viseu, Adenilton Monteiro. Nessa reunião ficou definido que neste ano não haveria bandas. A cobertura sonora ficaria a cargo da Aparelhagem Supermíssil, do professor Zé Alfredo, aqui da Vila de Fernandes Belo.

Vila de Fernandes Belo: Berço do Centenário Laurso

O PALCO PRINCIPAL: Na Praça São Benedito seriam colocadas 20 barracas a disposição do pessoal que comercializa bebidas e comidas. O sorteio foi feito no mesmao dia da reunião, ficando assim distribuídas: BARRACAS PARA A VENDA DE BEBIDAS: 1. Laurso  (Ferro Velho); 2. Laurso (Dico); 3. Laurso (Cara Dura); 4. Laursinho; 5. Blocos; 6. Nazico; 7. Juventus; 8. Louro; 9. Perigo; 10. Junior Pires; 11. Cabeça Silva; 12. Jacileia; 13. Amigos de Fernandes Belo; 14. Palico; 15. Veveco; 16. Associação Emancipalista; 17. Valmir; 18. Galo Duro; e 19. Naná (Bebida e comida). BARRACAS PARA A VENDA DE COMIDA: 1. Amauri; 2. Leiliane; 3. Jaci; 4. Tia Rai; e 5. Grupo da Igreja. Aconteceram algumas desistências.

Vila de Fernandes Belo: Praça São Benedito

Os “Esquentas” do Laurso começam no último sábado do mês de janeiro, com o Laursinho, “As Crias do Laurso”, formado por crianças e adolescentes. No primeiro domingo, No domingo, no "Esquenta" dos adultos, foi possível fazer uma prévia do que seria o Carnalaurso 2026. A mesma animação continuou pelos finais de semana seguintes.

O Carnalaurso 2026 contou com a volta do Bloco É o Bicho, o mais antigo bloco a desfilar no carnaval. Organizado por Antonio Pantoja, Cabeça Silva, Ferro Velho, Gugu e Luciane, depois de mais de 15 anos de ausência nas ruas, o bloco voltou a participar do cortejo do Carnalaurso. Deferente do ano de 2008, quando desfilou com 1.000 brincantes, neste ano apenas 100 simpatizantes receberam o Abadá do Bloco É o Bicho.

Carnalaurso 2026: Brincantes do Bloco É o Bicho

TRAJETÓRIA DO CARNALAURSO

Nos anos anteriores haviam dois blocos do Laurso: O Laurso do Ferro Velho o Laurso do Civico. Quando os dois blocos se encontravam, sempre havia atrito entre seus brincantes. O Carnalaurso sempre terminava no Barracão do Laurso do Civico. Depois do cortejo rolava uma festa. O Carnalaurso não contava com o apoio institucional da prefeitura. O ponto alto do Carnalaurso era o Cortejo dos animais nas Ruas da Vila de Fernandes Belo. Sem ao menos um Mini Trio Elétrico para animar o cortejo, já com  os dois blocos unidos, a organização passou a utilizar um caminhão, geralmentte cedido pelo Gordo ou pelo Baixote, onde era instalada a aparelhagem do Zé Alfredo. Esses foram os ingredientes que transformaram o Carnalaurso da Vila de Fernandes Belo em uma atração cultural que passou a ultrapassar os limites da Vila.

Brincantes vindos de Belém, filhos e amigos de Fernandes Belo, foliões vindos das localidades do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu) e de localidades de dos Municípios vizinhos (Augusto Correa e Bragança), da sede do Município, muito contribuíram para o engrandecimento dessa manifestação cultural Centenária. O cortejo do Laurso e os blocos que passaram a fazer parte da animação, hoje dão o tom na animação do carnaval. 

O sucesso do Laurso ultrapassou as fronteiras da Vila de Fernandes Belo. Convidado pela Fundação Cultural Tancredo Veves - CENTUR, no ano de 2013 o Laurso participou do Projeto Bumbarqueira, o Carnaval dos Municípios paraenses, que aconteceu na Capital do Estado. O grupo foi a Belém com o total apoio da Fundação Tancredo Neves - CENTUR, na época presidida pelo cantor Nilson Chaves, tendo na Diretoria de Integração Cultural - DIC a também cantora Lucinha Bastos. O Sucesso do Laurso nas ruas de Belém, no trajeto entre a Praça Amazonas e o Portal da Amazônia foi arrebatador. Essa participação no Projeto Bumbarqueira alavancou de vez o fortalecimento da identidade da centenária manifestação folclórica da Multicultural Vila de Fernandes Belo. É importante frisar que essa viagem a Belém foi feita sem qualquer apoio institucional da gestão Municipal, apesar do apelo ao então prefeito, Isaias Neto. 

Fevereiro/2013 - Praça Amazonas - Belém/PA
Projeto Bumbarqueira

Fevereiro/2013 - Praça Amazonas - Belém/Pará
Diretores da AMEFEB com os Bichos do Laurso 

Diante da repercursão que o Laurso obteve na participação do evento promovido pelo CENTUR, o Carnalaurso da Vila de Fernandes Belo conseguiu consolidar de vez a manifestação cultural centenária como um dos maiores ícones culturais do Município de Viseu. 

Anos depois, o Carnalaurso começou a contar com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Viseu. 

Carnalaurso 2020: Apoio institucional da Prefeira de Viseu

Nos dias atuais a organização do Carnalaurso continua a receber o apoio institucional do governo municipal através da  Secretaria Municipal de Cultura - SECULT/Viseu, tendo no Secretário Adenilton Monteiro, um dos maiores entusiastas dessa manifestação folclórica da Multicultural Vila de Fernandes Belo. 

A parceria Laurso/Comunidade da Vila de Fernandes Belo/Prefeitura de Viseu é fundamerntal para a continuidade do processo de fortalecimento desse importante ícone da Multicultural Vila de Fernandes Belo.

No Carnalaurso 2026, a Segurança dos brincantes foi garantida por policiais do PPD/Fernandes Belo com  apoio de Policiais Militares da 19ª CIPM/Viseu, comandada pelo Capitão Maia. Contou ainda com uma equipe de segurança privada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário