terça-feira, 24 de maio de 2016

FALTA DE LIBERAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS ATRASA OBRAS EM ANDAMENTO NA VILA DE FERNANDES BELO

Atualmente verificamos a existências de duas grandes obras em andamento na Vila de Fernandes Belo: Um Ginásio Poliesportivo e uma creche destinada a atender duzentas crianças.
No mês de março quando fui até Brasília para tratar de assunto de interesse da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do Estado do Pará – FADDEPA , perambulando pela Câmara dos Deputados, ao visitar o gabinete do deputado Lúcio Vale, encontrei com o prefeito de Viseu, Cristiano Vale.

Conversando sobre ações de interesse de nosso distrito de Fernandes Belo, o prefeito me convidou para acompanhá-lo na visita ao FNDE e ao Ministério da Saúde. O assunto que o levou até a Capital Federal foi justamente o atraso nas obras do governo federal em nosso município. Era necessário promover gestões para a liberação de recursos para o andamento de várias obras em andamento no município, tocadas com recursos da união, que se encontravam paralisadas por falta de liberação de recursos.

Com relação às obras da Creche e do Ginásio Poliesportivo em Fernandes Belo, ficara ajustado que no início do mês de abril, as parcelas pendentes de liberação seriam efetivamente liberadas e as obras retomadas. Posteriormente o prefeito me informou que para as obras na vila de Fernandes Belo, apenas a importância de aproximadamente R$ 28 mil reais fora liberada. A obra reiniciada, mas logo, mais uma vez paralisada.

Vale a pena considerar que essas obras tem o aporte de recursos feito de acordo com o andamento dos serviços. Após a fiscalização do agente financeiro, geralmente a Caixa Econômica Federal, os recursos calculados são liberados. Como já faz algum tempo que o governo federal não libera recursos para essas obras, as empresas contratadas para a execução dos serviços suspendeu suas atividades, pois devido ao não recebimento da parte das obras executadas, a conseqüência imediata é o atraso no pagamento dos trabalhadores. Assim, para evitar esse grave problema, as empresas decidem suspender os trabalhos.

Essas obras não são executadas com recursos próprios do município e por isso foge a competência do município o andamento dos serviços. É bom que se esclareça que a Vila de Fernandes Belo e o município de Viseu, não são os únicos entes federativos a enfrentar esse problema. Existem obras do governo federal paralisadas em todo o território nacional.

Diante dessa crise política/governamental que o país atravessa, aumenta a preocupação com o quer poderá acontecer com essas obras que foram iniciadas e logo paralisadas. Portanto, não existe o menor cabimento em lançar a culpa nos governos municipais pela paralisação dessas obras, pois se assim elas se encontram isso devemos creditar unicamente a falta de liberação de recursos de origem federal. Devemos acompanhar atentamente a evolução do cenário político econômico que ora vivemos.


De nossa parte, cumprimos regularmente nossa missão cidadã. Acompanhamos com efetiva preocupação a liberação de recursos destinados ao município de Viseu, principalmente aquelas obras em execução no distrito de Fernandes Belo. E vamos nos manter vigilantes acompanhando a execução das obras de cunho federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário