quarta-feira, 25 de maio de 2016

FERNANDES BELO QUE QUEREMOS: O que posso fazer por Fernandes Belo?

Inauguração da ACC Fernandes Belo

Hoje amanheci pensando naquela célebre frase do presidente John Fitzgerard Kennedy: "Não pergunte o que os Estados Unidos podem fazer por você, mas o que você pode fazer pelos Estados Unidos".

Parafraseando o presidente, digo: "Não pergunte o que Viseu ou o Distrito de Fernandes Belo podem fazer por você e sim o que você pode fazer por Viseu e pelo Distrito de Fernandes Belo".

O porquê dessa indagação? É muito simples. Faço parte de um pequeno grupo de cidadãos que gostam da Vila de Fernandes Belo e gostam de Viseu. Por isso resolvemos lutar pela emancipação do Distrito de Fernandes Belo. Mas, para que nós consigamos atingir nossos objetivos temos muito que fazer.

Não sou filho de Viseu, mas por afinidade, me considero filho de Fernandes Belo. Sinto-me um viseuense. Por isso dedico uma grande parte de meu tempo para essa luta. Como presidente da Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo - AMEFEB, devido a minha intensa participação no processo fui conduzido à presidência da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do Estado do Pará – FADDEPA. Nessa condição tenho participado de trabalhos em vários Estados da Federação, sempre levando e elevando o nome do Distrito de Fernandes Belo. 

Nosso pretenso município hoje é conhecido no Brasil inteiro, graças ao trabalho que venho desenvolvendo no movimento emancipalista nacional.

Porém, para essa atividade intensa, tem sido fundamental o apoio recebido da prefeitura de Viseu, na pessoa de seu gestor, Cristiano Vale. Quando tenho de me deslocar até a capital federal recebo apoio logístico do deputado federal Lúcio Vale. Se o deslocamento é para outras regiões da Federação ou outros municípios do Estado levo comigo os interesses de Fernandes Belo.

Agora retorno aquela questão o que podemos fazer por Fernandes Belo? Quando conseguimos instalar o Destacamento de Polícia Militar, alguns dias depois o Comando da Cia. de PM em Bragança foi surpreendida por um abaixo assinado, de alguns moradores da região pedindo a saída do policiamento da Vila.

Inauguração do PPD em Fernandes Belo 


Hoje estamos inaugurando uma Agência Comunitária dos Correios, o primeiro passo para termos em nosso distrito uma agência dos correios oferecendo toda uma gama de serviços ofertados pela ECT (correspondências, pagamento de contas, recebimento de benefícios do INSS, Recebimento de Bolsa Família, de salários, abertura de contas bancárias e muitos outros serviços).

ACC Fernandes Belo - Uma conquista da comunidade


A comunidade vibrou com o acontecimento. Porém, infelizmente apareceu um grupo de pessoas que se enquadra naquele primeiro time (o que Viseu pode fazer por mim?) e largou a tecer críticas à conquista. A AMEFEB muito se empenhou para que essa demanda virasse realidade. Aqui mais uma vez foi de suma importância o apoio recebido da prefeitura de Viseu. Sem esse apoio não teríamos conseguido instalar em Fernandes Belo essa ACC. Onde entrou a prefeitura nisso? É de suma importância que seja levado ao conhecimento da comunidade:

1. A prefeitura teve de celebrar um convênio com a ECT para a instalação da ACC;

2. A prefeitura teve de bancar algumas obras de adequação do prédio (pintura, balcão, prateleiras) de forma a possibilitar o funcionamento da ACC;

3. Compete a prefeitura o pagamento do aluguel do prédio;

4. Compete a prefeitura a cessão de um servidor efetivo para administrar a ACC;

Como podemos observar somente a AMEFEB não reuniria condições de trazer para nossa comunidade uma agência dos correios.

Por sinal, corre a “boca grande” em Fernandes Belo que os companheiros que atuaram como base de apoio dessa luta teriam recebido R$ 8.000,00 (Oito mil reais) para mandar fazer um balcão, em madeira forte. Pura maledicência, pois na verdade, a prefeitura de Viseu disponibilizou a importância de apenas e tão somente R$ 700,00 (Setecentos reais) para pagamento do móvel.

O que mais se fala não passa de “dor de cotovelo” daqueles que nunca se prestaram a lutar por benefícios efetivos para nossa comunidade. Essa luta por sinal é uma de minhas marcas e que para isso conto com a parceria de muitos amigos e companheiros residentes aí no Distrito, principalmente em Fernandes Belo, que nunca medem esforços para acompanhar nossa luta.

Nós fazemos parte daquele segundo time (O que podemos fazer por Viseu e Fernandes Belo?). E que também, devido a seriedade de minha luta, sempre encontro amparo do prefeito Cristiano Vale, apoio esse que tem sido decisivo na resolução de algumas ações que a AMEFEB tem conseguido fazer no distrito, como por exemplo, essa agência dos correios, que atenderá a todo o Distrito de Fernandes Belo e mais a algumas comunidades do vizinho Augusto Correia.

Nossa luta está centrada na transformação da ACC em uma agência plena. Hoje já vamos protocolar na DR-ECT/PA, expediente pedindo que seja analisada a viabilidade da implantação desses serviços dentro da maior brevidade possível. Afinal nosso Distrito pede por isso.

Para finalizar a AMEFEB agradece o decisivo apoio que recebeu da prefeitura de Viseu, que sempre se mostrou pronta a apoiar projetos sérios que venham de encontro às necessidades de nossa comunidade. E seriedade tem sido a marca de nossas ações.

E vamos continuar na luta por dias melhores para nossa comunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário