sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ELETRIFICAÇÃO DA TRANSGARIMPEIRA EM DEBATE


Apesar de ser produtor e exportador de energia, o Pará ainda compreende em seu território áreas carente de um serviço de eletrificação de qualidade. É o caso do distrito de Moraes Almeida e das comunidades de Crepurizão e Crepurizinho, no município de Itaituba. Para atender antigo pleito de parte dos paraenses que sofre com uma energia cara, de baixa qualidade e que não chega a todos, foi realizada uma audiência pública anteontem, em Brasília, entre parlamentares do Estado e Ricardo Cyrino, secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME).
            “Retomamos esse antigo debate a fim de resolver o problema de fornecimento de energia e da qualidade do serviço que se arrasta por anos na região Transgarimpeira. Estamos buscando junto ao Ministério de Mina e Energia uma solução que atenda de maneira emergencial, assim como uma saída definitiva”, esclareceu o senador Zequinha Marinho (PSC/PA), que comandou a comitiva parlamentar. De acordo com Marinho, além das alternativas em nível federal, ele deverá se reunir nos próximos dias com a diretoria da Celpa para que a concessionária possa priorizar em seu plano de universalização do Programa Luz para Todos, o atendimento da Transgarimpeira.
Conforme o secretário do MME, a definição da melhor solução para atender a demanda para a eletrificação e o reforço da energia, perpassa pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável em produzir os estudos indicativos para a área de energia.
Presentes na reunião os vereadores de Itaituba Wescley (PSC) e Dirceu Biolchi (SD) se mostraram bastante confiantes na solução dessa demanda da região.

Fonte: Jornal O Liberal. Caderno Panorama. Seção Política. Página 4. Edição de 22.02.019. Belém-PA.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário