quinta-feira, 18 de março de 2021

COVID 19: Pare o mundo que eu quero descer!

            Há alguns anos atrás, na década de 60, teve um cantor, Silvio Brito, que gravou uma música onde pedia para o mundo parar que ele queria descer. Tudo estava tão ruim que ele queria desembarcar e descer em busca de outra vida melhor. As rádios tocavam a canção repetindo os versos da música que dizia assim: Pare o mundo que eu quero descer que eu não aguento mais tirar fotografias para renovar meus documentos. É carteira disso e daquilo que até já amarelou minha certidão de nascimento. O artista encerrava sua música dizendo que estava tudo errado. O mundo seguia desorientado. Enquanto ele tinha de ficar ali parado. Por isso queria que o mundo parasse para ele descer... Sílvio Brito vivia em um paraíso e não sabia!

O que ele diria hoje diante desse quadro de pandemia que assola o mundo? Onde todos têm vontade de pedir para o mundo parar querendo descer. Acho que essa é a vontade da humanidade. Afinal, o homem se sente impotente diante de tão grave crise. Não consegue dar um passo adiante. Vive caminhando em círculos, sem saber para onde ir.

Anoitecemos, mas, não temos a certeza de que vamos amanhecer bem e com saúde. Nossa vida se encheu de novos termos: pandemia, lockdown, bandeira vermelha, bandeira preta, medidas restritivas, álcool em gel, máscara facial. Lave as mãos....

Os hospitais não têm mais leitos para abrigar os doentes. Parece que vivemos um tempo de guerra. Faltam leitos clínicos, faltam leitos de UTI, falta oxigênio, faltam respiradores, estamos à beira de ter uma crise de falta de medicamentos e de insumos para tratamento de contaminados com o Covid.

Assistimos governantes se esforçando ao máximo para conter o avanço do vírus. Apesar desse esforço ainda se pode ver algumas pessoas querendo fazer festas, jogando futebol em arenas, tomando banhos em igarapés, bebendo pelos bares da vida, numa demonstração irresponsável de quem não tem compromisso com a saúde alheia. E muito menos com a sua própria saúde.

Hoje a Prefeitura de Viseu editou o Decreto Municipal 148/2021, restringindo atividades no município. O prefeito Isaias Neto usou as redes sociais e a Rádio Santa Terezinha para convidar a população ao se unir em torno dessas medidas. São ações que visam proteger a saúde do Viseuense.

Nas medidas anteriores, infelizmente, a adesão não foi total. Dessa vez, esperamos que a medida atinja seu efeito. Precisamos cuidar da saúde do viseuense: Colabore!

O governo está fazendo sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário