terça-feira, 22 de novembro de 2022

ELEIÇÕES EM VISEU: Que vença o grupo que mostrar amor a Viseu

 

Resolução nº5755. A hora e a vez do povo de Viseu!

O Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Pará em sua edição Nº284, de hoje, 22/11/2022 (https://dje-consulta.tse.jus.br/6ba9d077-3702-435a-9b19-62382abf8ce6), publica a Resolução 5.755, que fixa data e estabelece instruções para a realização de Eleição Suplementar aos cargos de prefeito e vice-prefeito no Município de Viseu - PA (14ª Zona Eleitoral) e aprova o respectivo Calendário Eleitoral.

A Resolução 5.755 estabelece os procedimentos que devem ser observados na realização do Pleito. A publicação dessa Resolução encerra de vez as notícias especulativas que pessoas mal informadas insistiam em postar nas redes sociais.

Aliás, a esse respeito, é impressionante o desconhecimento dos eleitores de Viseu a respeito dessa nova eleição. Em minha opinião ela se funda nas notícias de que o prefeito e vice-prefeito cassados ainda vão voltar. Isso eu acho pouco provável. Estive em Viseu neste domingo acompanhando a procissão do Círio de Padroeira do Município. No trajeto, várias pessoas me perguntaram se era verdade que ia haver novas eleições em Viseu. E qual a razão? Incrível, mas, é, absolutamente verdadeiro. Um povo que vive escravizado pela falta de informação ou pela falsas informações.  

Outro fato que surpreende e incomoda é saber que o prefeito afastado continua sendo prefeito, uma vez que é ele quem determina todas as ações do prefeito interino ou seja hoje é “o dono do prefeito”.

E no rumo que as coisas andam essa situação ainda pode continuar depois da eleição do novo presidente da Câmara. Hoje o prefeito interino de Viseu é o vereador Avelino Aventina. Com a proximidade das eleições para a nova presidência da casa, se desenha o quadro com o vereador Paulo Barros sendo “escolhido” presidente da Câmara com o vereador Avelino Aventina com vice-presidente (essa é a decisão do prefeito afastado – vai continuar sendo o dono do prefeito). Confirmada essa decisão, o vereador Paulo Barros, como novo presidente da Câmara Municipal de Viseu assume interinamente a prefeitura do Município, até as eleições.

Esse quadro pode mudar caso a tese que vem sendo construída confirmar a intenção do grupo de oposição comandado pela candidata que foi derrotada pelo prefeito cassado. É sabido que na oposição três vereadores tem assento garantido. Faltam (04) quatro. Segundo informações não oficiais, já está em campo um grupo com forte$ argumento$ para convencer pelo menos quatro (04) vereadores e assim garantir a presidência da Câmara para o Grupo de oposição ao atual prefeito.

E creio que isso não será difícil. Pelo menos sete (07) vereadores estão insatisfeitos com a decisão do “Dono da prefeitura”, em indicar o vereador Paulo Barros para a presidência da Câmara. A boca fechada vem se declarando insatisfeitos com a decisão. Com isso o campo fica aberto para a oposição. Argumento$ para isso, segundo a fonte, não vai faltar.

O objetivo dos dois grupos é a prefeitura. Conseguindo eleger o Presidente da Câmara, este, eleito, assume interinamente o comando da prefeitura. E, com isso assegura posse da chave do cofre do Tesouro Municipal. E, com recursos públicos bancar a eleição de seu candidato.

Dois grupos: Um que não quer largar e outro que faz de tudo para pagar o comando o Município. A conta no final de tudo que vai pagar é o povo de Viseu. E o pior, vai pagar a conta e não vai ficar com nada.

Existe um terceiro grupo. Esse grupo não tem políticos com mandado e nem tem empresários. Mas tem muita vontade de devolver Viseu para os Viseuenses. A força do povo ninguém vence. Só falta esse povo se organizar.

Diz a nossa Constituição Federal em seu artigo 1º:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

A hora de mudar esse quadro é essa. Temos pouco tempo para agir. Vem para a rua e vamos mostrar a força de nosso povo e amor pelo Município de Viseu.

Assim veremos na luta dois grupos:

O primeiro formado pelas forças políticas que querem a Prefeitura de Viseu; e

O segundo formado pelas pessoas que amam Viseu.

Vem para a rua participar desse movimento que surge para o bem de Viseu.

De que lado você vai ficar?

Essa será a prioridade do grupo daqueles que amam Viseu


Nenhum comentário:

Postar um comentário