quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

ELEIÇÕES 2024: O Candidato ideal para o Município de Viseu

E agora José? 

Muito tem se comentado a respeito da política de Viseu. Executivo e legislativo vivem em uma sempiterna lua de mel. Em CNTP (condições normais de temperatura e pressão) isso seria muito bom. Significaria que cada um estivesse cumprindo seu papel institucional e o Município apresentava um “céu de brigadeiro”.

Mas, para levar essa história para frente precisaríamos entender qual o papel de cada umas dessas instituições: Quais são as atribuições do poder executivo? E qual é a missão institucional de uma Câmara de Vereadores. Será se cada um deles está efetivamente cumprindo seu papel?

Como todos já devem ter respondido esse questionamento com 100% de acerto, vamos seguir em frente...

Um dia me perguntaram, como qual o perfil ideal para um candidato a vereador em Viseu?

Eu achei pergunta um pouco cabulosa. Um pouco tendenciosa.  Eu sempre fui um crítico político. Algumas vezes ultrapassei barreiras. Parti para a discussão forte sobre qual seria o papel de cada um dos atores políticos.

Minha militância politica já me levou a enfrentar algumas situações complicadas. O tempo, porém, mostrou que a razão estava do meu lado. Não é meu perfil defender o indefensável. Não gosto de questionar sem saber o que estou questionando.

Fez-me lembrar até um velho forrozeiro: Quando eu entro numa briga, não quero sair mais não... !

Mas deixando de dar voltas. Qual seria o perfil de meu candidato perfeito para o Município de Viseu?

·         Primeiro, deveria ser uma pessoa que tivesse um mínimo de comprometimento com as causas sociais de seu Distrito, de seu Município;

·         O candidato deveria ter um mínimo de conhecimento das questões constitucionais, sabendo diferenciar o que é um instrumento legislativo: Leis, Decretos, Resoluções, Moção, um ofício;

·         Precisaria ter um mínimo de noção do que seja o processo legislativo, pois logo no primeiro semestre de seu mandato ele estará às voltas com uma importante ferramenta orçamentária, a Lei de diretrizes Orçamentárias;

·         Logo em seguida terá a sua frente a Lei Orçamentária Anual (LOA), ele precisa conhecer ainda que superficialmente, pois ele será o responsável pelo orçamento anual de seu Município;

·         Como uma de suas funções como vereador será legislar ele precisará saber quais são os temas de interesse de seu Município;

·         Como ele pode ser chamado para fazer um parecer sobre matéria legislativa em tramitação na casa, no mínimo ele terá que saber como se redige um documento dessa natureza;

·         Captar recursos para seu Município não é competência apenas do gestou chefe do executivo, será se ele conhece os caminhos e como proceder para obter recursos que possam financiar projetos de interesse de seu Município?

·         Geralmente quando um candidato se apresenta ao eleitor ele costuma dizer que vai resolver os problemas da educação, da saúde, da segurança, enfim de todos os problemas afetos ao seu Município. Será se ele sabe os caminhos para buscar a solução desses problemas;

·         Meu candidato ideal seria aquele que conhecesse o potencial do município e perseguisse uma forma de gerar emprego, renda e melhor qualidade de vida para mim e para as gerações futuras; e.

·         Meu candidato ideal precisaria conhecer quais são as prioridades de meu Distrito, de meu Município, afinal existe carência para todos os ângulos que olho...

 Esse seria o perfil mínimo de um candidato ideal para o Município de Viseu.

E se não existir esse candidato?

Aí eu vou ter de escolher um candidato que pague minha conta de energia, que avie uma receita, que me compre um botijão de gás, que me dê R$ 10,00 para comprar um quilo de farinha, que me dê pelo menos um frango, que me dê uma passagem de ônibus para Bragança ou até mesmo para a sede do Município ...

Ai surge um dilema: Mas então, o que vai ser do Município?

·         Vai continuar com carencia da saúde? Ou você tem um atende médico que cubra pelo menos o mínimo de sua necessidade? 

·          E esse eterno problema com o abastecimento de água? 

·         Vou sempre estar dependente da bondade de um político que me consiga uma vaga de temporário? Mas, aí vou ter de ficar o tempo todo de bica fechada. Não vou poder sequer lutar pelos meus direitos mais elementares?

·         Que exemplo vou dar para minha geração futuro se eu não tenho um futuro para oferecer para ele?

Mas aí o amigo me perguntaria: O que eu faço no dia 06 de outubro, dia das eleições? Aí lembro que essas questões nunca foram minha preocupação.

Então, o que fazer no dia 06 de outubro, dia das eleições? Já sei! Vou fechar os olhos e escolher o que meu dedo for em cima, afinal eu não consegui achar nenhum candidato com o perfil ideal ...

BOA SORTE VISEU!

QUAL É SEU TIPO?





Nenhum comentário:

Postar um comentário