sábado, 10 de fevereiro de 2024

CARNAVAL: O LAURSO e a Muticultural Vila de Fernandes Belo

 

CARNAVAL 2021: O Laurso pediu, fique em casa. E o povo ficou!

A matéria publicada ontem, 09/02, no Portal de Notícias do DOL – Diário do Pará on line, criou uma polêmica com a chamada da matéria: Laurso promete arrastar multidões no Carnaval de Viseu.

Se o observador desatento pegar seu carro, marcar no GPS sentido Viseu vai chegar ao seu destino e encontrar uma cidade vazia. O povo vai estar na Vila de Fernandes Belo. É lá a Toca do Laurso.

É certo que Fernandes Belo pertence a Viseu. Porém, há muito tempo vivemos como se fossemos uma “Pátria independente”. No início do ano tive a oportunidade de conversar com o Magistrado da Comarca de Viseu, Dr. Charles Claudino. No meio da prosa ele disse: “é impressionante como o povo de Região se sente como já fosse um Município autônomo”. 

Isso é impressionante. Quanto alguém pergunta para um nativo de onde ele é, responde:

- Sou de Fernandes Belo!

Ou  às vezes diz:

- sou do II Distrito!

Mas, nunca diz:

- Sou de Viseu.

A força do Laurso é tão grande, que no ano de 2021, por conta da pandemia do Coronavírus, não teve carnaval. O Mundo estava doente. Mesmo com a proibição de aglomerações, o povo não respeitava. A polícia ia, parava a festas, aprendia as carretinhas (houve até ameaças contra minha vida pois, achavam que eu estava por trás da ação da polícia). Mesmo assim as pessoas teimavam em se reunir em festas.

Eis que surge a figura icônica do Laurso. Percorreu as Ruas da Vila de Fernandes Belo pedindo que a população ficasse em casa. O povo obedeceu!

Esse fato nos fez entender que o Laurso, que é de Fernandes Belo, transcende a expectativa. Por isso não só a comunidade, mas, como todos aqueles que são admiradores de nossa expressão cultural, deve valorizar cada vez mais essa expressão cultural de Fernandes Belo.

Por essas e outras razões que sentimento de pertencimento deve ser valorizado com excelência: O Laurso é nosso!

Em 2021 O LAURSO MANDOU FICAR EM CASA, O POVO FICOU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário