segunda-feira, 29 de julho de 2024

ELEIÇÕES 2024: A emancipação do Distrito de Fernandes Belo e os pré-candidatos à Câmara Municipal de Viseu

EMANCIPAÇÃO DO DISTRITO DE FERNANDES BELO: Quem tem interesse?
Candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores,
mostrem para os moradores do Distrito qual é seu real interesse nessa luta.


        O Movimento pela Emancipação de Distritos no Brasil vive um momento de efervescência para realizar as Consultas populares aprovadas por Câmaras Municipais. A Constituição Federal autoriza via art. 14, § 12 e o TSE por meio da Resolução 23.736/2024, confirma. Porém, os Tribunais Regionais Eleitorais insistem em vincular uma consulta popular com uma Consulta Plebiscitária (§ 4º, do art. 18, da Constituição Federa).

O apoio político para buscar a regulamentação da matéria que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios no Brasil é muito importante. Por isso estamos incentivando os verdadeiros emancipalistas a participarem das eleições municipais em todo o Brasil. É muito importante construir uma bancada comprometida com a luta. Não resta dúvidas que um detentor de mandato tem muito mais facilidade para transitar nas Casas Legislativas do que um “simples mortal”

No Município de Viseu o Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu) busca sua emancipação politico-administrativa há mais de 20 anos. É uma região que ao conseguir sua emancipação político-administrativa nasce maior do que 39 (trinta e nove) dos Municípios paraenses. Também demonstram a vontade de um dia se tornarem Novos Municípios a Região da Para Maranhão e a Região do Curupaiti.

Por essa razão precisamos construir uma bancada composta por pessoas que tenham o perfil emancipalista e empunhem verdadeiramente a bandeira da emancipação do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu). Não importa de que partido venha, o importante é que o escolhido já tenha mostrado que tem participação na luta pela emancipação do Distrito de Fernandes Belo.

Também aos pré-candidatos que depois de escolhidos em convenção procurem apoiar as candidaturas majoritárias que manifestem interesse (declarado) em apoiar a luta pela emancipação do Distrito. Um apoio verdadeiro, não apenas o apoio em discurso. Mas, apoio em palanque com compromisso...

Atualmente o Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu) conta com um eleitorado de 12.362 distribuídos em doze (12) locais de votação.

SEÇÕES ELEITORAIS NO DISTRITO DE FERNANDES BELO:

1.   Vila de Fernandes Belo: EMEF Fernandes Belo e EMEF Gentil Paulo Raiol; e EMEF José Aldo Gonçalves Cruz (4.361 eleitores)

2.    Braço Verde: EMEF João Damasceno Furtado (516)

3. Açaiteua: EMEF Reunida de Açaiteua, EMEF Themistocles Bogéa e EMEF Engenheiro Alfredo Amim (3.274)

4.    Basília: EMEF Elias da Silva Ribeiro (535)

5.    Itá-Açu: EMEF Gregório d Silva Coelho (538)

6.    São José do Piriá: EMEF Isabel Rosa dos Santos (377)

7.    Apeu Salvador: EMEF Eduardo Castro Mendes (115)

8.    Ponto-Chic – Cabeceira: EMEF Ana Maria Farias Guimarães (270)

9.    Laguinho: EMEF Waldemar de Oliveira Barros (698)

10. Santa Maria do Açaizal: EMEF Sebastião Quadros Gomes (164)

11. Centro Alegre: EMEF Lucelina Fátima dos Santos (674)

12. Firmiana: EMEF Senhor Marcelo Correa (363)

13. São Miguel: Inês Rosa Siqueira (293)

CURIOSIDADES:

1.    O pretenso Município de Fernandes Belo, com uma população aproximada de 20.000 habitantes. Se emancipado, nasce maior do que 39 dos atuais Municípios paraenses;

2.    Com um quantitativo eleitoral de 13262 eleitores, tem maios eleitores o que a população de 15 (quinze) doa atuais Municípios paraenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário