Prefeito e vice-prefeito de Viseu: Cristiano Vale e Mauro da Serra |
OPINIÃO PESSOAL: POVO E GOVERNO UNIDOS PODEM MUDAR O RUMO DA HISTÓRIA
Já tive
grandes expectativas pelo futuro de Viseu. Hoje não tenho tanta certeza assim.
Vejo um povo, assim como eu, insatisfeito com o rumo do Município. Em uma
eleição não se escolhe apenas o prefeito. Avalia-se o grau de satisfação ou
de insatisfação da sociedade com relação a administração Municipal e contra a Câmara de Vereadores. A resposta é certa: E qual foi a resposta dada pelo povo de Viseu?
Comparando o resultado da última eleição realizada em outubro de 2024, a que conclusões podemos chegar?
Nas eleições
de 2024 em Viseu tivemos a participação de 43.241 eleitores (Fonte: TRE/PA):
a) Aprovaram a reeleição do prefeito: 18.846 (44%)
b) Mostraram sua insatisfação: 17.094 (40%)
c) Abstenções: 7.301 (16%)
Analisando esse resultado podemos constatar que mais da metade do eleitorado de Viseu (56%) está insatisfeito com o governo. Mas, isso não significa o fim do mundo. Foi dado ao prefeito reeleito mais uma oportunidade para colocar Viseu no trilho. Rumo ao progresso. Pão & Circo não solucionam os problemas do povo.
Eu já tive grandes expectativas com relação ao Município de Viseu. Hoje, confesso a vocês, acredito que a tranquilidade administrativa vai continuar. Porém, não vislumbro um avanço rumo à modernização da gestão administrativa. Não espero o ordenamento dos mais variados setores da administração. E não havendo essa uma mudança de rota, tudo vai continuar acontendo do mesmo modo como vem acontecendo nos últimos 16 anos. Apenas mantendo a trnquilidade administrativa sem aumetando a expectativa de avanço.
Neste dia 1º de Janeiro de 2025, com a posse do Prefeito Cristiano Vale para seu 4º mandato e o vice-prefeito Mauro da Serra, reeleito para seu 2º mandato, e dos Vereadores da Câmara Municipal: Fena, Renan, Paulo Barros, Avelino, Professora Chagas e Sandro Limão, reeleitos (46%), Domingos Leite e Kolota, retornando a Câmara de Vereadores (15%) e Breno Guedes, Josué Cawboy, Albério, Professora Bia e Zeca de Zé Aldo (39%), que assumem seu primeiro mandato vamos dar início a um novo ciclo de espera da construção de um caminho para o futuro. Comrelaçaão à Câmara de Vereadores, o eleitorado aprovou apenas 46% de seus membros. O que esperar dos eleitos nas eleições de outubro/2024.
A expectativa é muito grande. Nos últimos anos o Município de Viseu tem vivido momentos de tranquilidade administrativa. Mesmo sob o momento de insegurança motivado pela cassação do prefeito e vice-prefeito eleitos em 2020 e a realização de eleições suplementares em 2022 o novo timoneiro conseguiu devolver a tranquilidade ao Município, alías uma tranquilidade retomada pelo atual prefeito anos atrás.
Se por um lado
é tranquilidade, por outro é de grande expectativa. As urnas deram seu recado. Tudo
está bom. Mas, não muito. Muitas coisas precisam melhorar. Se de um lado o
gestor consegue manter os compromissos com o servidor municipal em dia, de
outra banda sentimos o clamor da população por novos rumos.
A expectativa é de que a gestão municípal olhe com mais cuidado para as carências, que são muitas.
O Estado do Pará vive
a espera de um momento único: a Realização da COP30, que este ano acontecerá em
Belém, em novembro/2025. Seus reflexos se estenderão por todo o Estado, principalmente para aqueles Municípios mais próximos da capital e que tenham alguma coisa para
mostrar.
Estima-se que Belém receberá em torno de 50.000 participantes para a COP30. O Mundo Empresarial virá para o Pará não apenas para ver Belém. Vem para ver e para conhecer a Amazônia. Belém sendo a Porta de Entrada da Amazônia, caminhos se abrirão em todas as direções.
Viseu, com certeza, tem potencial para catalizar um pouco desses efeitos. Pode atrair uma grande parte desses visitantes. Tudo dependerá do trabalho que a administração municipal realizar para estimular e viabilizar a vinda desses visitantes até o nosso Município.
O potencial econômico, o potencial hídrico, os atrativos turísticos, têm tudo para entusiasmar aqueles que nos visitarem. Mas, para isso precisamos arrumar a casa.
Porém, a maior expectativa maior é pela realização de Concurso Público para preenchimento dos postos de serviço hoje ocupados por servidores temporários.
A casa é muito bonita. Porém, está desarrumada. É necessário e urgente dar um choque de organização para receber o Mundo que vem para a COP30 e abrir as portas para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário