segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

CARNALAURSO 2026: Animais do Laurso voltam às Ruas da Vila de Fernandes Belo

Carnalaurso 2026: Primeiro Esquenta do Carnaval

Neste final de semana os animais do Laurso voltam as Ruas da Vila de Fernandes Belo para o primeiro Esquenta do Carnalaurso 2026. A movimentação começou no sábado, 17/01, com os filhotes do Laurso, O Laursinho: Crianças fantasiadas de animais que percorrem as ruas centrais da Vila de Fernandes Belo.

Carnalaurso 2026: As crias do Laurso, o Laursinho

No domingo, 18/01, foi a vez dos animais adultos promoverem o Arrastão do Laurso. Até o carnaval, todos os sábados, com o Laursinho e aos domingos, haverá um esquenta que culminará com a com o desfile apoteótico que acontecerá no dia 17 de fevereiro, terça-feira gorda de carnaval. 

Animais na folia

Dessa forma, todos os domingos a comunidade será movimentada com o cortejo do Laurso, a tradição centenária da Multicultural Vila de Fernandes Belo.

Segundo a tradição, nos tempos remotos do início da tradição, os animais silvestres da fauna da região se aproximavam das ruas da Vila, atraídos pelos sons dos instrumentos (rabeca, tambores, maracas) que eram utilizados para animar a brincadeira. Alegremente, os animais participavam do cortejo que reunia a população com a fauna silvestre local. O cordão dos animais era animado por um Urso (figura imaginária do folguedo).

Essa tradição do Laurso deu origem ao Carnalaurso, manifestação cultural que antes realizado pela comunidade, hoje além da comunidade, a Secretaria Municipal de Cultura de Viseu atua no apoio a realização dessa manifestação folclórica.

A Vila de Fernandes Belo, com uma população de aproximadamente 12 mil habitantes, na semana do carnaval, tem sua população triplicada. Verdadeira multidão ocupa as Ruas da Vila de Fernandes Belo atrás do Laurso.

O Povo nas Ruas da Vila de Fernandes Belo: Este ano não vai ser diferente! 

IMAGENS DO PRIMEIRO ESQUENTA

Os meninos do Laurso
Carnalaurso 2026: Laurso na Comunidade

IMAGENS: Laursinho, acervo do autor e Laurso, Paulo (Jornal Fernandes Belo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário