sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

CRÁS/Açaiteua: O fortalecimento da Estrutura Administrativa do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu)

 

Com a equipe de trabalho do CRÁS/Açaiteua

Na manhã desta sex-feira, 23 de janeiro, estive realizando uma visita ao CRÁS/Açaiteua. Um agradável bate papo com a Coordenadora e com os servidores daquele Centro de Referência e Assistência Social-CRÁS.

Centro de Referência e Assistência Social - CRÁS/Açaiteua
Mudança na realizade socieconômica do Distrito

O CRÁS/Viseu, recém inaugurado, vem suprir uma grande necessidade dos usuários de Programas Sociais residentes no Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu). Ações inclusivas atendem a necessidade dos cidadãos moradores no Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu).

O CRÁS/Açaiteua disponibiliza os seguintes serviços:

1.    Cad Único: Programa Bolsa família

2.    PAIF: Serviço de Proteção e Atendimento Integral a família

3.    PAEFI: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos

4.    RG, Carteira de Trabalho e senha Gov – Emissão de documentos

5.    Sala do Empreendedor

6.    SCFV: Serviço de Convivência e Fortalecimento com Vínculo

O CRÁS/Açaiteua tem na sua coordenação a profissional Rayana Furtado, Pedagoga, Técnica em Enfermagem e Graduanda em Serviço Social. Na recepção o assistido é recebido pela servidora Luziane Barbosa.

Rayana Furtado: Coordenadora do CRÁS/Açaiteua

Luziane Barbosa: Recepção 

No PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral a família, fui recebido pela Assistente Social Dra. Geovanna Santana, que na oportunidade estava prestando atendimento a uma assistida. O PAIF tem como objetivo um atendimento básico a famílias em estado de vulnerabilidade social, buscando o fortalecimento dos vínculos e prevenção dos riscos que a sociedade pode causar aos membros de uma família. Identificados os riscos, os casos que necessitam de um atendimento mais específico, são encaminhados ao PAEFI

No PAIF é também onde são detectadas as necessidades dos benefícios eventuais, tais como: apoio alimentar, auxilio natalidade e auxilio funeral. Também, a emissão da carteirinha do idoso, documento necessário para os mais vulneráveis que precisam para realizar viagens, com passagens com gratuidade ou com o benefício da meia passagem, principalmente, na busca de atendimentos médicos.

Assistente Social Dra. Geovanna Santana, 
 com uma assistida

O PAEFI: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos, promove atendimento a pessoas que têm seus direitos individuais violados, como mais especificamente: vítimas de violência sexual, violência física, violência doméstica e violência psicológica. O PAEFI, realiza busca ativa (a identificação e localização da figura opressora), se necessário. O atendimento aos usuários do PAEFI é feito pela equipe do CREAS/Viseu.

Temos ainda os seguintes serviços, que funcionam como anexos: Emissão de RG, Carteira de Trabalho e senha Gov e Sala do Empreendedor. Esses dois serviços inclusivos, funcionam como anexos das unidades respectivas que funcionam na Sede do Município.

Setor de Identificação: Enilda e Mizaelli

O SCFV -   Serviço de Convivência e Fortalecimento com Vínculo funciona sob a coordenação do Pedagogo Alessandro Vieira com auxílios das Orientadoras Sociais Sara Silva, Ellen Sofia e Eliane Samara.  Esse serviço tem como objetivo o fortalecimento do vínculo familiar. O fortalecimento das famílias, a célula mãe de uma sociedade. Tem um significado e uma importância muito grande na construção de uma sociedade mais bem organizada.

SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento com Vínculo
Ellen Sofia, Eliane Samara e Sara Silva 

Operam o Cad Único, as servidoras Rute Léia e Ivana Fernandes. Esse setor do CRÁS executam importante papel no Cadastramento de pessoas com vulnerabilidade socioeconômico. No Cad Único, em média diária, são atendidas pelo menos 50 pessoas (25 pela manhã e 25 pela parte da tarde).

Cad Único: Ruth Léia e Ivana Fernandes

No Primeiro mês de funcionamento, o CRÁS/Açaiteua realizou em torno de 800 atendimentos no Cad Único e nos demais atendimentos 745 pessoas atendidas. Ações inclusivas que afetam diretamente a vida inúmeras pessoas/famílias residentes nas comunidades do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu), que antes da instalação dessa unidade do Centro de Referência e Assistência Social precisavam viajar para a sede do Município, enfrentando uma duríssima viagem até a cidade de Viseu.

O CRÁS/Açaiteua vem mudando a realidade de vida de pessoas residentes na circunscrição do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu), promovendo a inclusão social de pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

Não resta a menor sombra de dúvidas que a instalação dessa unidade do CRÁS/Açaiteua veio para promover o fortalecimento da estrutura administrativa do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu), um Distrito pronto para alcançar sua liberdade político-administrativa, sua emancipação: O sonho da comunidade.

Esse fortalecimento administrativo, sem dúvidas, deve ser creditado a gestão municipal que nos últimos anos vêm dotando o Município de equipamentos sociais capazes de permitir esse avanço.

A Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo – AMEFEB que vai continuar trabalhando na busca da continuidade do fortalecimento da Estrutura Administrativa do Distrito, à espera da aprovação de uma Lei Federal que permita o reordenamento territorial dos Estados brasileiros, aproveita para tecer elogios a gestão municipal pela excelente iniciativa em respeito aos cidadãos residente no Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu).

Nossos agradecimentos a toda equipe de servidores, desde sua coordenadora, Rayana Furtado até a senhora Lucélia Medeiros, da Copa, pela forma carinhosa e profissional como fui atendido na visita ao CRÁS/Açaiteua.

O Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu) está de parabéns pela conquista.

Que venha logo um CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e outros equipamentos sociais inclusivos, quem sabe um Conselho Tutelar!

 

Nota: Meus agradecimentos ao vereador Zeca do Zé Aldo, que cedeu veículo de sua propriedade para que eu pudesse realizar essa visita.

Imagens do acervo do autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário