quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

JAPIM – Comunidade se reúne para falar de emancipação política.


No dia 06/12 passado visitamos a Vila do Japim, no município de Viseu, região da Pará/Maranhão. Atendendo a convite de lideranças comunitárias da região estivemos conversando sobre emancipação política. Como é publico e notório Japim e Fernandes Belo estão em franco desenvolvimento no processo de emancipação político-administrativa.
Acreditamos que o povo do Curupaiti também deve participar dessa festa de cidadania. Emancipar não é socializar miséria como muitos pensam e sim dar oportunidade para essas regiões saírem do estado de abandono a que estão relegadas pela administração municipal.
Foi muito boa a participação popular considerando que a reunião foi decidida de véspera, no sábado passado, 05/12, portanto, sem tempo hábil para mobilizar a comunidade da PA/MA interessada no assunto.
Representantes do Distrito do Japim estiveram participando de uma Sessão Especial convocada pelo deputado estadual Ítalo Mácola e realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, no dia 17/09 do corrente ano, onde o tema foi a criação de novos municípios. É desejo do povo do Japim dar um novo a rumo a administração da PA/MA.
Nosso município não tem sido muito feliz com os últimos prefeitos. De forma muito precária dispensam atenção a sede do município e esquecem a zona rural, que vive em estado de completo abandono. Inexplicavelmente a ação do executivo municipal é vista pela realização de alguns pequenos serviços autorizados pelo prefeito apenas para satisfazer o ego de detentores de mandato (vereadores) que se apresentam como lideranças políticas.
Acreditamos que o detentor do mandato legislativo não é legítimo para a execução desses serviços. Aos vereadores competem outras tarefas, menos a tarefa executiva. Logo, essas ações não se revestem de caráter legal. De que forma esses recursos utilizados para a prestação desses serviços estão sendo contabilizados? Se liberados diretamente aos vereadores, e o que parece é feito dessa forma, teria esse político legitimidade para assim agir? Penso que não? Como é feita a prestação de contas desses recursos? A contabilidade da prefeitura deve revelar esse malabarismo. Vamos esperar para ver.
A julgar pelo interesse demonstrado pelos moradores do Japim o sentimento emancipalista deve tomar corpo no Estado do Pará.

Um comentário:

  1. olá bom dia tambem sou filho dessa terra apesar de não morar lá tenho muita saudade da minha terra natal, estou torcendo bastante para que a vila japim venha a se tornar cidade, é um dos maiores sonhos daquele povo sofrido e esquecido do poder publico

    ResponderExcluir