terça-feira, 9 de abril de 2013

DIA NACIONAL DE COMBATE A CORUPÇÃO: Vamos colaborar para que nosso País ganhe essa luta!

Hoje, 09/04, o Brasil acordou meio que estarrecido com a noticia da ação desenvolvida com o apoio de 150 Promotores  de Justiça e mais de 1.300 policiais espalhados por vários Estados da federação na caça ao corrutos de toda espécie. Muita gente vai dormir na cadeia.

Ação dessa natureza já se fazia necessária há muito tempo, haja vista a desfaçatez com que administradores improbos tratam os recursos públicos.

Notícias dão conta de que são problemas de toda ordem envolvendo a aplicação dos recursos que deveriam ser utilizados na satisfação de políticas públicas em benefício da população: fraudes em licitações, obras superfaturadas, desvios de recursos, são algumas das ocorrencias de malversação de recursos da fazenda pública.

Na tarde de hoje em Belém foi estourado um "laboratório de fraudes" que agia na prefeitura de Mocajuba, município paraense da região do Baixo Tocantins. Muitos funcionários do "laboratório" tiveram prisões temporárias decretadas e passarão a noite na cadeia. O prefeito e os secretários do município podem seguir o mesmo caminho.

A rigor, muitas prefeituras mantém nas capitais verdadeiras "fábricas de irreguaridades", com o funcionamento de "clinicas gerais" mantidas com a finalidade de realizar a montagem de processos licitatórios, prestações de contas, e uma série de outras iregularidades que apresentam uma finalidade comum: legitimar a comprovação da aplicação de recursos desviados dos cofres públicos.

A ação do MP em nível nacional, coloca sob alerta prefeituras de nosso Estado, haja vista que muitas dessas prefeituras. Apoiam-se na esperança de que a impunidade e/ou a morosidade da justiça lhes sirva de abrigo. Mas, a sociedade está a exigir do MP e dos orgãos repressores uma ação mais efetiva de modo a assegurar que os recursos públicos cheguem, de fato, a quem cabem de direito. E os corruptos levados ao lugar que merecem: a cadeia! A sociedade precisa colaborar com a justiça denunciando desvios de recursos que tiver conhecimento. Esse é o papel do cidadão!

No momento, quem faz a festa são as bancas de advogados especialistas em direito administrativo/penal, pois  situações como essas  aquece o mercado jurídico já que administradores corruptos procuram se cercar dos melhores para atuarem em suas defesas.

É aguardar pra ver as consequencias dessa ação do MP no combate à corrupção em nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário