terça-feira, 13 de agosto de 2013

PROFESSORA ODETE FERREIRA LANÇA LIVRO CONTANDO A HISTÓRIA DE VISEU



O MUNICÍPIO DE VISEU E SEUS ADMINISTRADORES

Obra de autoria de ODETE NOGUEIRA PEREIRA FERREIRA, lançado na última sexta feira, dia 09 de agosto de 2013. 

Dados biográficos – Natural de Viseu, cidade mais oriental do Estado do Pará. Foi professora em seu município durante 32 anos, a começar pela localidade de Santo André na Serra do Piriá, Caranã de Piquiateua e finalmente na sede do município na Escola Álvaro Adolfo, profissão que desempenhou com bastante desvelo até sua aposentadoria (1984).
(...)
Foi diretora da Escola sede Dr. Álvaro Adolfo por dois anos, período suficiente para fundar o 2º grau modular 195, com ajuda da professora Maria da Conceição, técnica da SEDUC, onde formou a primeira turma de 2º grau em 6 de maio de 1989, ao que considerou um sonho que se tornou realidade.
Hoje encontrei com o amigo Jarbas Ferreira que me contou uma grande e boa novidade. Na última sexta feira, sua mãe, a notável professora Odete Ferreira, lançou um livro que conta a história do município de Viseu e seus administradores. Organizada por Maria do Socorro Simões, a obra e resultado do XVI Encontro Internacional, I FENOPAP, E vi Campus Flutuante: Da pré história à modernidade – Navegando entre rios e a floresta em busca de origens. Evento que foi realizado de 02 a 12 de agosto de 2012. Mosqueiro, Vigia, Salinópolis, São João de Pirabas, Capanema, Bragança, Tracuateua, Viseu e Castanhal participaram desse fabuloso encontro.
A obra recebeu o apoio da Universidade Federal do Pará. Na sessão de lançamento, contou Jarbas, que o MM. Juiz da Comarca de Viseu, Dr. Lauro Alexandrino Santos, marcou presença no evento. E que apesar de convidadas, nenhuma outra autoridade do município de Viseu compareceu ao evento. A professora Odete convidou além do prefeito, os secretários e os vereadores, além de alguns amigos viseuenses.
A obra resgata um pouco da história do município do município de Viseu, amenizando dessa forma o estado de amnésia que cerca a memória de nosso povo. Afinal, se percorrermos bibliotecas do município, que por sinal não são muitas, encontramos poucos e breves relatos que permitam o conhecimento de traços culturais de nosso povo. Viseu mais parece um município sem memória, tamanho é o descaso daqueles que carregam a missão de preservar a memória cultural de nosso povo.
O livro relata traços do município de Viseu, que começam pelo seu histórico. Histórias que relatam a gênese do recanto viseuense. Prende e encanta pela forma didática com que é apresentada. Fala da formação administrativa do município, desde a sua remota origem, no ano de 1753, até dias bem recentes; conta a história da origem do nome, cuja toponímia remonta ao século VIII (Vezeu), passando pelo califado de Cordova, ainda no século VIII (Vezeum), até os nossos dias, com a denominação de Viseu; mostra aspectos demográficos, os principais acidentes geográficos; aspectos urbanos e econômicos; aspectos culturais.
A leitura da obra de autoria da professora Odete nos leva a uma verdadeira viagem no tempo. E instigante a leitura do livro. Aspectos nunca antes imaginados vem à tona com a publicação do livro. Deveria ser considerado como leitura obrigatória de todo estudante viseuense.
Relatou ainda Jarbas Ferreira, que além dos familiares da professora Odete e do MM Luiz da Comarca de Viseu, poucas pessoas com alguma ligação com Viseu compareceu ao lançamento da obra.
Os outros convidados mais ilustres, que seriam o prefeito do município Cristiano Vale e o presidente da Câmara Municipal, vereador Izaias Neto, não compareceram e nem disseram o porquê da ausência. Ausentes também estiveram as demais autoridades do município, quer representando o executivo quer o legislativo municipal. E a classe estudantil do município, bem que poderia se fazer presente ao evento, afinal acontecimentos como esse são raros na vida cultural de um município, isso quando existe qualquer tipo de preocupação com a formação de nossa juventude.
Na cerimônia o comentário entre os presentes era de que as autoridades do município de Viseu não dispensaram a menor importância para o evento, muito embora fosse de tamanha relevância e enriquecedor para a vida cultural do município, mas que não mereceu a menor atenção das autoridades municipais. Desdenhosamente eles diziam, “afinal o que significa o lançamento de uma obra desse porte para o município de Viseu: Nada! O portal Viseu (uma caricatura de informativo), o órgão informativo da família viseuense (sic) também não teve o menor respeito com a notável professora Odete Ferreira. Igualmente não se fez presente. O que faltou para marcarem presença?
Aproveitamos o espaço para parabenizar a professora Odete Ferreira por essa demonstração de compromisso com o seu município, afinal dedicar-se com afinco ao resgate da história de seu torrão natal é sem sobra de dúvidas um feito que merece os aplausos de todo o povo viseuense. Infelizmente o poder público municipal perdeu a oportunidade de estar presente ao lado de uma pessoa que demonstra efetivamente o carinho, o amor e o compromisso de revelar aos mais jovens um pouco da história de sua terra e deixa gravada para sempre nos anais culturais do município sua mais relevante contribuição.
Nossas honras a senhora professora Odete Ferreira. Parabéns!

2 comentários:

  1. Realmente é uma pena q até msmo as autoridades d nosso municipio dmostram o dscaso com a cultura da nossa gent.. Gostaria de saber onde posso encontrar a obra impressa?

    ResponderExcluir
  2. Jilvane, confesso que não sei se a obra da Professora Odete Ferreira está a venda aqui em Belém. Mas vamos entrar em contato com ela e em breve informaremos onde podes encontrar o livro. Perdão pela demora em responder, mas é que devido a esse longo recesso estava com as atividades um pouco acomodadas. Mas aguarde por informações.

    ResponderExcluir