domingo, 21 de agosto de 2016

O STF, A LEI DE FICHA LIMPA, O TSE E OS POLÍTICOS FICHA SUJA: Haja festa!


Estive lendo hoje pela manhã matérias sobre a repercussão da decisão do STF sobre a questão do uso da Lei da Ficha limpa, nas eleições para a escolha de prefeitos e vereadores. A Lei da Ficha Limpa, que o presidente do TSE, Ministro Gilmar Mendes, disse que parece ter sido escrita por um bêbado.
Essa decisão traduz um dito popular: Podemos colocar as raposas para tomar conta dos galinheiros. Ou seja, a partir desse entendimento um gestor público pode fazer o que bem entender. O que acontecerá com os recursos do Tesouro Municipal? Basta ter a câmara de vereadores em suas mãos. Coitado dos municípios!
Despreza-se o papel dos tribunais de contas, que possuem corpo técnico qualificado, em condições de analisar as contas da administração. Tanto faz se contas de governo ou contas de gestão. Mas afinal o que é isso?
Contas de governo são as contas globais dos municípios (ou estados ou união), aquelas demonstradas através de seus balanços anuais; contas de gestão, para ser um pouco mais esclarecedor, são, por exemplo, os processos licitatórios. Quando um tribunal detecta falhas nesses processos, pode mandar sustar os procedimentos. E ao realizar a análise dessas contas o tribunal pode recomendar sua rejeição e incontinenti encaminhar às câmaras municipais ou ao Ministério Público para as devidas providencias.  
Apanhados praticando esse tipo de mal feito, um gestor público poderia ser imediatamente enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Estaria assim impedido de exercer qualquer cargo público. Estaria! Porque depois dessa decisão do STF (6 x 5), um gestor público só pode ser julgado pelas câmaras legislativas.
Nos municípios é recorrente a pratica do aliciamento dos vereadores para fazerem parte da bancada do governo. Favores diversos são utilizados no “convencimento” do parlamento municipal. Tem vereador que chega ao cinismo de dizer que sem “a ajuda do prefeito” como é que ele conseguiria manter seu trabalho em suas bases. E é, muitas vezes, por causa desse desvio de função que assistimos políticos atrelados ao poder terem seus patrimônios aumentados em progressão geométrica. Isso tudo por conta desse conluio existente entre executivo e legislativo. Rezou pela cartilha do gestor máximo, tem vida longa assegurada.
Mas e o eleitor (povo)? Qual seu papel nesse processo? Aqui nós teríamos que alinhar dois tipos de eleitor. O Eleitor consciente, que sabe que todo o recurso desviado de sua finalidade só toma um caminho: O bolso do corrupto! Compram automóveis, apartamentos, fazendas... Mas tem aquele eleitor que pensa unicamente no momento. Corre atrás de um político para que pague uma conta de energia, avie uma receita, pague uma cerveja, dê um jogo de camisa pro seu time de futebol, de um milheiro de tijolo, uma panagem para entralhar um rede de pesca, enfim míseros tostões que nunca vão resolver os problemas cruciais que vivem no seu dia...
Enquanto isso sua comunidade vive problemas que parecem insolúveis: na área de saúde, com postos médicos sem médicos, sem técnicos em enfermagem, sem medicamentos; na educação, com um ensino de qualidade duvidosa (muitas localidades com grande concentração populacional sequer possuem uma escola de ensino médio regular); saneamento inexistente; estradas intrafegáveis; sem uma política voltada para a agricultura e a pecuária; sem preocupação em gerar emprego (veja a quantidade de jovens à espera de uma oportunidade); a ausência dos aparelhos de segurança do estado; sem uma política social que assegure as crianças, aos jovens e aos idosos, uma melhor garantia de futuro. Ou seja, vive uma situação de abandono total.
E ainda por cima vem a Corte Suprema do Judiciário em nosso País dar um salvo conduto para os políticos fichas sujas. É no mínimo imoral.
Os membros dos tribunais de contas do Brasil estarão a partir de hoje reunidos em Brasília para discutir essa questão, que um agravante. Se os tribunais que possuem quadros técnicos compostos de profissionais com elevado nível de conhecimento não vêm dando conta de analisar as contas dos gestores públicos, imagine a qualidade de análise que terão essas contas se tiverem de ser analisadas pelas câmaras municipais? A grande maioria dos membros dos legislativos mirins não possui formação escolar e profissional que lhes assegure essa competência. Muitos não passaram das primeiras letras. O que se pode esperar?
E quem faz a festa com isso são os maus gestores que farão tudo para eleger uma câmara de despreparados que ficará mais fácil de manipulá-los. Segundo o presidente do TCM-PA, Conselheiro Cezar Colares, hoje mais de 100 (Cem) gestores públicos readquiriram a condição de participar do processo eleitoral no Estado do Pará.
Se a Lei da Ficha Limpa foi escrita por um bêbado, qual seria o estado etílico do ministro quando chegou a essa conclusão?
Triste povo brasileiro! 

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