domingo, 4 de abril de 2021

AMIGO FERNANDO DO BANPARÁ: Luz e Paz para a sua alma

Fernando do Banpará: Um cara bacana!


No dia 19 de junho de 1978 eu assumi o posto de funcionário do Banco do Estado do Pará, instituição que servi com muito orgulho até o ano de 1983. Sempre trabalhei na Matriz do banco, na Divisão de Crédito de Crédito Rural. Naquele tempo as operações de crédito rural de todas as agencias eram analisadas pela Núcleo de análise de Projetos, chefiado pelos engenheiros agrônomos Luiz Magno Pinto Bastos e Cláudio Maués da Serra Freire. Trabalhava direto com o Luiz Bastos.

Por força de meu trabalho na agência, mantinha estreito contato com todas as agências do Estado do Pará. Foi nesse labor que conheci o Fernando.

Anos mais tarde, há cerca de quase vinte anos, aconteceu minha aproximação com a Vila de Fernandes Belo. DE Fernandes Belo a Viseu foi questão de tempo.

Quando conheci pessoalmente o Fernando, ele era Vereador em Viseu. Na primeira oportunidade que tivemos lhe falei do tempo em fomos colegas de trabalho na mesma instituição financeira. A amizade se tornou mais sólida.

Sempre que precisava resolver algum problema que envolvesse o BANPARÁ, o caminho passava pelo Fernando.

Durante o período eleitoral muito colaborou para a organização documental do PDT/Viseu, partido que me cabe a honra de presidir. Outros assuntos sempre encontravam no Fernando a presteza no atendimento de minhas necessidades em orientações bancárias.

No início deste ano, quando retornava de uma de minhas viagens a Viseu tive o prazer de sua companhia. Falamos muito sobre Viseu. Mas, principalmente ele falou do carinho pelo seu neto que residia com os pais em Belém. Era a razão de sua vida e sua alegria! Foi nossa a última conversa!

Dias atrás recebi uma mensagem via whatsapp de um ex-funcionário da agência do BANPARÁ em Viseu, do Pastor. Me contava que o Fernando estava internado no Hospital Santo Antonio, em Bragança infectado pelo Covid 19, precisando de um leito. Fui um tremendo choque!

Ainda sem entender direito a situação procurei outro amigo em Viseu, o Fábio Soares, para me dar informações sobre o estado de saúde do Fernando. Não deu tempo. O Criador já o tinha levado para seu convívio.

Essa doença é traiçoeira e letal. Ainda mais em um município como o nosso, que mesmo com todo o empenho do prefeito e de sua equipe de saúde, vivemos a carência de médicos, hospitais, leitos com UTI, insumos para intubação.

Chega-me hoje a triste notícia que ontem na Vila do Caranã de Basília e no Barreirão (Açaiteua), aconteceram festas com grande aglomeração. Hoje os campos de futebol no Seringa, Angelim e Bom Jardim estão fervilhando de gente. Tem até torcidas organizadas, segundo as informações que me chegam. E para este domingo está sendo programada uma grande festa no Giz.

São pessoas sem responsabilidade, sem espírito coletivo, pouco se importando com a saúde de nossos amigos, quase irmãos. Triste isso!

A partida de pessoas de nossa estreita amizade não serve para manter esse pessoal em casa. Não serve para fazer com que essas pessoas respeitem a dor alheia e, principalmente, preocupem-se com o coletivo.

Assistindo com muita tristeza a partida de nosso amigo Fernando BANPARÁ, o bancário, o político, o líder religioso, o amigo, como ele ficou conhecido, recolho-me e convido os amigos para um momento de reflexão: O que eu estou fazendo para preservar a saúde de pessoas queridas?

Amigo Fernando do Banpará, muita Luz e muita Paz para sua alma! 

Homenagem da prefeitura ao amigo de Viseu


Nenhum comentário:

Postar um comentário