segunda-feira, 12 de abril de 2021

COVID 19: As ações de combate ao coronavírus no município de Viseu

Policlínica Itinerante em Fernandes Belo
Parceria Prefeitura de Viseu e Governo do Estado do Pará  

Desde o início dessa pandemia do Coronavírus, o município vem atuando de forma a merecer o destaque pelas ações que são desenvolvidas pela SEMUS/Viseu.

No ano que passou as ações ganharam destaque na imprensa da capital, tão eficiente foram as ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde do município.

Unidades Básicas de Saúde foram construídas, revitalizadas e equipadas, para melhor atender os casos de contaminação pelo vírus do Covid 19. Insumos e medicamentos para o tratamento de casos de infecção foram adquiridos pela prefeitura em quantidade necessária para que a SEMUS prestasse um bom atendimento à comunidade. O reflexo dessas ações ordenadas foi o baixo índice de mortalidade no município de Viseu.

As restrições impostas por meio de Decretos Municipais foi também uma medida adotada pela administração do município para reduzir os impactos da pandemia. Nesse ponto, apesar do esforço da administração municipal, foram inúmeras as ocorrências de desobediência.

O Brasil enfrenta uma segunda onda do Coronavírus. Muitos municípios paraenses tiveram que adotar o lockdown. Viseu, não precisou recorrer a esse extremo, apesar do avanço de casos.

A administração municipal preferiu adotar outras estratégias: Intensificou as ações de prevenção, visando impedir o avanço de casos de contaminação pelo vírus letal.

Lamentavelmente perdemos algumas vidas. Mas, se medidas rígidas não fossem adotadas, o número de vítimas fatais teria sido bem maior.

Aliado a isso também é digno de realce o pronto atendimento pela SEMUS/Viseu a algumas situações pontuais. Dias atrás recebemos uma denúncia que estariam acontecendo muitos casos de contaminação na Praia de Apeú Salvador. Imediatamente o Secretário de Saúde de Viseu, Fernando Vale, enviou ao local uma equipe de profissionais de saúde para uma ação visando controlar a proliferação de casos de contaminação pelo vírus.

Ação de Saúde na Praia de Apeú Salvador

Nos dias 11 e 12 de abril, uma POLICLINICA ITINERANTE atuou na Vila Fernandes Belo, para atendimento de casos leves e moderados do COVID 19, na região do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu), preparada para realizar o atendimento de 200 casos diários. Esta ação foi realizada uma parceria do Governo do Estado do Pará com a Prefeitura Municipal de Viseu.

O quadro de saúde vigente em Viseu, mostra que o prefeito Isaias Neto e a equipe de profissionais de saúde do município têm sido incansáveis na defesa da saúde do viseuense, sempre com o total apoio do deputado federal Cristiano Vale e do vice-governador Lúcio Vale. 

O Vacinômetro de Viseu

DRIVE-THRU: Pontos de vacinação na sede do município

O povo de Viseu sendo vacinado

Profissionais de saúde vencendo barreiras 

Fique esperto: A qualquer sintoma procure atendimento médico





Um comentário:

  1. Parabéns! Muito bom seu trabalho. Voce é um grande escritor e observador das boas ações.

    ResponderExcluir