segunda-feira, 5 de abril de 2021

LEILÕES DO PRÉ-SAL: Costa Atlântica Pará/Maranhão na lista

BACIA – Estudo recente aponta a existência de grandes volumes de petróleo no litoral do Amapá, Pará e Maranhão. Mas ambientalistas reage a pesquisa contratada pelo setor provado.

A possibilidade de um “novo pré-sal” no litoral do Pará, amapá e Maranhão já abriu lima disputa entre as empresas e órgãos ambientais. Estudos recentes de pesquisadores autônomos indicou a existência de grandes volumes de petróleo na região.

A maior parte das informações sobre as oportunidades econômicas foi levantada por empresas privadas, que usam tecnologia sísmica para mapear a presença de petróleo no subsolo marítimo. Essa tecnologia consiste na emissão de ondas sonoras no mar para a detectar a existência de reservatórios.

Após quatro anos interpretando dados sísmicos de algumas empresas particulares, o geólogo Pedro Zalan chegou à conclusão de que o litoral do Pará/Maranhão é o mais promissor do País, depois do pré-sal. Estudo desenvolvido em parceria com o ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Allan Kardec e com o professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra (ESG) Ronaldo Carmona projeta a existência de 20 bilhões a 30 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) de “recursos prospectivos recuperáveis” (previstos em dados sísmicos, mas ainda sem comprovação.

Desse total, 13 bilhões de barris poderiam se transformar, de fato, em reservas descobertas, considerando um índice de sucesso de 45%, sobretudo no Maranhão. No pré-sal são 40 bilhões de barris.

PROSPECÇÃO

Grandes empresas petrolíferas estão de olho na margem equatorial já há alguns anos. Algumas chegaram a comprar concessões de áreas na Bacia do Foz do Amazonas, no litoral do amapá e Pará, mas nunca tiraram seus projetos do papel por não receberem o aval do IBAMA. Os projetos esbarram em restrições ambientais e na resistência de ONGs. Segundo o IBAMA, a atividade econômica pode comprometer a sobrevivência de recifes de corais, que se estenderiam do Pará até o Maranhão.

Fonte: NOVAS RESERVAS – Novo Pré-sal na região Norte anima empresas. Agência estado de São Paulo. O Liberal. Edição de 05.04.2021. Caderno Panorama. Seção Economia. Página 4. Belém - Pará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário