quinta-feira, 3 de junho de 2021

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO PARÁ: Distrito de Icoaraci, o maior do Brasil, contrata seu Estudo de Viabilidade Municipal

 

Dornélio Silva (IDESA), Hélio Monteiro (AMEI), Antonio Pantoja (FADDEPA), 
Cícero das Neves (MPEI) e Arlindo Borges (IHM)

        Na tarde desta quarta-feira, 02/06, na sede do Instituto Hélio Monteiro, na Travessa Soledade, bairro de Ponta Grossa, Distrito de Icoaraci, Cidade de Belém, Estado do Pará, aconteceu a assinatura do contrato entre o Movimento Pró Emancipação de Icoaraci – MPEI e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social da Amazônia – IIDESA, para a realização do Estudo de Viabilidade Municipal do Distrito de Icoaraci.

Figuram no instrumento como CONTRATANTE o Movimento Pró Emancipação de Icoaraci – MPEI, representado por seu presidente senhor Antonio José Viana e seu vice-presidente, senhor Luiz Cícero das Neves. Pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social da Amazônia - IDESA, representado pelos senhores Irani Monte Carneiro, Diretor Administrativo e Dornélio Silva, Consultor Técnico. Pela Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do Estado do Pará – FADDEPA, representado por seu presidente Antonio Pantoja e por seu Secretário Geral, Richard Rodrigues. Pela Associação do Movimento Emancipalista de Icoaraci – AMEI, representado por seu presidente Hélio Monteiro. Pelo Instituto Hélio Monteiro – IHM, representado por sua Diretora Shirley Rosana Ribeiro Pereira, e o Movimento Icoaraci Livre – MIL, representado pelo seu presidente Waldemar José Ramos Soares e por seu vice-presidente Aldo de Jesus Nascimento Moraes. 

A Confederação das Federações Emancipacionistas e Anexionistas do Brasil – CONFEAB, também esteve representada por seu presidente, senhor Antonio Pantoja e por sua Secretária Geral, Telma Reis.   

 Icoaraci é o maior Distrito brasileiro que almeja sua emancipação político administrativa. Um distrito que tem tudo para se tornar um dos novos municípios do Estado do Pará. Possui uma economia forte, apoiada na indústria, em um forte comercio, uma rede bancária com muitas agencias, escolas de ensino fundamental, médio e superior e um potencial turístico fabuloso. Mas, como todos os distritos brasileiros, tem seus problemas, por isso a luta por sua emancipação político-administrativa.  

 Devido às restrições que a crise do coronavírus vem provocando, com proibições de aglomeração e outras restrições impostas pelas organizações de saúde, a solenidade ficou restrita a poucos representantes membros das entidades que lutam pela emancipação do Distrito de Icoaraci e pela criação de município no Estado do Pará.

A consulta plebiscitária realizada em novembro do ano de 2020, envolvendo o Distrito de Moraes almeida, no Município de Itaituba, no Estado do Pará, cujo resultado já foi homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (Resolução 5673/TRE/PA), que aconteceu simultaneamente com as eleições municipais, vem dando um impulso muito forte nesse processo aqui no Estado do Pará.

 Além do Distrito de Moraes Almeida, Itaituba/PA, outro Distrito está com seu plebiscito para ser regulamentado pela Corte Eleitoral do Pará: Castelo dos Sonhos, no Município de Altamira/PA.

No dia 11/05, em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado estadual Chicão (MDB), com a deputada dra. Heloisa Guimarães (DEM), e com o deputado José Maria Tapajós (PL), foram entregues pela FADDEPA, mais 07 (sete) Estudos de Viabilidade Municipal – EVM, cuja análise está sendo processa da pela Comissão Administrativa e Assuntos Municipais – CDAEAM, presidida pela deputada Heloisa Guimarães.

Fazem parte desse grupo dos sete (07): Rio Preto dos Carajás/Marabá, Vitória da Conquista das Carajás/Novo Repartimento, Sudoeste e Taboca/ São Félix do Xingu, Monte Dourado/Almeirim, Lago Grande do Curuai/Santarém e Fernandes Belo/Viseu.

Agora é acompanhar a tramitação desses processos enquanto se aguarda a finalização dos Estudos de Viabilidade Municipal de outros Distritos.

Cícero das Neves - MPEI

Antonio Pantoja - FADDEPA

Shirley Ribeiro - IHM 
Hélio Monteiro - AMEI

Companheiros emancipalistas de Icoaraci







Nenhum comentário:

Postar um comentário