terça-feira, 25 de maio de 2021

PROGRAMA PAIXÃO PELA TERRA: Trabalhando o sistema produtivo de Viseu, Região de Curupaiti com responsabilidade.

25 de maio O Dia do Produtor Rural 

PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DO CURUPAITI, ORGANIZANDO O SISTEMA PRODUTIVO EM BUSCA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA: Trabalho, ética e cidadania, um exemplo que arrasta!

O vereador Moises Paixão, teve seu mandado assegurado pelo apoio maciço recebido dos produtores da agricultura Familiar, principalmente das famílias residentes na região do Curupaiti, no município de Viseu. Ele também agradece os votos que recebeu em outras regiões do Município.

Pensando em dar um novo formato ao sistema produtivo do Município de Viseu resolveu inovar. O ponto de partida deve projeto está acontecendo na Região do Curupaiti. Ali resolveu dar início ao Programa PAIXÃO PELA TERRA. Esse programa envolve produtores da Agricultura Familiar.

Contando com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Viseu, do Federação da Agricultura do Estado do Pará – FAEPA, do Serviço Nacional de Aprendizado Rural – SENAR, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, e da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista do Estado do Pará - FADDEPA, dá início a esse programa que busca dar uma nova roupagem para o Trabalho no Campo no Município de Viseu. O programa, apesar de estar em seu início, já começa a render frutos.

O Sisteminha da EMBRAPA, trabalha a produção em viveiro de mudas para plantio de culturas de ciclo longo, como o Cacau e o açaí e de ciclo curto, como a banana e o maracujá. Para apoiar essa atividade o vereador solicitou para um de seus parceiros, a disponibilização de 100 mil sacos para produção de mudas e 100 metros de sombrite, para utilizar no sombreamento do canteiro de mudas que está em fase de implantação.

A piscicultura também é uma seguimento a parte nesse programa. Construção de tanques para a produção de pescado em cativeiro, é também uma realidade nesse programa. 

O que mais impressiona nesse programa é a disposição, a organização e o comprometimento dos produtores da agricultura familiar, que veem nessa nova maneira de organizar o sistema produtivo da região como ferramenta para atingir a otimização da produção.

Não resta dúvidas que a forma como vem sendo conduzido o Programa PAIXÃO PELA TERRA, dentro em breve a Região do Curupaiti alcançara a meta de produzir o suficiente para atender o mercado consumidor da região e ainda provocar um excedente que poderá ser comercializado para outras regiões.

Hoje, 25 de maio, o dia em que se comemora o DIA DO TRABALHADOR RURAL, os produtores estão em atividade, a melhor forma de comemorar essa data.

No dia 1º de maio de 1.500, Pero Vaz de Caminha escreveu para o Reio de Portugal. Na Carta, um trecho da carta o Escrivão da Frota dizia assim: ".... é uma terra rica e generosa, em se plantando tudo dá!"












Imagens de um exemplo que quem acredita na força do trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário