terça-feira, 15 de março de 2022

FADDEPA/CDAEAM da ALEPA: Uma parceria que vem dando certo

 

Com a deputada estadual dra. Heloisa Guimaraes
e o líder comunitário João Cardoso do Distrito de Brejo do Meio, Marabá/Pará 

         
Nossa luta pela criação de Municípios no Estado do Pará, desde que entrei para o grupo em defesa da emancipação do Distrito de Fernandes Belo, no Município de Viseu, foi marcado pelo desempenho da FADDEPA e pela boa parceria entre o Movimento em prol da emancipação de Distritos no Pará e a Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais da ALEPA.

Ao longo desses anos vários deputados vêm se revezando à frente dessa Comissão. Com o deputado Adamor Aires, tivemos pouco contato. Naquela época os deputados mais ativos nesse processo eram os deputados João Salame e Ítalo Mácola. Essa parceria resultou na aprovação da LC 074/2010.  

Depois veio a gestão do deputado Miro Sanova. Apesar de todo seu esforço e compromisso, não conseguimos avançar muito. Estivemos realizando um intercâmbio na Assembleia Legislativa do Ceará com grande proveito. O Deputado Miro Sanova participou do I Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas, realizado no Distrito de Jurema, Município de Caucaia, Estado do Ceará e também participou do II Encontro Nacional realizado no Distrito de Mosqueiro. Município de Belém, Pará.

Deputado Miro Sanova, no I Encontro Nacional de Lideres Emancipalistas
Distrito de Jurema, Município de Caucaia/CE

No III Encontro Nacional, realizado no Distrito de Campos Lindos, Município de Cristalina, Goiás, representando nosso Estado, tivemos a presença apenas do deputado federal Hélio Leite.

Com o deputado federal Hélio Leite/PA, deputado estadual Adjuto Afonso/AM,
deputada federal Flávia Moraes/GO e vereador Diego Sorgato, de Cristalina/GO

No IV Encontro Nacional, realizado na cidade de Manaus, de 21 a 23 de abril, o então presidente da CDAEAM, deputado Estadual Hilton Aguiar, teve uma brilhante participação.

Deputado Hilton Aguiar/PA, no IV Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas
Assembleia Legislativa do Amazonas - Manaus/AM

Na gestão do deputado Márcio Miranda, vivemos a melhor fase dessa parceria. Tivemos o apoio irrestrito do presidente da ALEPA.  Foi na gestão do deputado Hilton Aguiar à frente da CDAEAM e sob a presidência do deputado Márcio Miranda na ALEPA, que verdadeiramente conseguimos destravar o processo (os documentos que comprovam esses fatos estão nos arquivos da FADDEPA).

II Encontro de Líderes Emancipalistas do Estado do Pará
Na mesa com o deputado federal Giovanni Queiroz e os deputados estaduais
Marcio Miranda e Hilton Aguiar 
Auditório João Batista - ALEPA

II Encontro de Líderes Emancipalistas do Estado do Pará
Autoridades na mesa dos trabalhos

        Vivemos a era da deputada Heloisa Guimarães. Foi na sua gestão que conseguimos fazer a primeira Consulta Plebiscitária. Eleitores do Município de Itaituba foram às urnas para manifestar sua vontade na emancipação do Distrito de Moraes Almeida, aprovado com mais de 90% dos votos válidos.

ALEPA - 11.05.2021: Com o presidente da ALEPA, deputado Francisco Mello (Chicão)
e com os deputados Dra. Heloisa Guimarães e José Mari Tapajós e lideranças distritais

E será no decorrer de seu mandato que esperamos colocar o Estado do Pará em lugar de destaque na luta pela criação de Municípios no Brasil. A parceria FADDEPA/CDAEAM tem favorecido esse processo.

Caminhamos firmes na direção de realizarmos de 10 a 15 Consultas Plebiscitárias em nosso Estado do Pará, simultaneamente com as eleições gerais de 2022.

E as pegadas que o Pará vem deixando nesse processo também têm estimulado outros Estados a desenvolver essa mesma luta: Amazonas e Bahia também trabalham seus processos de criação de Municípios.

Reunião na Assembleia Legislativa da Bahia com o presidente da ALBA, deputado 
Adolfo Menezes, deputado Osny e lideranças distritais do Estado da Bahia 

Reunião na Assembleia Legislativa do Amazonas com o deputado 
Tony Medeiros e lideranças distritais do Estado do Amazonas 

FADDEPA/Comissão Administrativa: Essa parceria precisa continuar para que a luta continue a produzir bons frutos.

 

Antonio Pantoja

Presidente da FADDEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário