terça-feira, 16 de janeiro de 2024

RECORDAR É VIVER: Carnaval do ano de 2008 em Fernandes Belo

 

Fernandes Belo: Carnaval de 2008 - Os Bicho do LAURSO

A Vila de Fernandes Belo, no Distrito de Fernandes Belo em Viseu, é o berço, ou a Toca dos animais, que nessa época do ano tomam conta das Ruas da Vila para comandar cortejo de brincantes espalhando a alegria por onde passa. O LAURSO, tradição centenária da Vila de Fernandes Belo, garante a animação nas Ruas da Vila de Fernandes Belo.  

Conheco Fernandes Belo há mais de 20 anos. Levado pela Fátima Machado. Era uma época do Carnaval. Confesso para vocês que estranhei um pouco aquelas fantasias exóticas. Eu estava acostumado com o Carnaval de Belém. Via o Rancho não posso me amofinar, o Quem são eles, Os Boêmios da Campinas. Então, aceitar aquele carnaval parecia um pouco difícil.

Mas a alegria da Turma era contagiante. Na primeira vez em Fernandes Belo fomos hospedados pelo casal Luiz/Maria Bezerra. Mas, nosso verdadeiro ponto de apoio era a casa do casal Vadinho/Maroca Silva (in memorian). Foi ali que tudo começou a acontecer. Amizades que permanecem até hoje.   

A alegria contagiante dos jovens me fez gostar de cara daquela movimentação. Foi nessa brincadeira do Laurso que comecei a solidificar meu apego a Fernandes Belo. Amizades que perduram até hoje: Vardinho/Maroca, Gugu, Luciane, Cabeça Silva, Dodoi, Etinha, Mama, Princesa, Luizy, Daiana e Daiane, filhas do Capitão e da Gel, tinha a Luciana (da farmácia), Manico, Nélio/Dani. Eram tantos outros que faziam parte do núcleo do carnaval. Gordo do Zé Aldo/Rizonete, Baixote, Sibá Raiol. Essa turma se reunia ali na casa frente da casa do Vardinho/Maroca. Tem muito mais gente. Mas vocês vão se identificar nas imagens. Deste grupo a querida e saudosa amiga Maroca Silva está lá no alto só observando a nossa brincadeira: Viva Maroca Silva! Viva Luiz Bezerra! Viva Manezinho! Viva Pedro Tambor!

Foi ali naquele ambiente que nasceram os blocos É o Bicho e o Cabeça Raxada. No primeiro ano só brincamos. No segundo ano mandamos fazer 50 (cinquenta) abadás do Bloco É o Bicho. Nos anos seguintes fomos aumentando a quantidade de abadás.

Havia dois grupos de bichos, dois Laurso. O Laurso do Ferro Velho, que era mais ligado com nosso grupo e o Laurso do Civico. Todos os domingos era uma disputa. Quem puxava o Laurso do Civico era o Surrilha. O Laurso do Ferro Velho puxava os blocos O bloco É o Bicho e o Cabeça Raxada, que comandavam a alegria pelas Ruas da Vila de Fernandes Belo puxados por um  caminhão-trio. DJ Patinha comandava a animação. Algum tempo depois conseguimos unir os dois Laurso em uma só programação, como contece até hoje. O Sucesso dessa manifestação foi tão grande que chegamos a levar o Laurso para participar do Projeto Bumbarqueira, promovido pelo CENTUR, em Belém. Um verdadeiro sucesso, muito elogiado pela imprensa de Belém. Lembro que os cinegrafistas do SBT/Belém acompanharam o desfile do Laurso desde a concentração na Praça Amazonas até o Portal da Amazônia, onde aconteceu a apoteóse do desfile.   

Conseguimos organizar o Carnaval que começou a despontar como um dos mais animados da Região do Salgado. Atraia gente de todos os lugares. O evento se consolidou. Hoje assume os ares de maior evento carnavalesco da região. 

No Ano de 2008, há 16 anos atras, foi quando aconteceu o maior evento que conseguimos produzir. Quase sem nenhum apoio. Um caminhão que transformamos em um Trio Elétrico. A aparelhagem tocava quase de graça. O DJ Patinha comandando a animação nas ruas. Junto com o DJ Patinha tinha o DJ Renato. Mais tarde o DJ Wal se integrava ao Grupo. As Rainhas do Carnaval do Laurso desfilando no alto docaminhão-trio como destaque carnavalesco. Naquele ano realizamos um de nossos maiores eventos carnavalescos. Só abadá, conseguimos distribuir um milheiro (1.000). Foi um evento carnavalesco que ficou na memória de muita gente.

Eu estava lá, no meio da folia

Antes realizávamos o carnaval sem nenhum apoio institucional. O Sucesso foi tanto que hoje quem ajuda a promover o Carnaval de Fernandes Belo é a prefeitura de Viseu, através da Secretaria de Cultura do Município. Podemos dizer que o Laurso é a maior atração carnavalesca da Região. Mas o LAURSO é uma identidade cutural da Vila de Fernandes Belo. Esse sentimento de pertencimento deve ser estimulado em todos os moradores de nosso Distrito. 

Alegria, alegria, vamos fazer o nosso carnaval de Paz!

VILA DE FERNANDES BELO:  IMAGENS DO CARNALAURSO 2008

Minha homenagem a Maroca Silva 


O Bloco Cabeça Raxada

As Rainhas do Carnalaurso

O Bloco Cabeça Raxada na avenida

As meninas do Laurso

Essa turma ajudava a segurar a brincadeira

Um cordão sem fim: Era o Laurso na Avenida


As Gatinhas do Laurso

As Feras do Laurso

Este folião não perdia um carnaval

OBoi 

Não sei quem são esses dois
Parece que não gostam mais de carnaval

Casal Simpatia: Meus compadres Nélio/Dani

Baixote; O Samba no pé

Sergio Silva e Wellington

A Vovó Martinha do Laurso



Nenhum comentário:

Postar um comentário