terça-feira, 20 de agosto de 2024

ELEIÇÕES 2024 EM VISEU: A seletiva de partidos e candidatos para concorrer às eleições de outubro 2024

Orgulho de ser PRD/Viseu

O ano de 2023 foi de intensas movimentações em prol da emancipação de Distritos no Brasil. Criar a Frente Parlamentar Mista em apoio à Emancipação de Distritos no Brasil, não foi uma tarefa fácil. Realizar um Fórum Nacional de Debates em prol da Emancipação de Distritos no contexto do Municipalismo Republicano, no início de 2024, foi outra árdua missão. Ambas realizadas com sucesso. 

Para criar a Frente Parlamentar Mista fiquei em Brasília do março a agosto/2023. Foram cinco meses de intenso trabalho para conseguir o numero mínimo de apoios para a criação da Frente Parlamentar. Por termos idealizado em Frente Parlamentar Mista precisaríamos de, no mínimo, 198 assinaturas de deputados federais e pelo menos um Senador.

Nesses meses em que estive em Brasília  realizei alguns cursos na Associação Brasileira de Câmaras Municipais - ABRACAM.

Reuni com deputados da vários Estados Brasileiros, buscando o maior número de apoiadores para nossa luta. No dia 16/08 conseguimos atingir o numero mínimo de parlamentares para criar a Frente Parlamentar Mista: 199 deputados federais e seis Senadores. No dia 30/08 a Frente Parlamentar Mista foi instalada. 

O deputado federal Celso Sabino, UNIÃO BRASIL/PA, foi o parlamentar com quem mais tive encontros. Eu estava deixando a legenda do PDT/PA. Em nossos encontros manifestei interesse em me filiar ao seu partido. Depois que assumiu o Ministério do Turismo conversamos sobre possíveis ações do Ministério em prol do Município de Viseu.

Os amigos sabem que sempre fui um dos maiores propagadores do potencial turístico do Município. Estava tudo planejado. Eu me filiaria ao partido UNIÃO BRASIL/Viseu, concorreria às eleições Municipais e colocaria em prática tudo o que aprendi com relação a ações políticas de desenvolvimento para o Município.

O Coordenador político do UNIÃO BRASIL no Pará me informou que o partido estava sob o comando do Cristiano Vale. Como considerava um amigo não via nenhuma dificuldade. Procurei o presidente do partido em Viseu, O Marco Antonio (da farmácia). De inicio manifestou satisfação em contar comigo nas fileiras do partido. Mas, como sempre tem um mas, teria que ouvir o “Chefe”.  Dias depois me ligou dizendo que o “Chefe” não me aceitava no partido.

Todos sabem de meu envolvimento na luta pela emancipação de Distintos no Brasil. Entrei nessa luta defendendo a emancipação do Distrito de Fernandes Belo (II Distrito de Viseu). O trabalho me levou a assumir a presidência da Federação Emancipalista do Pará (FADDEPA). Com um trabalho reconhecido nacionalmente foi escolhido para assumir a presidência da Confederação Nacional (CONFEAB), recentemente reconduzido para mais quatro anos de mandato.

Era meu propósito disputar as eleições em outubro de 2024. Aceitei o convite do ex-deputado estadual Marcio Miranda, o deputado paraense que mais apoiou o Movimento emancipalista no Pará. Dessa forma assumi a presidência do PRD/Viseu.

Desde o ingresso do Cristiano Vale na política viseuense estive ao seu lado. Na minha juventude, tive a honra de ter como gerente em uma agência do Banco do Brasil, seu pai, Anivaldo Vale. Eu fazia parte de seu grupo moralizador do BB. Minha convivência com o amigo Anivaldo Vale não se restringia ao ambiente de trabalho. Fui amigo da família. Vi meninos o Cristiano, o Lúcio e Leonardo. Dona Ana Dutra sua genitora também era muito amiga. Foram anos de leal companheirismo. Essa amizade se rompeu sem que eu soubesse a razão.

Porém, essa convivência deixou uma marca. A turma da oposição sempre me viu como aliado do prefeito. Mas essa amizade já tinha ido para o brejo há muito tempo.

Os partidos se reuniram eu duas correntes: Uma liderada pelo atual prefeito e a outra liderada pela eterna adversária, está, saindo de uma condenação de oito anos sem seus direitos políticos.

Chegamos a cogitar a lançar uma terceira candidatura. Essa candidatura contava com cinco partidos, três já declarados coligados com as outras chapas. Cogitou-se a intervenção nesses partidos, com o que não concordei. A ideia foi abortada. Ficamos apenas dois partidos fora daquelas duas coligações.

O PRD/Viseu programou sua Convenção Municipal para a Câmara de Vereadores do Município. O PODEMOS se juntou ao PRD na Convenção Municipal.

A verdadeira Festa da Democracia seria aqui!


A CONFEAB, entidade nacional que tenho a honra de presidir, vive um momento tumultuado trabalhando a realização de Consultas Populares que segundo o art. 14, § 12, da Constituição Federal (redação dada pela EC 111/2024 e Resolução 23.736/2024, poderão acontecer simultaneamente com as eleições municipais de outubro/2024, nos últimos meses tive agendas por todo o Brasil.

Enquanto isso a direção do PODEMOS trabalhava para fechar aliança. Às vésperas das eleições eu conversei com o representante da oposição, Ibram Novais, que se comprometeu a ir a nossa convenção. Os representantes do PODEMOS estiveram com o atual prefeito que também se comprometeu a estar na abertura de nossa convenção. Pairava no ar a celebração de um compromisso visando nossa participação na Coligação.

No dia 04/08, conforme convocação, realizamos a Convenção. O prefeito Cristiano não compareceu à Câmara Municipal. E sequer teve a delicadeza de ao menos mandar um representante.

Terminada nossa Convenção Municipal os representantes do PODEMOS foram até a o Ginásio onde se realizava a “Festa da Democracia”. Tiveram o dissabor de ter alguns de seus candidatos vetados pelo “Chefe”.

O PRD/Viseu não conseguiu formar uma chapa, por mínima que fosse para concorrer às eleições de outubro por falta de candidatas do gênero feminino. Porém, depois, as verdadeiras razões foram expostas e percebemos que são outras e vão além da falta de candidatas do gênero feminino. Nossos possíveis candidatos, de certa forma, foram "convencidos" a não colocar seus nomes para concorrer às eleições. Ameaças veladas fizeram com que eles desistissem.

Assim é a política de Viseu: Ou se une ao poder ou sofre as consequências.

Acorda Viseu!

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário