terça-feira, 28 de junho de 2011

DEZ PARAENSES ENTRE OS CINQÜENTA MAIS POBRES

Estudo da FGV aponta crescimento da classe C no Estado, mas reforça desigualdades.

Estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela a triste situação do Estado do Pará. Dez município paraenses estão entre os cinqüenta mais pobres do pais.
A FGV relaciona os município com menores proporções de população nas classes ABC:
Porto de Moz – 17,09%
Viseu – 16,97%
Afuá – 16,33%
Augusto Correa – 16,17%
Chaves – 16,10%
Limoeiro do Ajuru – 15,91%
Santa Cruz do Arari – 15,11%
Bagre – 13,87
Cachoeira do Piriá – 12,44%
Melgaço – 12,41

O estudo reflete uma realidade difícil de compreender. Desses dez município, um município, Porto de Móz, fica localizado na região Mesorregião do Baixo Amazonas; três  municípios, Viseu, Augusto Correa e Cachoeira do Piriá, localizados na Mesorregião Nordeste; e os seis outros municípios, Chaves, Limoeiro do Ajuru, Santa Cruz do Arari, Bagre e Melgaço,  estão situados na Meserregião do Marajó.

A informação revela que o Marajó destaca-se como sendo a região mais pobre de nosso estado.
Surpreende, também, a informação de que o município e Viseu ocupar relevante posição no mapa da pobreza do Estado do Pará. O município detentor de um potencial econômico da maior relevância surpreende pela posição no cenário econômico do país. Estar entre as cinqüenta cidades mais pobres dentre os mais de 5.000 municípios brasileiro, é o legado deixado pelas ultimas administrações. Não vemos na atual administração sinais de que esse quadro deve apresentar alguma mudança nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário