quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Petrobras analisa petróleo e gás encontrados no Pará


POTENCIAL: Avaliação técnica vai confirmar se a exploração do poço tem viabilidade
BRASÍLIA
Thiago Vilarins
Da sucursal

A Petrobrás concluiu no início do mês a perfuração do poço de nominado Hárpia (1-BRSA-903-PAS), localizado em águas profundas do bloco BM-PAMA-3, na bacia do Pará-Maranhão, a 222 km do município parae3nse de Viseu. Segundo a agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), foram encontrados indícios de petróleo no e gás no poço à profundidade de 2.061 metros. A descoberta foi notificada em junho, seus meses após o início da operação.
          
           Com o fim da exploração a empresa entra agora na fase de análise da descoberta, para saber se os produtos têm condições de serem desenvolvidos comercialmente. De acordo com a assessoria de imprensa da ANP, só a partir dessa análise, será possível avaliar o impacto que o petróleo e o gás encontrados no litoral paraense vão representar para a economia do Estado. Dados da Petrobras avaliam um investimento de 90 milhões nessa campanha exploratória.

O bloco onde a Petrobrás encontrou indícios de petróleo foi explorado em parceria com a empresa chinesa Sinopec. A atividade de perfuração envolveu diretamente 254 pessoas, das quais aproximadamente 204 pessoas embarcaram na sonda ou nos quatro barcos de apoio. Outras 50 pessoas ficaram na Base de Tapanã (em Icoaraci, Belém) em terra, administrando materiais e logística. A sonda semissubermerssível SS-75 – Ocean Courage tem capacidade para perfurar 3.000 metros de lâmina d’água e profundidade de 12.000 metros.

No bloco BM-PAMA-3, que foi arrematado pela Petrobrás na terceira rodada de licitações, em 2001, o poço onde foi encontrado petróleo, teve profundidade de 5.880 metros. A Petrobras é concessionária de diversos blocos na Bacia da Pará-Maranhão, a maioria em parceira com outras empresas. É operadora em todos: o bloco BM-PAMA-3 (que teve descoberta notificada à ANP em 08/06/2011) – Petrobrás 80% e Sinopec 20%.

A empresa não deu muitas informações, conforme ela, por “motivos estratégicos”, mas destacou que cumpriu todas as exigências do IBAMA no Relatório de Controle Ambiental (RCA) que lhe garantiu Licença Prévia de Perfuração.

 Fonte: O LIBERAL, Caderno Poder, Seção Dinheiro, pag. 2, edição 12 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário