terça-feira, 15 de outubro de 2013

O FUTURO DE VISEU



Sinceramente confesso que não entendemos uma coisa. Viseu é um município detentor de um dos maiores potenciais econômicos, mas paradoxalmente não oferece nenhum horizonte para seus filhos, principalmente para sua juventude, no que tange a mercado de trabalho.
PESCA
Nosso município possui um dos maiores bancos de pesca do planeta. Peixe, camarão e mariscos é um produto abundante em nossa região, entretanto se verificarmos as estatísticas vamos aparecer em forma de um “traço”, o que significa que não produzimos nada.
Temos uma colônia de pescadores com um incontável numero de associados, tanto na sede do município como nas capatazias, mas o que essa organização faz pela classe? Não temos um entreposto de pesca, por falta de infraestrutura física, o que provoca o deslocamento de nossos barcos de pesca para comercializarem o pescado em outros centros, como Carutapera (MA), Bragança (PA), ou até mesmo em Belém.
O pescado tem um forte componente gerador de emprego e renda. A venda do camarão in natura, deixa muito pouco para os pescadores. Quem ganha com isso é o atravessador, que compra a produção por um preço irrisório.
Os dirigentes da Colônia de Pescadores poderiam pensar no beneficiamento desse pescado, ainda que de forma primária. Conseguiriam com isso um melhor preço de venda, o que resultaria numa elevação do nível de renda das famílias envolvidas no sistema produtivo pesqueiro. A conseqüência imediata disse seria a geração de mais empregos, melhor nível de renda e conseqüentemente melhoria na qualidade de vida da categoria.
Infelizmente, hoje, as colônias de pescadores têm um único foco: O seguro defeso, que garante o pagamento de um salário ao pescador ou marisqueiro durante o período da entressafra.

AGRICULTURA
Houve uma época em que o município de Viseu se destacava na produção de arroz, com relevo para a produção oriunda da região do Piriá. Hoje nem se tem mais notícia disso; Outros produtos agrícolas como feijão, milho, mandioca, parece que sumiram de Viseu. A produção não atende nem o nível de subsistência.

PECUÁRIA
Apesar de ser um dos maiores municípios do Estado do Pará, nosso município também pouco aparece nas estatísticas do setor agropecuário paraense. A falta de uma política voltada para a exploração racional das imensas áreas de pastagens, o que permitiria que Viseu ocupasse um lugar de destaque no cenário produtivo agropecuário. Imensas áreas improdutivas que, demonstra uma concentração fundiária na mão de poucos, faz com que essas grandes propriedades não cumpram com o papel social da terra.

TURISMO
Olhando o inventário turístico do município de Viseu, desatualizado que está é verdade, vislumbramos um potencial de expressivo valor. Nossos atrativos turísticos, praias, serras, cavernas, corredeiras, revelam-se um produto de primeira grandeza. Entretanto, a falta de políticas voltadas para o setor faz com que continuemos como mero possuidores de atrativos inexplorados.
Na região nordeste, em Cabedelo, na Paraíba, diariamente, quando o sol se põe, o Bolero ecoa na Praia do Jacaré e as atenções se voltam para Jurandy do Sax. Ouvi-lo é inesquecível.  Ver o pôr do sol na Praia de Jacaré, ao som do Bolero de Ravel é algo extasiante!.
Pontualmente as 18 horas, todos os dias, chova ou faça sol, Jurandy do Sax aparece em uma pequena canoa, em seu saxofone tocando o Bolero de Ravel. Para apreciá-lo os inúmeros restaurantes  encontram-se lotados de turistas que vêm para apreciar um espetáculo que dura pouco mais de uma hora. Mas nos momentos que antecedem esse evento o comércio fatura.. . e muito. É o turismo produzindo emprego, renda e melhor qualidade de vida para povo.
A nossa orla da Cidade de Viseu num comparativo com a orla da Praia do Jacaré, que nem parece praia, parece mais um rio, ganha de mil a zero. Entretanto a visão empresarial dos viseuenses não consegue enxergar isso. Preferem deixar que nossos jovens amarrem seu futuro em um emprego público, muitas vezes conseguidos a troca de muita bajulação de um vereador.
O empreendedorismo dos paraibanos consegue enxergar o que nós não conseguimos ver.  Temos um excelente potencial, mas não sabemos aproveitar.

PETRÓLEO
Mas o que deve se tornar um diferencial para nosso município, é a exploração de petróleo na região do pré-sal, na costa atlântica Pará/Maranhão. As pesquisas estão em um estágio bem adiantado. No final do mês de setembro terminou o prazo para as empresas se habilitarem para participar dos leilões que a Petrobras vai realizar. Os vencedores terão um prazo de cinco anos para começarem os trabalhos nas áreas arrematadas.
O ideal seria a implantação de cursos semi-profissionalizantes em nosso município visando com isso capacitar nossa juventude para poder se habilitar a ocupar os incontáveis postos de trabalho que serão gerados a partir da implantação de empresas que vem atuar na exploração do petróleo, assim como de empresas que vêm fazer parte do grande negócio que está em vias de ser implantado na região.
Ao invés disso temos de assistir a partida de grande número de jovens que seguem em busca de novos horizontes, quando no nosso entendimento, o eldorado, o mitológico sonho de muitos de nossos antepassados,pode estar bem aqui perto de nós, ,as para que nós possamos fazer parte dessa história temos de estar preparados, ou seja qualificados.
O que esperar de nossos vereadores, incapazes de propor medidas que venham de encontro a necessidade desses jovens?
O que esperar de nossa administração municipal que não volta os olhos para essa juventude, procurando qualificá-los para poder entrar no mercado de trabalho com um mínimo de qualificação?
O que esperar para o futuro de Viseu, se hoje assistimos a partida de parte de nosso futuro, que segue em busca daquilo que nosso município não consegue oferecer para eles?
A partida desses noventa jovens pode ser encarada como o princípio do fim de um sonho que muito bem pode ser evitado, bastando apenas que nossos políticos comecem a desempenhar o papel que a sociedade espera deles. Mas, como dissemos, o que esperar de um grupo que até hoje não tomou consciência de seu verdadeiro papel social? Um grupo que não sabe nem o que está fazendo ao ocupar o cargo de vereador de um município?
É bom que se repita: Com esses noventa jovens pode também estar partindo o futuro de Viseu.

Hoje, antes de dormir, vamos refletir um pouco sobre isso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário